Com tantas opções de imóveis por temporada para escolher, os hóspedes estão mais criteriosos no momento da reserva. A tecnologia pode funcionar como um fator decisivo – seja pela comodidade que oferece ou até mesmo como diferencial na experiência, já que muitos recursos ainda são novidades para as pessoas. Esse é um dos motivos que tornam as automações para hospedagens um investimento interessante para administradores de aluguel por temporada.
Os primeiros sistemas automatizados surgiram na década de 70, nos Estados Unidos. Mas, até pouco tempo atrás, as tecnologias eram muito caras e restritas a imóveis por temporada de alto padrão. Agora, o cenário está diferente. Já é possível encontrar dispositivos por preços variados e levar as automações para hospedagens de todas as categorias. Não são só os hóspedes que ganham com isso, já que a gestão dos imóveis também fica mais prática e eficiente.
Neste artigo, vamos explicar por que é uma boa ideia automatizar os seus imóveis por temporada e quais tecnologias você pode utilizar. Siga a leitura para ficar por dentro do assunto!
Por que investir em automações para hospedagens?
Assim como qualquer tipo de tecnologia, a automação residencial e de hospedagens tende a custar menos à medida que a procura por esse tipo de ferramenta cresce. Mas, não existe mágica: como se tratam de recursos inteligentes, o investimento continua sendo significativo. Talvez essa seja a principal razão que faz muitos anfitriões pensarem duas vezes antes de apostar na automação.
Só que basta um olhar estratégico para o negócio, e uma pesquisa um pouco mais aprofundada sobre as funcionalidades dos sistemas automatizados, para perceber que o retorno desse investimento é garantido. Veja a seguir quais são as principais vantagens das automações para hospedagens!
- A tecnologia ajuda a estabelecer processos mais eficientes na gestão de imóveis por temporada. Imagine quanto tempo você pode economizar se não precisar entregar pessoalmente as chaves para cada novo hóspede.
- Os sistemas automatizados permitem que você monitore a segurança das suas propriedades, previna situações desagradáveis e tome providências rápidas se algo inesperado acontecer.
- Alguns dispositivos, quando são incluídos no sistema de automação do imóvel, reduzem o desperdício de energia. Ou seja, você diminui os custos de manutenção.
- Com as diversas funcionalidades das automações para hospedagens, você tem condições de oferecer uma experiência confortável e funcional aos seus clientes. Lembre-se: hóspedes satisfeitos deixam avaliações positivas e indicam os seus imóveis para outras pessoas!
7 recursos de automação para imóveis por temporada
Um sistema automatizado completo para hospedagens inclui um conjunto de componentes, desde fechadura eletrônica até monitorador de ruído e temperatura. Mas não é necessário instalar tudo de uma única vez! Você pode planejar a automação gradual dos seus imóveis a partir do que considera prioridade e da sua capacidade de investimento. Aos poucos, você e seus hóspedes sentirão os benefícios da tecnologia.
Confira alguns dispositivos que você pode utilizar nos seus imóveis por temporada!
Fechadura eletrônica
As fechaduras eletrônicas estão entre as tecnologias de automação mais comuns em imóveis por temporada. Essa ferramenta é muito útil por facilitar o self check-in, possibilitando que o hóspede acesse o imóvel sem a necessidade de chave.
Existem diversos modelos de fechaduras eletrônicas disponíveis no mercado atualmente. Para o aluguel de temporada, prefira aquelas que permitem gerar senhas temporárias – válidas apenas durante o período de estadia do hóspede. Você faz toda a operação de liberação e bloqueio por um dispositivo móvel!
Além de servirem para a entrada do imóvel, as fechaduras inteligentes também podem controlar o acesso a um cômodo específico ou até mesmo a abertura de armários.
Câmeras de segurança
De todas as automações para hospedagens, as câmeras de segurança estão no topo da lista em termos de importância. Com esses dispositivos, os anfitriões podem acompanhar a movimentação no imóvel de onde estiverem e até mesmo receber alertas caso alguém entre na propriedade em um período sem hóspedes.
As câmeras devem ser instaladas em ambientes externos e locais estratégicos de visualização. O objetivo é manter a segurança sem afetar a privacidade dos hóspedes!
Detectores de fumaça
Além das câmeras, os detectores de fumaça também são considerados itens de segurança. Se houver um vazamento de gás ou um princípio de incêndio, esses dispositivos disparam alertas sonoros. Alguns modelos podem ser integrados ao sistema de automação e enviar uma notificação para o anfitrião ou diretamente para a central do Corpo de Bombeiros.
Iluminação inteligente
As tecnologias de iluminação inteligente avançam rapidamente e já são aplicadas desde os sistemas básicos de automação até os mais avançados. Você pode optar por sensores de presença ou investir em dispositivos conectados a aplicativos de celular. Nas tecnologias mais avançadas, você tem recursos para ligar e desligar luzes, configurar a intensidade e a temperatura da iluminação.
Termostato inteligente
Se o seu objetivo é economizar energia, inclua no seu sistema de automação um termostato inteligente. Assim, você conseguirá definir temperaturas mínimas e máximas para o interior dos seus imóveis, melhorando o conforto térmico dos ambientes e evitando uso excessivo de ar condicionado.
Monitoradores de ruído
Você quer saber quando o barulho dos hóspedes está muito alto para intervir antes de atrapalhar os vizinhos? Os monitores de ruído ajudam com isso! Como emitem alertas quando os ruídos passam de determinado limite, esses dispositivos também são usados para evitar que a ocupação máxima do imóvel seja excedida.
Assistente virtual
Em um sistema de automação, as plataformas de assistência virtual integram diferentes dispositivos do imóvel. São intuitivas de usar, interagem com as pessoas e executam ações como acender luzes, ligar ar condicionado, atualizar a previsão do tempo e fazer o pedido de uma refeição por delivery.
Os seus hóspedes ficarão surpresos com a comodidade que a assistência virtual proporciona. A Alexa, da Amazon, é a tecnologia mais famosa com essa função, mas também há outras opções, como o Google Nest e o Watson, da IBM.
Dica extra: tecnologia desenvolvida para aluguel de temporada
Todos os recursos que listamos até agora foram desenvolvidos para automação residencial e podem ser aproveitados também em hospedagens. Mas já existem tecnologias de automação criadas exclusivamente para atender as necessidades do aluguel por temporada.
Dedicada a pensar soluções para o segmento, a Minut desenvolveu um sensor que monitora os principais fatores para manter os imóveis por temporada protegidos. Os gestores só precisam de um aplicativo no celular para acompanhar as informações de todas as propriedades com dispositivos instalados.
O sensor da Minut monitora níveis de ruído e ocupação e, quando detecta padrões acima dos estabelecidos, alerta o anfitrião e envia mensagens automáticas aos hóspedes. Para garantir a segurança dos imóveis, dispara alarmes programados entre as reservas e emite alertas na chegada dos hóspedes.
As funcionalidades do dispositivo também melhoram a experiência do hóspede. Com a integração das fechaduras inteligentes, o processo de check-in e check-out fica mais fácil. Além disso, os anfitriões sabem pelo aplicativo como está a temperatura e a umidade dos ambientes, e podem usar esses dados para deixar a estadia mais confortável.
São muitas vantagens das automações para hospedagens, ainda mais no caso da Minut, que entende o que os gestores de imóveis por temporada precisam! Mas, para usar a tecnologia a favor do seu negócio, você precisa de um sistema de gestão integrado ao seu sistema de automação.
Experimente o software da Stays e tenha todas as funcionalidades que você precisa para se destacar no mercado de aluguel por temporada!
1 comentário em “Automações para hospedagens: eficiência e segurança em imóveis por temporada”
Sou Gestor de Segurança e Administrador de Imóveis em locações por temporada online. De fato, o uso da tecnologia tem se tornado cada vez mais ‘obrigatório’. Com cerca de R$ 5.000,00 dá para viabilizar o check-in/ check-out online nas locações por temporada, em que o imóvel fica numa cidade, o proprietário locador e o locatário em cidades diversas.
Sem um bom controle de acesso remoto, fica muito complicada (e vulnerável) a gestão das locações por temporada. Com a segurança implantada nas propriedades, os proprietários locadores terão mais confiança para alugar seus imóveis, fiscalizar o cumprimento dos contratos, inibir as condutas impróprias dos locatários, coibir o mau uso da propriedade, sem invadir a privacidade dos locatários e seus hóspedes. Os sistemas também podem auxiliar na vigilância da casa, inclusive quando ela estiver desocupada… Saiba mais em http://www.eletroguard.com.br
Consultas pelo WhatsApp 22999787788