Você sabia que oferecer check-in automático é uma característica incentivada pelo programa Airbnb Plus? Para os “juízes” do programa de uma das principais Online Travel Agencies (OTAs), o self check-in, que também é conhecido por easy check-in, confere qualidade e conforto à acomodação, ainda que não seja pré-requisito para conquistar a medalha. No mesmo site, a coleção de acomodações “para trabalho” também recomenda isso, sendo mais um exemplo da valorização da entrada dos viajantes nos imóveis alugados por temporada sem o intermédio dos proprietários.
É possível escolher entre lockbox, tranca digital ou teclado com senha, por exemplo, para oferecer o check-in automático. Antes mesmo do surgimento do selo Plus de verificação, o Airbnb já vinha estimulando essas possibilidades entre os anunciantes, inclusive com a criação de um ícone específico nos anúncios aderentes.
- Leia também: Airbnb Superhost: como funciona, por que é importante e o que você precisa para se tornar
O check-in automático trata-se, portanto, de uma tendência de comportamento dos visitantes. Abaixo, destacamos os prós e os contras dessa facilidade. Na sequência, também disponibilizamos dicas de como passar a oferecê-la. Veja:
O lado bom e o lado ruim do self check-in
Existem hóspedes, principalmente aqueles que optam por alugar o espaço inteiro e não somente um quarto de uma propriedade, que preferem ter o mínimo de contato possível com os proprietários. A começar pelo momento do check-in e de check-out, onde esperam eficiência, agilidade e privacidade. Para atender esse público, o check-in automático é uma boa solução, já que não é preciso entregar as chaves nem na entrada e nem saída.
Em situações específicas e imprevisíveis, como no atraso de um voo, em um trânsito pesado e até em uma tempestade, o self check-in também vem a calhar, já que dispensa o administrador de aluguel de temporada de um verdadeiro plantão à espera de convidados eventualmente atrasados. Proprietários ou gestores que exercem a atividade remotamente, como é o caso da MZ Apartments, cuja história de sucesso contamos aqui no blog da Stays, também podem ser beneficiados com esse estilo de check-in.
Por outro lado, o check-in automático impossibilita uma relação mais pessoal com o viajante. Esse é o diferencial de inúmeros negócios de temporada, que apostam na hospitalidade para fidelizar o público. Uma forma de amenizar isso e ainda assim manter-se próximo de quem escolhe a sua propriedade é por meio de um welcome book para hóspedes de temporada, onde você pode dar as boas-vindas, deixar informações úteis sobre o espaço e a cidade e ainda dar dicas únicas.
Como instalar o check-in automático na propriedade
Independentemente se você for do time do check-in automático ou não, a nossa recomendação é que avalie a instalação de um sistema que dê base para isso. Assim, pode escolher se utiliza a infraestrutura sempre ou somente em situações específicas. Veja as três opções mais comuns:
- Lockbox: por meio de uma senha numérica, é possível abrir essa espécie de cofre e pegar a chave do imóvel. Você pode comprar uma lockbox em casas de ferragens, serralherias e por aí vai. Se decidir por ela, lembre-se de informar aos hóspedes onde a estrutura está localizada, como utilizá-la, qual a combinação numérica para abri-la e como é preciso devolver as chaves no momento do check-out;
- Smart lock: é uma fechadura inteligente e mais moderna que a opção anterior. A tecnologia libera o acesso à propriedade por meio do estabelecimento de uma conexão, geralmente via bluetooth, com um smartphone verificado. Se o guest não usar um celular compatível ao sistema, o proprietário pode abrir a porta remotamente. Mas, se você tiver um portão e uma porta, precisará instalar o sistema nos dois locais, o que pode encarecer o processo;
- Teclado numérico: esta é uma das maneiras mais fáceis de oferecer o check-in automático, já que os visitantes conseguem entrar digitando uma senha. O processo não envolve chaves nem nenhum tipo de conexão. A contrapartida é modificar completamente a fechadura da sua porta.
Em vez de automatizar o processo, você também pode deixar as chaves com alguém de confiança e que esteja disponível 24 horas por dia na localidade do imóvel. Caso escolha por um porteiro ou zelador, converse bem antes com a pessoa, explique o processo e faça alguns testes antes de anunciar o easy check-in.
Outra opção é contratar uma empresa específica ou um concierge para fazer essa função. Há, ainda, aqueles que deixam a chave em um café ou restaurante próximo ao imóvel, combinando com a gerência previamente, o que estimula os convidados a explorarem o comércio local da região.
Conclusão
Agora que você já conhece todos os lados e também sabe como oferecer o check-in automático para seus hóspedes de temporada é chegado o momento de publicizar. Isso começa com a inclusão dessa informação em todos os seus anúncios, sem esquecer do seu site próprio.
No Airbnb, siga este passo a passo:
- Acesse seus anúncios na página airbnb.com.br e selecione um anúncio;
- Ao lado de Recursos do hóspede, clique em Editar;
- Abaixo de Instruções, clique em Adicionar self check-in;
- Selecione o modo como os hóspedes podem entrar em sua acomodação;
- Siga as indicações para adicionar instruções de check-in.
Pronto! Essas instruções serão mostradas aos hóspedes automaticamente três dias antes da data de entrada. Os dados são disponibilizados no telefone do visitante e podem ser acessados mesmo se o telefone não estiver conectado à internet, o que é importante em se tratando de viajantes estrangeiros que não dispõem de internet assim que chegam a um país novo.
Veja também outras maneiras de otimizar os seus anúncios no Airbnb:
Você já oferece ou quer passar a oferecer check-in automático em sua propriedade? Compartilhe as suas impressões ou dúvidas por meio da seção de comentários.
4 comentários em “Self check-in: como oferecer check-in automático no aluguel por temporada”
[…] o check-in e o check-out: muitas vezes os visitantes passam por viagens desgastantes. Logo, facilitar o processo de check-in […]
[…] de imóveis) utilizem “check-in automático”, através do Airbnb Plus. De acordo com o blog da Stays, a entrada em imóveis de forma automatiza (sem a presença do proprietário) aumenta conforto e […]
Tenho uma casa que alugo por temporada mas não tem self check in. A porta seria mais fácil automatizar mas e o portão. Existe algum sistema? Controle mediante celular?
Olá, Ricardo! Sim, é possível. Você pode oferecer desde uma solução mais antiga, como cofre com senha e chave, ou entrar em contato com um de nossos parceiros, Loopkey. Sucesso nas locações!