Como fazer uma descrição de imóvel de temporada que gera mais reservas?

Muito se fala sobre como ter fotos de imóveis incríveis em anúncios de aluguel por temporada para gerar mais reservas. Afinal, as imagens podem despertar desejo ou desinteresse pelas acomodações em questões de segundos. Paralelamente a isso, a descrição de imóvel também precisa ser pensada com estratégia por anfitriões, proprietários ou administradores da locação de curta duração

A forma com que um anúncio é escrito está diretamente relacionada à performance da casa ou do apartamento em questão. Até porque os dados disponibilizados por meio do texto descritivo do imóvel podem ser decisivos para fechar ou não uma reserva. O ideal é que a descrição do imóvel seja complementar às fotos, além de assertiva, persuasiva e informativa. 

Para não deixar dúvidas no momento de criar ou editar a descrição de um anúncio de imóvel de temporada, destacamos a seguir 7 dicas. Veja: 

1. Comece em um rascunho

Acredite: a melhor descrição de imóvel não vai sair de primeira. Não é simples resumir tantas informações e ainda disponibilizá-las de maneira atrativa ao público. Por isso, abra um bloco de notas e utilize-o como rascunho até obter a versão final, que aí sim será transferida para a plataforma de edição do anúncio. 

Comece listando em tópico os principais dados que deseja que estejam presentes no anúncio: localização, tamanho do imóvel, diferencial etc. Depois, deixe as ideias fluírem. Lembre-se que escrever é um processo de tentativa e erro, no qual você sempre pode aprimorar o produto final.

2. Escreva a descrição de imóvel para o hóspede que quer atrair

Ainda nesse momento de esboço da descrição do imóvel, tente visualizar os perfis de hóspedes que você deseja atrair com o anúncio. Dizemos isso porque um anúncio que encanta famílias com crianças é diferente daquele que chama a atenção de viajantes de negócio. 

Um erro bastante comum que administradores costumam cometer nessa etapa é o de escrever a descrição genericamente ou destacando informações que agradam a si mesmos, mas não contemplam os visitantes. Portanto, leve em consideração o que o seu público-alvo deseja saber. Revise as perguntas que já recebeu em privado sobre o imóvel e inclua as respostas às principais dúvidas no texto. 

3. Tenha parcimônia com os adjetivos

Você pode ter o apartamento mais incrível da sua cidade, mas não pese a mão nos adjetivos no momento de escrever a descrição do imóvel em um anúncio de temporada. Foque na informação, principalmente naquelas que as fotos não conseguem comunicar. Deixe que as imagens façam os elogios. 

Posteriormente, os hóspedes também podem encarregar-se dos adjetivos nas avaliações e aí, sim, você saberá se o seu imóvel é realmente “elegante” para quem o visita. Lembre-se de que nem todo mundo compartilha o mesmo senso estético que você, além do fato de que as noções de “espaçoso” podem ser relativas conforme a cultura de cada visitante. 

descrição de imóvel

4. Seja específico, objetivo e confiável

Em vez de escrever “É uma casa maravilhosa!” na descrição de imóvel, pense em descrever os motivos pelos quais o espaço é tão incrível. A frase “Casa totalmente equipada para quatro pessoas com vista para a montanha” comunica muito mais, concorda?

Além de específico, você também precisa ser objetivo, porque nem todo mundo lê os anúncios até o final. Então, quanto mais conciso e com frases curtas for o texto, melhor. 

Outra dica fundamental está relacionada à confiabilidade do anúncio. Não adianta você destacar que o apartamento tem vista para o mar, se o pedaço de oceano que pode ser visto da sacada é minúsculo. Não corra o risco de se contradizer em relação às fotos e até mesmo de ter uma review negativa devido à decepção dos visitantes. 

5. Adote a linguagem ativa

Escreva a descrição do imóvel como se estivesse conversando com os futuros hóspedes. A voz ativa tem o poder de falar diretamente com os leitores, além de ser mais atraente e persuasiva. Trata-se de uma estratégia publicitária que surte efeito. 

Para isso, elimine as frases passivas, como: “Nossos hóspedes apreciam a churrasqueira no quintal em dias de verão”. No lugar, aposte na linguagem ativa: “Você vai gostar de fazer um churrasco no nosso quintal em uma noite estrelada de verão”. 

6. Dê atenção especial ao título da descrição de imóvel

Uma das partes mais importantes do anúncio é o título, que é onde começa a descrição do imóvel. Tente resumir ao máximo a ideia que deseja passar, conjugando ao mesmo tempo o imóvel, a experiência proporcionada e o destino. 

Eco cabana de bambu em campos de arroz” é um exemplo interessante de headline de uma das 10 casas mais famosas do Airbnb. Em todas elas, as descrições dos imóveis são quase poéticas a fim de transmitir a sensação proporcionada pela estadia. 

Não se esqueça de aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) no título para garantir que o seu anúncio fique bem ranqueado no Google. Para isso, pense como o seu público-alvo pesquisaria por um imóvel como o seu. Destaque as palavras-chave, principalmente aquelas relacionadas ao tipo de imóvel e à localização, também ao longo da descrição do imóvel. 

7. Peça para alguém revisar a descrição de imóvel antes de publicar

Quando você achar que finalmente chegou a uma boa descrição de imóvel, revise e peça a alguém para passar os olhos também. Depois de um tempo em cima de um texto, é natural que a gente deixe de ver algumas coisas, como erros, e até perceba a falta de informações. Nesse sentido, um outro olhar pode ser fundamental para garantir que o seu anúncio estará completo e, de preferência, sem erros de português ou de digitação.

Feito isso, transfira o texto do rascunho para o editor de anúncios do seu site próprio de aluguel de temporada e das Online Travel Agencies (OTAs) com as quais trabalha. Lembre-se de eventualmente adaptar a descrição do imóvel para cada canal de venda. Essa tarefa pode ser mais simples se você usar um channel manager, já que pode aplicar as mudanças para todas as plataformas de uma só vez. 

Qual valor você dá para a descrição de um imóvel em um anúncio de temporada? Já deixou de vender ou aumentou as reservas com um bom texto? Compartilhe o seu relato conosco pelos comentários.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

2 comentários em “Como fazer uma descrição de imóvel de temporada que gera mais reservas?

  1. Grace Cardoso Grace Cardoso

    Seria interessante se a plataforma Stays criasse um setor em que ajudasse os proprietários diretamente na criação do conteúdo de descição dos imóveis dos seus clientes. Seria um belo diferencial na hora de escolher o channel manager!

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Oi, Grace! Nosso channel manager tem um sistema interno de pontuação que consegue informar o quão completo está o seu anúncio. Entre em contato com um de nossos consultores para conhecer mais. Sucesso nas locações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: