Se novos hóspedes chegam para a primeira estadia em um dos imóveis que você administra e encontram os ambientes com aspecto de sujos e mal cuidados, qual será a reação mais provável? Na maioria dos casos, a insatisfação é tão grande que gera avaliações negativas. Além, é claro, da perda de confiança desses clientes. Mas existe uma forma de reduzir muito as chances de isso acontecer: preparar um checklist de limpeza e compartilhá-lo com a pessoa responsável pela função.
Os critérios para faxina de imóveis por temporada não podem ser os mesmos de residências. Como se trata de um negócio, em que a experiência dos hóspedes deve ser a melhor possível, é preciso garantir uma atenção maior aos detalhes. O checklist de limpeza é a ferramenta que garante uma orientação clara sobre todos os itens que precisam ser contemplados na limpeza, deixando o trabalho mais efetivo e a acomodação limpa e organizada.
Quer uma ajuda para elaborar o seu checklist de limpeza? Siga a leitura para saber quais instruções você não pode deixar de incluir!
Por que fazer um checklist de limpeza?
A gente já adiantou no início deste artigo, mas vale reforçar: a limpeza está entre os fatores que mais influenciam as avaliações deixadas pelos hóspedes em plataformas de aluguel por temporada. No Airbnb e na Booking.com, as pessoas classificam a limpeza de uma acomodação com uma nota, que fica muito visível para quem acessa o anúncio. Ou seja, não dá para deixar brechas e arriscar baixar a qualificação do seu imóvel!
Desde de 2020, quando iniciou a pandemia de Covid-19, limpeza ganhou ainda mais importância. Os administradores são responsáveis por garantir que todas as acomodações permaneçam arejadas e que os móveis e utensílios de uso compartilhado sejam desinfectados. Para oferecer mais segurança aos viajantes, o Airbnb disponibilizou um protocolo avançado de higienização com cinco etapas, identificando quais anfitriões se comprometeram em segui-lo.
Além de seguir as orientações das plataformas, você pode ter o próprio checklist de limpeza e investir na padronização das atividades. Com essa lista em mãos, você só precisa entregá-la à pessoa destinada a realizar o serviço no imóvel que deve ser limpo e pedir que cada tarefa seja cumprida.
Checklist de limpeza: quais itens não podem faltar
Para fazer um checklist de limpeza adequado aos seus imóveis, você tem que se basear na estrutura de cada um. Alguns tópicos podem ser padronizados, mas outros dependem das necessidades específicas que as acomodações possuem. Isso varia conforme os tipos de ambientes, mobília, utensílios e decoração. Faça uma análise das áreas que sujam com facilidade, dos cantinhos que costumam passar despercebidos e de quais objetos são frágeis e exigem cuidado maior.
Lembre-se de que algumas estadias são longas, enquanto outras duram apenas um fim de semana. Por isso, tenha um checklist de limpeza diária básico, direcionado às hospedagens curtas, e uma lista detalhada, para execução menos frequente.
Veja a seguir todas as tarefas de limpeza básicas que devem constar no seu checklist:
- Abrir todas as janelas para arejar o imóvel.
- Verificar se há objetos pessoais nos cômodos e avisar ao anfitrião se algo foi esquecido pelos hóspedes.
- Retirar roupas de cama e banho sujas e colocá-las para lavar.
- Lavar todas as louças sujas e guardá-las de forma organizada.
- Recolher resíduos deixados pelo imóvel e destiná-los para o descarte adequado.
- Esvaziar e limpar a geladeira e o freezer, por dentro e por fora. Deixar apenas os alimentos disponibilizados pelo anfitrião como cortesia.
- Limpar os utensílios de cozinha, como torradeira, microondas, cafeteira e liquidificador.
- Colocar panos de prato e guardanapos de pano usados para lavar.
- Limpar fogão e forno com produtos desengordurantes.
- Desinfetar a bancada da cozinha, pia, mesa e cadeiras de jantar.
- Conferir se as louças guardadas estão limpas e organizadas.
- Tirar pó de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
- Limpar gavetas e armários.
- Aspirar sofás e poltronas.
- Verificar se há capas de almofadas sujas e, caso tenha, colocá-las para lavar.
- Aspirar carpetes e tapetes e checar se há alguma mancha aparente.
- Remover a poeira de ar-condicionado, grades e ventiladores.
- Limpar janelas e parapeitos, além de portas de vidro e espelhos.
- Desinfetar superfícies de alto contato como puxadores e maçanetas.
- Limpar vaso sanitário (dentro, fora, embaixo do assento, ao redor da base e na parte de trás).
- Lavar box e banheira com produtos desengordurantes.
- Colocar toalhas e tapetes de banheiro limpos.
- Colocar roupas de cama limpas nas camas.
- Limpar o chão dos ambientes internos: aspirar ou varrer, depois passar pano ou MOP.
- Limpar a churrasqueira e, se necessário, lavar espetos e grelhas.
- Varrer a varanda ou área externa.
- Tirar o lixo, limpar as lixeiras e colocar sacos novos.
Dicas extras para não ter problemas com limpeza
Deixar o checklist de limpeza pronto ajuda com a manutenção dos seus imóveis. Mas a adoção de outras práticas também colabora para que você previna problemas e promova uma experiência positiva aos hóspedes.
Tenha parceria com vários profissionais de limpeza
Depender da disponibilidade de apenas uma pessoa para cumprir a check list de limpeza dos seus imóveis é um risco alto. Por isso, tenha os contatos de algumas pessoas de confiança para executar o serviço.
Atente-se aos horários de check in e check out
Uma limpeza bem feita precisa de tempo. Certifique-se de que há um período de, pelo menos, 4 horas, entre a saída e a entrada dos hóspedes. Você pode definir horários específicos de check in e check out ou bloquear um dia do calendário após a finalização de uma estadia.
Faça uma verificação do imóvel
Mesmo que você tenha um checklist de limpeza e manutenção minucioso, acompanhe o resultado do serviço. Faça uma vistoria no imóvel antes da entrada de novos hóspedes. Analise se o imóvel está no padrão de qualidade que você deseja oferecer. Não se esqueça de testar o funcionamento de lâmpadas e aparelhos. Confirme se há sabonetes, esponjas e papel higiênico suficientes.
- Leia também – Check-out e check-in: lista completa do que você precisa fazer entre um hóspede e outro
Mais conteúdo sobre gestão de imóveis por temporada
As limpezas diárias fazem parte da gestão e governança de imóveis por temporada. Mas há muito mais responsabilidades que os anfitriões precisam assumir! E uma gestão profissional faz grande diferença no desempenho dos negócios que atuam na área.
Veja as palestras do staysup e aprofunde o seu conhecimento como anfitrião todos os dias!
7 comentários em “Aprenda a fazer um checklist de limpeza completo para aluguel de temporada”
Alguém precisando de um faxineira por temporada.
Trabalho com limpeza pós e pré entrada de hóspedes.
Qualquer coisa estou a disposição.
Olá, Cleiton enviamos um e-mail para você 🙂
De onde é?
Somos a Stays! A maior plataforma de aluguel por temporada da américa latina.
Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!
[…] por exemplo, isso inclui a limpeza do local, a qualidade dos materiais usados nas roupas de cama e banho, a climatização e os […]
Olá,eu procuro clientes que são proprietários de apartamentos para locação de temporada,estou a oito anos no mercado temos clientes, mas gostaria muito de crescer e ajudar mais pessoas a cuidar muito bem do seu patrimônio,como faço para conseguir isso?
Temos veículo próprio ( moto)
Usamos checklist
Atendemos sete dias por semana
E somos muito prestativos.