Check-in e check-out: o que é e o que fazer entre um hóspede e outro

Você já deve ter percebido que não há um horário padrão definido de check-in e check-out nos anúncios de aluguel de temporada, certo? Cada anfitrião pode definir o que fica melhor para o seu negócio e, se quiser, oferecer certa flexibilidade aos hóspedes. 

O período entre check-out e check-in é fundamental para deixar o imóvel pronto para a próxima estadia. Ou seja, fazer a limpeza, a organização e, se necessário, algum tipo de conserto ou manutenção.

Quando a taxa de ocupação está próxima dos 100%, o rigor com os horários tende a ser maior. Afinal, se a troca de hóspedes acontece em um mesmo dia, os gestores do imóvel precisam ser ágeis para cumprir todas as tarefas. 

Neste artigo, vamos explicar o que os anfitriões e gestores de aluguel de temporada precisam fazer para que tudo ocorra como esperado entre um check-out e um check-in. Siga a leitura para saber mais!

O que é check-in e check-out

No contexto de hospedagem, o check-in se refere à entrada de novos hóspedes, enquanto o check-out significa a saída de hóspedes. Geralmente há um horário mínimo para check-out e máximo para check-out. Essa lógica se aplica a todos os meios de hospedagem. Então, o check-in no hotel e o check-out estão relacionados à entrada e saída do hóspede de cada quarto.

O que significa check-in e check-out no Airbnb

O processo de check-in e check-out do Airbnb ou de outros canais de anúncio de acomodações de aluguel de temporada envolve a entrada e saída de hóspedes que reservaram o espaço.

A responsabilidade do anfitrião de aluguel por temporada é cumprir o horário de check-in e entregar para os hóspedes o imóvel nas condições acordadas. Já o papel do hóspede é respeitar o horário de entrada e saída da acomodação, que foi determinado no anúncio.

Quando possível e solicitado pelo hóspede, vale a pena flexibilizar algumas regras, como o horário de entrada (early check-in) ou saída no imóvel.

guia airbnb

O que fazer no processo de check-out e check-in

Depois do momento do check-out de um hóspede, é necessário realizar uma série de tarefas relacionadas à limpeza, faxina, manutenção e ações de boas-vindas para a entrada das próximas pessoas que reservaram a acomodação.

Confira a seguir um checklist do que você precisa fazer no período entre check-out e check-in:

Faça uma vistoria 

Depois do check-out, é preciso vasculhar a acomodação para garantir que tudo está em ordem. Não se trata de identificar se o imóvel está organizado, porque é evidente que não estará, mas de averiguar se algo está danificado ou apresentando problemas. 

Nessa etapa, percorra todos os cômodos, abra as gavetas e não se esqueça de eventuais áreas externas. Uma das partes que merece mais atenção no momento da vistoria é a cozinha. Caso veja que um copo foi quebrado, por exemplo, compre outro o quanto antes. 

check in e check out

Providencie a limpeza 

No aluguel de temporada, assim como em qualquer outro meio de hospedagem, a limpeza precisa ser profissional. Então, você deve seguir um passo a passo básico ou passar a orientação para os profissionais que contratar.

O ideal é que você ou a equipe responsável iniciem a limpeza o quanto antes, porque essa é a ação mais importante a ser feita entre check-out e check-in. 

Caso os hóspedes não tenham levado o lixo para o lugar correto, comece a faxina fazendo isso. Também dê atenção às louças sujas já no início do processo. As áreas mais críticas costumam ser cozinha e banheiro, então é válido priorizá-las. 

Além disso, lembre-se que você pode manter uma rotina que intercala faxinas comuns, realizadas em menos tempo, com limpezas mais pesadas, que idealmente devem acontecer em um dia sem entrada de hóspedes prevista.

Também é imprescindível manter contatos de empresas de faxina ou de profissionais à disposição para atendimentos emergenciais. Em último caso, você terá de colocar a mão na massa. Por isso, mantenha alguns produtos de limpeza armazenados no imóvel.

Troque toalhas e roupas de cama

Junto com a limpeza do imóvel, você também deve tomar conta do enxoval. Portanto, durante a faxina, tire as toalhas e as roupas de cama e as coloque para lavar e secar ou as encaminhe para a lavanderia.

Para facilitar, invista em toalhas e em roupas de cama da cor branca. Assim, todas as peças podem ser lavadas juntas na máquina sem correr o risco de manchá-las, e a limpeza fica bastante evidente para os hóspedes. 

ebook inventario aluguel temporada

Faça a reposição de amenities e mimos de boas-vindas

Entre check-out e check-in, verifique se é necessário repor detergente, papel higiênico, sabonete e o que mais você gosta de oferecer aos hóspedes. Não se esqueça do azeite, sal e açúcar, que costumam ser os itens básicos disponibilizados na cozinha. 

Garanta que todos os produtos sejam disponibilizados em quantidade suficiente, considerando a duração da estadia e a quantidade de hóspedes. Dê atenção especial aos itens que você promete no anúncio do imóvel ou em comunicação com os hóspedes.

Além disso, reponha eventuais mimos que você costuma deixar no imóvel para presentear os hóspedes no check-in. Pode ser uma cesta com produtos locais ou um vinho, por exemplo, preferencialmente acompanhados de um cartão de boas-vindas. 

Leia também:

Ufa! O que mais é necessário para preparar o check-in?

Por fim, coloque as chaves no lockbox ou envie a senha por mensagem para os novos visitantes, caso opte pelo self check-in. Ou, simplesmente, prepare-se para receber os próximos hóspedes. 

Feito isso, verifique quantas horas foram necessárias para realizar todas as etapas. Repita o procedimento mais algumas vezes para encontrar um tempo médio. Esse deve ser o intervalo entre fazer check-in e check-out do seu imóvel, com uma hora extra para dar conta de imprevistos. 

Com esse tempo em mente, você também tem parâmetro para negociar com os hóspedes entrada e saída flexíveis. É possível antecipar a entrada (early check-in) ou postergar a saída (late check-out). 

Agora que você já sabe como funciona check-in e check-out no aluguel de temporada, certifique-se de que todas as tarefas sejam realizadas de forma eficiente. Assim, os hóspedes terão uma boa impressão já na chegada ao imóvel.

Caso você gerencie dois imóveis ou mais, lembre-se de que pode contar com a tecnologia para melhorar a administração do seu negócio. No software da Stays, você tem acesso a recursos que facilitam a gestão de faxinas, manutenção, check-in e check-out, além de diversas outras ferramentas. Experimente Stays, facilite o seu dia a dia e receba mais reservas!

Quer aprender mais sobre como melhorar a experiência dos seus hóspedes? Confira nosso webinar com o fundador da All Stays e veja como oferecer boas experiências para os hóspedes do Airbnb em todas as etapas da reserva e como isso pode impactar no sucesso de um anfitrião!

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

1 comentário em “Check-in e check-out: o que é e o que fazer entre um hóspede e outro

  1. Overbooking: qué es y cómo evitarlo en el alquiler vacacional

    […] vendas de no-show acontecem quando um hóspede com reserva não se apresenta para o check-in e a hospedagem é novamente disponibilizada para […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: