
Você já deve ter percebido que não há um padrão no horário de check-in e check-out nos anúncios de aluguel por temporada, certo? Cada anfitrião tem liberdade para definir aquilo que fica melhor para si próprio, geralmente permitindo que os hóspedes entrem até o final da tarde e saiam até o meio-dia.
Tudo para que haja tempo de fazer o que é necessário para receber uma nova leva de turistas. O rigor nos horários deve ser ainda maior quando a taxa de ocupação está próxima dos 100%.
Isso porque, quando a troca de hóspedes acontece em um mesmo dia, é preciso que os administradores sejam ágeis, organizados e precisos. Afinal, é fundamental cumprir com os horários de check-out e check-in pré-estabelecidos. Se você atrasar a entrada de algum viajante, por exemplo, poderá receber uma avaliação negativa, que dificulta novas reservas.
Checklist do que fazer entre o check-out e o check-in
Por isso, produzimos o checklist abaixo, que elenca as ações necessárias que devem ser executadas pelos anfitriões entre um check-out e um check-in. São dicas relacionadas à limpeza, manutenção e até sobre amenities. Dê uma olhada:
1. Faça uma vistoria do imóvel
Em primeiro lugar, é preciso vasculhar a acomodação para garantir que tudo está em ordem. Não se trata de identificar se a casa ou o apartamento estão organizados, porque é evidente que não estarão, mas de averiguar se os visitantes não danificaram nada. Quanto antes você se certificar disso, maiores são as chances de não sair no prejuízo.
Nessa etapa, percorra todos os cômodos, abra as gavetas e não se esqueça de eventuais áreas externas. Uma das partes que merece mais atenção no momento da vistoria é a cozinha. Caso veja que um copo foi quebrado, por exemplo, anote imediatamente para comprar outro o quanto antes.
2. Limpe a acomodação
Caso os viajantes não tenham levado o lixo para o lugar correto, comece a faxina fazendo isso. Também dê atenção às louças sujas, que dificilmente são lavadas no último dia da estadia.
O ideal é que você ou a equipe responsável iniciem a limpeza o quanto antes, porque essa é a ação mais importante a ser feita entre o check-out e o check-in. As áreas mais críticas costumam ser banheiro e cozinha, então também é válido priorizá-las.
Além disso, lembre-se que você pode manter uma rotina que intercala faxinas mais leves, que são realizadas em menos tempo, com limpezas mais pesadas, que idealmente devem acontecer em um dia que o seu imóvel não receberá ninguém. Assim, não há acúmulo de sujeira e você não precisa se preocupar se vai ter tempo suficiente para essa tarefa.
De todo mundo, o que é imprescindível é manter contatos de empresas de faxina ou faxineiras à disposição para atendimentos emergenciais. Em último caso, você enquanto administrador de aluguel por temporada terá de colocar a mão na massa. Mantenha os produtos de limpeza armazenados em um armário que só você têm acesso.

3. Troque toalhas e roupa de cama
Paralelamente à limpeza do espaço, é preciso tomar conta do enxoval. Enquanto a faxina acontece, tire as toalhas e as roupas de cama e coloque para lavar e secar ou encaminhe-as para a lavanderia.
Nem pense em reaproveitar nenhuma delas, hein? Uma reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, mostrou que, de oito hotéis, três mantêm lençóis e fronhas usados após o hóspede deixar o quarto. Trata-se de um péssimo hábito que acomete parte da indústria hoteleira, mas que o aluguel por temporada não deve incorporar jamais.
Para facilitar, invista em toalhas e em roupa de cama da cor branca. Assim, elas podem ser lavadas juntas na máquina sem correr o risco de manchá-las. Você também pode usar água sanitária se o enxoval for uniforme e da cor neutra.
4. Reponha amenities e mimos de boas-vindas
Entre check-out e check-in, também é importante olhar se há detergente, sabonete, xampu, condicionador e o que mais você oferecer aos turistas. Não se esqueça das cápsulas de café, azeite, sal e açúcar, que costumam ser os itens básicos disponibilizados na cozinha.
Garanta que deixe-os em quantidade suficiente para a duração da estadia e para a quantidade de hóspedes que irá entrar. Dê atenção especial aos produtos que você publiciza em seu anúncio, porque serão exatamente esses que os visitantes vão procurar quando chegar.
Além disso, reponha eventuais mimos surpresa que você costuma oferecer enquanto integrante da indústria da hospitalidade. Seja uma cesta de boas-vindas ou vinho, por exemplo, preferencialmente acompanhados de um cartão escrito à mão. Acomode-os em um local visível logo na entrada da propriedade, junto do welcome book para hóspedes de temporada. Se a primeira impressão é a que fica, faça com que seja especial!
Ufa! O que mais é necessário fazer entre uma saída e uma entrada?
Por fim, coloque as chaves no lockbox ou envie a senha por mensagem para os novos visitantes, caso opte pelo self check-in. Ou, simplesmente, prepare-se para receber os viajantes da vez. Tampouco se esqueça de escrever uma avaliação sobre os últimos hóspedes.
Feito isso, veja quantas horas foram necessárias para realizar todas as etapas. Repita o procedimento mais uma ou duas vezes para encontrar um tempo médio. Esse deve ser o intervalo de tempo entre fazer check-in e check-out do seu imóvel, preferencialmente com uma hora a mais para dar conta de imprevistos. Saber o tempo que você precisa para dar conta de tudo também é importante para negociar a entrada e saída: o hóspede pode solicitar o early check-in (entrada antecipada, que o hóspede deve comunicar antes e verificar se é possível) ou late check-outs (saídas atrasadas) diretamente com os convidados.
Lembre-se que, caso sinta-se sobrecarregado, pode contar com a ajuda de um co-anfitrião. Sem falar no apoio que a tecnologia para aluguel por temporada, como o Sistema Stays, dá para faxinas, manutenção, check-in e check-out. Agende uma demonstração gratuita aqui.
Você acrescentaria alguma outra ação necessária entre check-out e check-in no aluguel por temporada? Tem alguma história ou dúvida para compartilhar? Escreva no espaço abaixo.
E se você quer aprender mais sobre gestão de imóveis no aluguel de temporada, não deixe conferir as palestras do staysup 2021 sobre gestão e governança: