Como rentabilizar o seu imóvel de diferentes maneiras durante a pandemia

A pandemia de Covid-19 é a “primeira grande ameaça aos mercados de aluguel por temporada no mundo todo”, segundo o AirDNA, que coleta e analisa dados sobre o segmento. Devido aos cancelamentos de reservas em massa, é preciso buscar alternativas para rentabilizar imóvel durante o período. 

Isso acontece devido à versatilidade das casas e apartamentos alugados por temporada. Por serem mobiliados, equipados e terem localização privilegiada, continuam sendo atraentes para outros tipos de investimento. 

É bastante provável que nenhuma outra atividade seja tão rentável quanto a locação de curta duração, mas sugerimos que você avalie as possibilidades a seguir para sobreviver à crise causada pelo novo coronavírus. Veja: 

Rentabilizar imóvel: 5 alternativas para atravessar a crise do coronavírus

Antes de mais nada, lembre-se de seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para manter-se em segurança e promover segurança para todas as pessoas ao seu redor. Agora, vamos às opções para rentabilizar imóvel: 

1. Apostar na hospedagem de isolamento

É possível rentabilizar o seu imóvel de temporada com a hospedagem de isolamento durante a pandemia de Covid-19, inclusive com a nossa ajuda, sabia? Recentemente, lançamos a plataforma tamojunto.stays, que oferta acomodações com pelo menos 35% de desconto em locações mensais para quem está na linha de frente no combate ao vírus. 

Além de baixar o preço das diárias, é preciso preocupar-se com a limpeza e desinfecção das acomodações para fazer parte da iniciativa. Como recompensa, além de faturar e aumentar a taxa de ocupação, você estará ajudando aqueles profissionais que precisam isolar-se de familiares enquanto trabalham neste período. 

Além das Experiências Online, o Airbnb também lançou um programa semelhante, voltado principalmente aos profissionais de saúde. Veja aqui mais informações. 

Leia também: Hospedagem de isolamento: acomode quem luta contra a Covid-19 por um preço reduzido com a ajuda do tamojunto.stays

2. Avaliar estadias de longa duração com valores mais baixos

Nem todas as pessoas fazem quarentena nas suas próprias casas. Os nômades digitais são um exemplo de público que pode vir a efetuar uma reserva durante o período de coronavírus, já que normalmente não possuem endereço físico e estão impedidos de viajar. 

Há, ainda, quem simplesmente não se sinta confortável em passar tanto tempo na própria casa e que, consequentemente, procurará outro lugar para praticar o distanciamento social. Casas amplas e arejadas ou apartamentos com varanda saem na frente nesse tipo de busca. 

Além disso, existem pessoas em busca de espaços confortáveis para o home office. Lembre-se de editar o seu anúncio a fim de valorizar tais características. 

Pensando nisso, você pode rentabilizar o seu imóvel por meio de estadias mais longas voltadas a esse público. Não se esqueça de oferecer condições especiais para a reserva, nomeadamente valores mais baixos do que você praticaria para períodos menores. Faça uma divulgação específica nas redes sociais e por e-mail. 


rentabilizar imóvel

3. Trabalhar com a tendência do Staycation

Você já ouviu falar em staycation? Em resumo, o termo une as palavras em inglês “stay” e “vacation”, que significam literalmente “ficar” e “férias”. 

É uma tendência de comportamento observada em praticamente todos os lugares do mundo, na qual as pessoas escolhem passar um período curto de férias ou um feriado na própria cidade ou em uma cidade próxima àquela onde vivem. Nós arriscamos dizer, inclusive, que isso será cada vez mais frequente nos próximos meses, pelo menos enquanto os voos ainda estiverem restritos.

Se na sua localidade é possível transitar entre municípios, você deveria considerar essa possibilidade para atrair visitantes durante este período. Pense naquela família que vive em São Paulo, por exemplo, e que adoraria passar um fim de semana isolado na sua chácara ou casa de praia. Procure comunicar-se com esse tipo de público para rentabilizar imóvel nos tempos atuais. 

4. Divulgar o espaço para realização de sessões fotográficas

Essa é uma alternativa menos convencional do que as anteriores, mas que pode garantir a entrada de um dinheirinho durante a crise. Caso a sua acomodação seja daquelas instagramáveis, então, as chances de algum fotógrafo interessar-se pelo espaço são ainda maiores. 

Converse com profissionais de trabalham com imagem na sua cidade para checar se há a necessidade de um set. Nesse caso, vale tudo: fotos de pessoas, produtos, comidas e até mesmo gravação de vídeos institucionais, caso o cenário seja condizente. 

Leia também: Tudo o que você deve saber sobre análise tarifária no aluguel de temporada

5. Virar a chave temporariamente para o aluguel de longo prazo

Essa é uma possibilidade que já deve ter passado pela sua cabeça, certo? Mas não à toa o aluguel de longo prazo ficou por último em nossa lista. Isso porque temos esperança de que haverá uma retomada breve e segura das viagens e, consequentemente, dos aluguéis de temporada, que são os mais rentáveis

De qualquer forma, você pode avaliar a possibilidade de ofertar o seu imóvel por períodos superiores a três meses, que é o limite do aluguel por temporada. Comece ofertando o seu espaço para período de três a seis meses a fim de testar a demanda.

Se a medida for capaz de garantir a sobrevivência do seu negócio, terá todo o nosso apoio. Também conte conosco para retornar à locação de curta duração na sequência, quando a poeira tiver baixado. 

Considerações finais

Nós esperamos que alguma das cinco alternativas que listamos acima surtam efeito para você rentabilizar o seu imóvel durante esses tempos tão difíceis. Sabemos que não está nada fácil manter as contas em dia, principalmente sem saber quando tudo voltará ao normal. 

Mesmo assim gostaríamos de passar uma mensagem de esperança para você, anfitrião e anfitriã. A Europa, que já foi o epicentro da pandemia, começa a abrir-se lentamente, inclusive com a indústria da hospitalidade. É questão de tempo para o mesmo acontecer no Brasil. 

Durante esse período, conte conosco. Deixe o seu comentário ou a sua dúvida no espaço abaixo. Nós teremos prazer em te ajudar.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: