Como promover os seus imóveis com vídeos para aluguel de temporada?

Você é daquelas pessoas que acreditam que uma imagem vale mais do que mil palavras? Se sim, podemos apostar que investe nas fotos dos seus imóveis para alugar. Mas já pensou em fazer vídeos para aluguel de temporada? Por meio dele, é possível transmitir aos futuros hóspedes como será a experiência em sua propriedade, além de explorar aspectos que a descrição ou as imagens estáticas não dão conta. 

Esse tipo de conteúdo vem sendo cada vez mais utilizado no mercado imobiliário para divulgação das acomodações. Afinal, trata-se de um reflexo da forma com que as pessoas consomem informações atualmente. 

Uma pesquisa realizada pelo Hubspot em 2018 comprovou a tendência: 72% das pessoas ouvidas disseram que preferem assistir um vídeo para aprender sobre um produto ou serviço. Um percentual ainda maior, de 92% dos entrevistados que assistem vídeos pelo celular ou tablet, disse que costuma compartilhar o material nas comunidades em que participam. 

Um vídeo para aluguel de temporada pode ter um impacto ainda maior quando comparado em outros segmentos, já que as imagens são determinantes para fechar ou não uma reserva. A Rio Spot Homes, por exemplo, é uma empresa do segmento que já aposta nesse formato de conteúdo para anunciar as propriedades. Em cada anúncio, é disponibilizado um vídeo com um overview da casa ou do apartamento em questão. 

A fim de inspirá-lo, destacamos abaixo 9 dicas para você começar a produzir vídeos para aluguel de temporada. Veja: 

1. Use o seu celular ou uma câmera

Você pode começar fazendo vídeos para aluguel de temporada por meio do seu celular. Não se esqueça, no entanto, de filmar com o aparelho na horizontal. Assim, é possível ampliar a imagem e ter uma dimensão maior dos espaços. 

Conforme avançar na prática, é possível pensar em investir em uma câmera profissional. Outra possibilidade é contratar uma equipe especializada em vídeo marketing, ainda que isso exija um orçamento maior. Esta pesquisa de 2017 destaca que 76% das empresas que usam esse tipo de estratégia audiovisual tiveram aumento de tráfego orgânico. 

2. Faça um tour pela propriedade

Com o equipamento em mãos, dedique-se a fazer um passeio pela casa ou apartamento que serão exibidos no vídeo para aluguel por temporada. Comece pela entrada e avance até percorrer todos os cômodos sequencialmente, inclusive para transmitir a dimensão do imóvel, que nem sempre fica clara somente pelas fotos. Não se esqueça de eventuais áreas externas, como uma piscina ou o salão de festas do condomínio. 

Faça os takes como se estivesse entrando pela primeira vez no seu imóvel. O truque aqui é pensar com a cabeça do seu cliente e, consequentemente, tentar reproduzir os primeiros passos dele na acomodação. 

3. Privilegie vídeos curtos

Com tantas distrações existentes na internet, você vai precisar chamar a atenção com o seu vídeo logo de cara. Portanto, seja objetivo. Lembre-se que esse material é complementar às fotos, à descrição do anúncio, às redes sociais e ao seu site próprio para aluguel de temporada

Filme tudo o que acredita que deve haver no conteúdo, mas no momento de editar tente não ultrapasse os três minutos. Experimente marcar um tempo de em média cinco segundos para cada cômodo. 

4. Enfatize o que gera valor

Quando usados em anúncios, videos para aluguel de temporada são ferramentas excelentes para evidenciar o que as propriedades têm de melhor. Isso serve para uma área específica, como uma varanda ampla com churrasqueira e vista para o mar, mas também para amenities e demais serviços que você possa oferecer em suas propriedades. 

vídeos para aluguel de temporada

5. Use aplicativos de edição ou contrate alguém

Editar vídeos não é uma tarefa simples, mas, se você for preciso nos takes, terá apenas de realizar alguns pequenos cortes. Para isso, existem aplicativos focados em edição, inclusive no celular, que podem ajudar. Veja esta lista com 21 sugestões de ferramentas

Porém, se tiver dificuldades, pense em contratar algum profissional. Lembre-se que será um investimento com possibilidades elevadas de retorno. 

6. Invista em uma trilha sonora

No lugar de uma narração, use uma trilha sonora no seu vídeo para aluguel de temporada. Se precisar esclarecer algo, utilize legendas. 

Opte por uma música que combine com o espaço, a localidade e o seu negócio como um todo. Confira esses sites com canções royalty-free, ou seja, que não precisam ser pagas para serem usadas. 

Você não precisa usar música em todo o vídeo. O barulho do mar que pode chegar na sua propriedade ou até o canto dos pássaros são excelentes trilhas sonoras, que ainda passam a ideia do quão relaxante é hospedar-se na sua casa. 

7. Armazene no YouTube

Quando o material estiver pronto, faça o upload para o YouTube, que é a plataforma mais acessada para esse tipo de conteúdo. O ideal é armazenar o vídeo para aluguel de temporada em uma conta da sua empresa, e não na sua pessoal. Depois, pegue o código “embed” em “compartilhar” e incorpore o vídeo aos anúncios. 

Na descrição e no título do vídeo, inclua informações sobre o imóvel e a sua empresa, além do link para o anúncio no seu site. Veja este exemplo da Rio Spot Homes: vídeo e anúncio com vídeo

Utilize as palavras-chave que o seu público-alvo costuma usar para procurar imóveis com o perfil dos seus, como “apartamento com vista para o mar Copacabana”. Assim, o YouTube pode tornar-se mais um canal de venda para as suas propriedades de temporada, desde que haja o direcionamento para a sua empresa para finalização da reserva. 

8. Pense em fazer um vídeo curto de todo o seu portfólio

O ideal é que você produza um vídeo de aluguel por temporada para cada imóvel que administrar, além de disponibilizá-lo nos respectivos anúncios. Contudo, pode ser uma estratégia bastante interessante produzir um vídeo curto com as principais imagens de todos os seus imóveis. Este conteúdo pode ficar hospedado na sua homepage, de modo a resumir o seu portfólio para os visitantes. 

9. Vá além e produza vídeos turísticos

Caso você goste da experiência de produzir vídeos sobre os seus imóveis, avalie a possibilidade de ir além. Já pensou em editar materiais focados na seu bairro ou cidade? 

Afinal, os turistas também buscam por atrações, restaurantes ou shoppings. Nessa pesquisa, podem encontrar o seu video e, consequentemente, as suas acomodações. 

Você divulga as suas propriedades por vídeos de aluguel de temporada? Compartilhe a sua dúvida ou sugestão pelos comentários.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: