Como fidelizar e ganhar exclusividade com proprietários de imóveis de temporada

Uma das grandes dificuldades de quem está crescendo no mercado de aluguel de temporada é conseguir mais imóveis para seu portfólio. Afinal, além de os negócios terem sido abalados pela pandemia, novos players vêm entrando no mercado, tornando a concorrência ainda mais acirrada.

Porém, mais do que conseguir imóveis, um dos aspectos para contribuir com a sustentabilidade do seu negócio é poder contar com a exclusividade desses imóveis – em outras palavras, que nenhum outro administrador possa alugá-lo além de você.

Embora não se possa fazer mágica para garantir essa exclusividade, é possível adotar algumas boas práticas que ajudarão você a fidelizar e ganhar exclusividade com proprietários de imóveis de temporada. Vamos a elas? Acompanhe e boa leitura! 



Como fidelizar e ganhar exclusividade com proprietários de imóveis de temporada


1. Ajude o proprietário com dicas para adaptar o imóvel para aluguel de temporada

Hóspedes que buscam aluguel de temporada não possuem as mesmas necessidades que pessoas que buscam aluguel em longo prazo. Assim, convém adaptar os imóveis para que estejam mais preparados para receber o tipo certo de pessoa.

A questão é que muitos proprietários não sabem disso, e acabam deixando seu apartamento ou casa “desatualizado” com relação ao que deve ou não ser oferecido ao hóspede.

Por exemplo, uma propriedade para aluguel de temporada não precisa de tantos armários e espaços para guardar uma grande quantidade de roupas, já que os visitantes não ficarão ali por muito tempo.

Por outro lado, é indicado investir nos ambientes de convivência, como a cozinha e a sala de estar, já que muitos hóspedes passarão boa parte do seu tempo ali quando estiverem no apartamento.

Outro ponto importante é deixar a cozinha bem equipada, pois os hóspedes não gostarão de ter que comprar um utensílio para usá-lo poucas vezes por não encontrarem no apartamento. Todos esses conselhos ajudarão o proprietário a compreender que você terá cuidado em administrar o imóvel dele – e talvez queiram que você seja a única alternativa para isso.

2. Demonstre a autoridade que possui no mercado

Se você já possui alguma autoridade no mercado, é importante deixá-la clara ao possível cliente. Afinal, a confiança e satisfação de um proprietário ao entregar seu imóvel para alguém que consegue provar sua eficiência e experiência é muito maior. Consequentemente, também são maiores as chances de conseguir exclusividade para administrar esse imóvel. 

É claro que, para isso, você terá que ter alcançado certo nível de autoridade e reputação, o que é um trabalho árduo e que demora para dar resultados. Ainda assim, você não deve ignorar essa etapa em nenhum momento do seu processo. Uma boa ideia para obter autoridade e reputação é investir em estratégias de marketing, como inbound marketing e marketing de conteúdo.



3. Busque se diferenciar

A diferenciação no mercado é um dos mantras de qualquer empresa que queira se destacar da concorrência. E não é à toa: se isso é dito, é porque é essencial para a sobrevivência do negócio em longo prazo. Sendo assim, é um conceito que você deve perseguir.

E, quando falamos em se diferenciar, queremos dizer que sua empresa deve oferecer aquilo que a concorrência não oferece. É claro que isso vai depender de qual é o seu nicho de mercado, sua buyer persona, qual é o preço médio do aluguel que pratica, as taxas e comissões que cobra etc. De qualquer maneira, a questão é explorar pontos e nichos que os concorrentes ainda não exploram.

4. Considere oferecer o modelo de rentabilidade garantida

Um dos maiores medos que muitos proprietários têm é ficarem sem alugar sua propriedade, tendo que arcar com as despesas do imóvel sem ter uma contrapartida. Assim, uma ideia que pode assegurar exclusividade com eles é oferecer um modelo de rentabilidade garantida. 

Ou seja: mesmo que o imóvel não seja alugado, será pago um certo valor ao proprietário. Essa pode parecer uma ideia excessivamente arriscada mas, além de aumentar as chances de exclusividade, também aumentará a confiança do proprietário.

Contudo, é preciso ressaltar que, antes de oferecer esse modelo, é preciso calcular de forma bastante precisa se esse tipo de acordo não tem muitas chances de deixar você no prejuízo. Para isso, é preciso levar em consideração aspectos como localização, estado, estratégias de divulgação e busca do apartamento, entre outros. Outro ponto importante é atrelar o modelo de rentabilidade garantida à exclusividade, para que nenhuma das partes saia prejudicada.

5. Conte com o marketing boca a boca

O marketing boca a boca continua sendo uma das formas mais eficazes de marketing, não só por ajudar na divulgação do seu negócio, mas também por auxiliar a fortalecer sua imagem no mercado.

Assim, se tiver clientes satisfeitos, não hesite em pedir para que ajudem a divulgação da sua empresa com proprietários de imóveis de temporada. Além de contar apenas com a boa vontade desses clientes fiéis, uma boa ideia é oferecer a eles algum tipo de compensação, como descontos ou brindes interessantes. É claro que tudo isso deve ser considerado conforme o perfil do seu público-alvo.

6. Dedique-se à “venda”

Se você já tem algum acordo de exclusividade em mãos, tenha certeza de dedicar-se profundamente à divulgação e aluguel do apartamento ou casa desse cliente. Afinal, você já está focado e motivado pelo trato – não deixe a peteca cair.

Assim, como já dissemos, invista mais no marketing – em especial no marketing digital – para divulgar esse imóvel exclusivo. Invista ainda mais esforços e recursos para captar clientes para essa propriedade, pois ela não é só mais um imóvel no seu portfólio. Alguns exemplos de dedicação “extra”:

  • Esforço: dedique-se um pouco mais para fazer a criação de anúncios e as sessões de fotos, e crie peças mais elaboradas;
  • Financeiro: coloque mais recursos na divulgação;
  • Tempo: tire mais tempo para divulgar esse imóvel, e aprenda seus detalhes e diferenciais na hora de apresentá-lo a possíveis hóspedes.

7. Entenda o momento dos proprietários

Já falamos várias vezes aqui no blog da Stays como temos vivido tempos difíceis, e como isso tem afetado os proprietários de imóveis de temporada, principalmente por causa da queda do turismo.

Assim, considere tudo isso na hora de tentar um acordo de exclusividade com o cliente. Muitos deles estão com os apartamentos parados há bastante tempo. Além disso, muitos precisaram vender imóveis na pandemia, ficando em uma situação mais delicada.

Ajude nesse processo e propronha sempre soluções que sejam as melhores possíveis para ambas as partes.

8. Garanta manutenção constante

Um dos pontos que faz com que muitos proprietários busquem administradores de aluguel de temporada é justamente para evitar terem problemas. Então, aja de acordo e ofereça os serviços mais requisitados com qualidade inquestionável. Um exemplo é oferecer serviços de limpeza e manutenção eletroeletrônica por parte do seu negócio.

Para saber mais sobre como fidelizar e ganhar exclusividade com proprietários de imóveis de temporada, assista ao vídeo abaixo com os fundadores da Vossa Bossa Stay, empresa de aluguel de temporada com mais de 50 imóveis em seu portfólio.

E você, quais ideias tem para fidelizar e ganhar exclusividade com proprietários de imóveis de temporada? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe abaixo nos comentários!

Veja mais:

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

1 comentário em “Como fidelizar e ganhar exclusividade com proprietários de imóveis de temporada

  1. gate.io nasıl para yatırılır gate.io nasıl para yatırılır

    This article opened my eyes, I can feel your mood, your thoughts, it seems very wonderful. I hope to see more articles like this. thanks for sharing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: