Early check-in: o que é e como oferecer esse benefício no aluguel por temporada

Na gestão de aluguel por temporada, às vezes é necessário flexibilizar algumas regras, como o horário de entrada no imóvel. Nessas situações, o serviço de early check-in pode ser muito útil.

Em geral, quem viaja com frequência já sabe que pode solicitar early check-in em hotel se chegar ao local antes do horário previsto. Por isso, também é interessante oferecer essa opção em outros tipos de hospedagem.

Mas, assim como qualquer benefício extra, o early check-in exige organização, para que não haja conflito de reservas ou problemas operacionais.

Neste artigo, vamos explicar quais são as vantagens de disponibilizar o early check-in para os hóspedes e como fazer isso de forma eficiente. Confira!

O que é early check-in? 

A tradução de early check-in, do inglês para o português, quer dizer “entrada antecipada”. Ou seja, ocorre quando o hóspede acessa a acomodação que reservou antes do horário padrão.

Em qualquer tipo de hospedagem, é normal que seja estipulado um horário inicial de check-in. Assim, o estabelecimento pode se certificar de que haja tempo suficiente para a limpeza e organização do espaço.

Mas a verdade é que nem sempre os horários de viagem dos hóspedes coincidem com o horário de entrada da acomodação. Além disso, algumas situações inesperadas podem acontecer.

Em alguns casos, o check-in antecipado pode evitar muito tempo de espera do hóspede, o que faz grande diferença na experiência da estadia.

Late check-out: o que significa

Da mesma forma que existe um período específico para check-in, também há um horário máximo de check-out, quando os hóspedes devem sair da acomodação com todos os seus pertences.

Porém, é comum surgirem pedidos de late check-out, que significa saída tardia. Assim, os hotéis e imóveis por temporada que já possuem uma política de check-in e check-in sabem melhor como atender essas solicitações. 

Você também vai gostar de ler:

Tem como adiantar check-in em hotel e imóveis por temporada?

Na maioria das hospedagens, é possível solicitar check-in antecipado. Essa prática já está bastante disseminada na hotelaria e no aluguel de temporada.

Mas é importante lembrar que o early check-in e o late check-out não são serviços obrigatórios. Então, se você é hóspede, entre em contato com o local que você reservou para se certificar de que a entrada antecipada está disponível.

Além disso, se o pedido não for realizado com antecedência, a liberação dessa entrada antecipada depende da disponibilidade da acomodação. Então, não há como garantir!

Afinal, early check-in se cobra?

Essa é uma dúvida bastante comum de hóspedes e anfitriões de aluguel por temporada. Geralmente, o early check-in só fica disponível mediante pagamento de uma taxa. Afinal, trata-se de um serviço extra à estadia.

O valor do early check-in varia de acordo com as políticas de cada hospedagem, que consideram alguns critérios, como a antecedência da solicitação e o tempo adicional que o hóspede deseja ficar na acomodação.

Como referência, é possível cobrar uma taxa proporcional ao valor total da diária. Mas, caso seja um período de alta demanda, esse custo pode ser mais alto.

Em algumas situações, o early check-in pode ser oferecido como cortesia. Se a acomodação já estiver pronta e o hóspede chegar antes do horário previsto, não há motivos para barrar a entrada ou cobrá-lo pelo check-in antecipado.

preço aluguel de temporada

Vantagens de oferecer o early check-in 

Todos os gestores de aluguel por temporada, em algum momento, terão que lidar com um check-in antecipado. Em um mercado dinâmico como o turismo, esse tipo de solicitação faz parte do dia a dia.

Por isso, deixar de oferecer o early check-in pode ser muito arriscado e até mesmo custar a perda de uma reserva. Então, o melhor caminho é se preparar para responder os hóspedes com agilidade e precisão.

Entenda a seguir como o seu negócio de aluguel por temporada se destaca com o check-in antecipado!

Cuidado com a experiência do hóspede

O momento em que o hóspede faz o check-in pode ser decisivo em toda a experiência da estadia. Então, se a primeira impressão é que fica, você não vai querer que o check-in seja desagradável, certo?

Lembre-se de que o check-in ocorre logo depois de um deslocamento de avião ou carro, o que, na maioria das vezes, causa cansaço e estresse. Portanto, o early check-in é uma forma de fazer as pessoas se sentirem acolhidas.

Ao flexibilizar o horário de entrada, você já tem um motivo significativo para receber uma boa avaliação, o que é essencial para ganhar reputação em plataformas de aluguel por temporada.

early check-in em imóveis por temporada

Flexibilidade em caso de imprevistos

Quando você trabalha com viagens, os imprevistos são inevitáveis. Por exemplo, o hóspede pode ter o voo adiantado pela companhia aérea e chegar à acomodação que reservou muito antes do esperado.

Se a situação está fora do controle do hóspede, o melhor que você pode fazer é ajudar da forma como for possível. O early check-in pode ser uma alternativa para minimizar o impacto de alguma circunstância inesperada.

Como oferecer early check-in em imóveis por temporada

Mesmo que já seja uma prática habitual da hotelaria, a oferta do early check-in em imóveis por temporada requer atenção com alguns detalhes que são específicos do segmento.

Veja como adotar o early check-in no seu negócio de aluguel de temporada:

Avalie os possíveis riscos

Se você quer oferecer early check-in no Airbnb, ou em outras plataformas que possuem o benefício de seguro contra danos, não se esqueça de que a cobertura do seguro passa a valer a partir do horário de check-in que está no anúncio.

Ou seja, caso o hóspede faça check-in antecipado e cause algum estrago no imóvel antes do horário oficial de entrada, não haverá suporte das plataformas.

guia superhost airbnb

Defina as condições do early check-in

Para ter o serviço de early check-in, você deve criar uma política com as informações que os hóspedes precisam saber.

Nessa política, indique o período em que é considerado early check-in (por exemplo, até quatro horas antes do horário oficial de check-in). Também esclareça se houver uma data ou horário limite para solicitação de check-in antecipado.

Por fim, estabeleça o valor para essa entrada antecipada e não deixe de informar que a oferta do serviço está sujeita à disponibilidade.

Tenha uma gestão eficiente 

As eventuais mudanças nos horários de check-in e check-out em imóveis por temporada exigem uma gestão eficiente do calendário e das tarefas operacionais.

Só assim você vai conseguir oferecer a possibilidade do early check-in sem gerar conflito com outras reservas e garantir que a limpeza no imóvel seja finalizada antes da entrada do novo hóspede.

Com um software especializado em aluguel de temporada, você consegue ter eficiência de gestão, além de integrar os calendários de diferentes plataformas por meio de um channel manager.

Ou seja, o early check-in se torna um diferencial viável!

Quer investir em um software completo, que ajuda na gestão profissional do seu negócio? Experimente a Stays de forma gratuita e conheça os benefícios!

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: