Você já parou para pensar sobre os perfis de hóspedes que costumam fechar reservas nos seus imóveis e, também, quais são os perfis de público que você gostaria de atingir? Ter isso em mente é essencial para traçar as melhores estratégias e direcioná-las ao público que o seu negócio quer atingir. Se você ainda não tem essa resposta de forma clara, vamos mostrar aqui sete perfis comuns de viajantes de aluguel de temporada e como atraí-los.
Mas, antes de apresentar os perfis de hóspedes, aqui está uma dica de pesquisa bem interessante para acessar: o Brasil que voa. Ela foi feita pela Secretaria de Ação de Civil em conjunto com a Empresa de Planejamento e Logística, com o intuito de identificar os perfis dos viajantes brasileiros que passaram pelos aeroportos do Brasil.
No total foram entrevistados 150 mil homens e mulheres em 65 aeroportos do país, com o intuito de identificar o perfil dos passageiros.A partir das entrevistas, foi possível identificar que quase metade dos passageiros de viagens aéreas domésticas atendem a essas características:
- homens entre 31 e 45 anos;
- compram a passagem com menos de um mês de antecedência;
- ganham entre 5 e 10 salários mínimos;
- viajam a trabalho ou estudo.
Agora, conheça os perfis de hóspedes mais comuns no aluguel de temporada e aproveite para anotar quais deles você ainda não atinge, mas tem potencial para conquistar.
1) Famílias com crianças pequenas
Os pais que viajam com crianças pequenas procuram duas coisas: não ter incômodo algum e desfrutar do máximo de segurança possível, afinal, as crianças são imprevisíveis quando estão fora de casa. Antes de escolher onde se hospedar, os pais costumam fazer uma rigorosa pesquisa, levando em consideração também as comodidades disponíveis e que podem facilitar o dia a dia em outra cidade.
Dicas para atrair este público:
- disponibilize bebê conforto para usar no carro, carrinho para passear com o bebê e berço;
- se houver escadas no imóvel, instale portões que evitem acidentes;
- se houver piscina, é essencial instalar também uma proteção;
- informe sobre todos os atrativos que podem ser interessantes para a família e o quanto eles ficam próximos ao imóvel;
- ofereça serviços extras, como compras no supermercado e serviço de chef de cozinha.
2) Pessoas que viajam a negócios
Tem sido cada vez mais comum encontrar pessoas que viajam a negócios interessadas em se hospedar em imóveis de aluguel de temporada. Existem dois bons motivos para isso:
- muitas vezes é uma alternativa economicamente mais vantajosa do que um hotel;
- preferem um lugar mais espaçoso e confortável para relaxar do que um quarto de hotel.
Dicas para atrair este público:
- tenha um espaço destinado para trabalhar, com mesa, cadeira e iluminação adequada;
- informe sobre a localização em relação aos lugares mais visados por quem viaja a negócio (aeroporto e centros comerciais);
- ofereça internet de boa qualidade;
- disponibilize artigos extras, como produtos de higiene.
3) Mochileiros
Esse público, bastante adepto aos hostels, tem visto no aluguel de temporada uma oportunidade de se hospedar em um lugar melhor, economicamente mais viável que um hotel e mais confortável e privativo do que um hostel. No fim das contas, eles buscam imóveis de temporada que apresentam um bom custo x benefício.
Dicas para atrair este público:
- tenha preços atrativos;
- disponibilize artigos extras, como produtos de higiene;
- ofereça um kit boas-vindas com mantimentos essenciais (suco, biscoitos, pão e manteiga).
4) Grandes grupos
Tem famílias que não abrem mão de reunir o maior número possível de pessoas e colocar o pé na estrada. Isso acontece também com grupos de amigos que gostam de programar viagens para reunir a turma em um lugar diferente. Em ambas as situações, o espaço que o imóvel de temporada possui é fator decisivo.
As pessoas querem viver a experiência de estar em um lugar mais privativo e econômico que um hotel, mas sem ter a sensação de estar esbarrando um no outro a todo momento.
Dicas para atrair este público:
- informe sobre o número de pessoas que o imóvel acomoda;
- certifique-se de que há camas suficientes;
- disponibilize sofá-cama e colchões infláveis;
- forneça informações sobre estacionamento (quantas vagas estão disponíveis e se há estacionamento privativo por perto);
- tenha utensílios de cozinha suficientes para o número de pessoas anunciado.
5) Casais
Os casais buscam no aluguel de temporada um lugar privativo, confortável, limpo e totalmente seguro. Eles costumam ver como a oportunidade de sair da rotina, mas permanecer tendo todo o conforto que uma casa oferece.
Além disso, é bem comum que as viagens em casal sejam para celebrar algo – como aniversário de relacionamento e lua de mel – por isso a importância de contribuir para que a viagem saia ainda melhor do que o planejado.
Dicas para atrair este público:
- tenha um sofá aconchegante na sala de estar;
- instale uma rede na varanda;
- se tiver espaço suficiente na varanda, coloque uma mesinha para facilitar o café da manhã ao ar livre;
disponibilize duas bicicletas para fazer passeios; - prepare um mimo romântico para recebê-los (espumante e morangos, por exemplo).
6) Pessoas com pets
Muitas pessoas não abrem mão de viajar com seus pets, seja pelo fato de não ter onde deixá-los ou mesmo porque gostam de tê-los sempre por perto. Ainda é bem comum ver anúncios de imóveis informando que não aceitam animais. Se você aceita, saiba que esse é um grande diferencial.
Dicas para atrair este público:
- deixe bem especificado que você aceita pets;
- disponibilize acessórios (cama para pet, vasilhas para alimentação, coleira e kit passeio).
7) Perfis de hóspedes que buscam imóveis de luxo
Os imóveis de luxo são visados por muitos viajantes que querem viver experiências incríveis, com o máximo de conforto possível enquanto estão fora de casa. Esse é um desejo de quem já mora em uma residência de luxo e quer manter o padrão, mas também de pessoas que veem a viagem como uma oportunidade para se instalar por alguns dias em um imóvel maravilhoso que não faz parte da sua rotina.
Dicas para atrair este público:
- informe sobre todas as comodidades que o local possui (piscina, jacuzzi, sauna, quadras de esporte, etc.);
- deixe bem evidente o tamanho do imóvel;
- reforce as vantagens da localização;
- invista em fotos incríveis, que condizem com o padrão do imóvel;
- forneça utensílios domésticos e decoração impecável;
- ofereça serviços extras como: motorista particular, cozinheiro, faxina diária, passeios guiados.
E então, você fazia ideia de todos esses perfis de hóspedes? Agora é o momento de usar essa gama de informações a favor do seu negócio. Analise os viajantes que fecham reservas nos seus imóveis para identificar com qual perfil eles melhor se encaixam. Depois disso, se você perceber que tem outros perfis de hóspedes que te interessam, veja como pode adaptar seu imóvel para atraí-los também.
Com todas essas informações estratégicas em mãos, fica mais fácil planejar ações online para atrair cada grupo de viajantes. No post Marketing para Aluguel de Temporada: como conseguir mais reservas online separamos várias dicas, aproveite para ler.