Idosos no aluguel de temporada: o que você precisa saber sobre essa demanda crescente

Por depender da internet, há quem pense que a locação de curta duração seja algo exclusivo da geração Y, que também é conhecida por millenials e compreende a população nascida entre entre a década de 80 e os anos 2000. Mas uma pesquisa recente revelou que os viajantes com 60 anos ou mais lideram o crescimento no Airbnb. Os idosos no aluguel de temporada têm se destacado enquanto usuários e anfitriões.

Perfil dos idosos no aluguel de temporada

Segundo o Airbnb, de setembro de 2017 a setembro deste ano, o crescimento do uso de sua plataforma entre seus usuários brasileiros com pelo menos 60 anos foi de 93%. Portanto, os idosos no aluguel de temporada representam a faixa etária de hóspedes que mais cresce nessa Online Travel Agency (OTA). A evolução no Brasil também é maior do que o da média mundial da plataforma, de 66%, considerando o mesmo público.

O levantamento demonstra que o uso da tecnologia para encontrar opções de aluguel de temporada não é uma exclusividade dos jovens e adultos. Além disso, a pesquisa reforça o envelhecimento gradativo da população brasileira e do mundo. De acordo com cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil terá 37 milhões de idosos até 2027, o que já posiciona o país na sexta colocação mundial nessa faixa etária.

Já enquanto proprietários ou administradores, os idosos no aluguel de temporada também recebem as melhores avaliações dos hóspedes. Eles detêm 85% das avaliações de cinco estrelas no Airbnb. Na verdade, são elas, já que a maioria deste grupo de anfitriões é composta por mulheres (57%).

A pesquisa ainda indicou que o público sênior ganha mais anualmente quando comparado aos demais. São em média R$ 6 mil a cada ano, enquanto a renda anual dos anfitriões considerados típicos pelo Airbnb é de R$ 5,5 mil.

Estilo de viagem do público 60+

Os idosos no aluguel de temporada preferem viajar em grupos de família ou amigos. Também fazem viagens de maior duração quando comparados a outras faixas etárias. São, em média, mais de cinco dias nos destinos nacionais e oito dias naqueles internacionais.

idosos no aluguel de temporada


A viagem doméstica é mais frequente e representa 53% das reservas. Entre as cidades preferidas do público sênior, destacam-se: São Paulo (30%), Rio de Janeiro (26%) e Florianópolis (13%), que também são aquelas que se sobressaem na locação de curta duração. Considerando os destinos fora do país, a Europa surge como a região mais procurada, com destaque para Portugal (em especial Porto e Lisboa), com 34% das reservas internacionais dos idosos brasileiros no aluguel de temporada, e Itália, que tem 16% da preferência.

Para os visitantes seniores que vêm ao Brasil, o Rio é a cidade preferida e logo atrás vem Florianópolis. Entre viajantes idosos de todas as nacionalidades, as localidades que registraram o maior crescimento em reservas entre setembro de 2017 e setembro de 2018 foram Balneário Camburiú (SC); Santos (SP); Foz do Iguaçu (PR); João Pessoa (PB); e Belo Horizonte (MG).

“O Brasil, destino preferido dos hóspedes com 60 anos ou mais, tem tudo para  ganhar continuamente com o aluguel de temporada. Os 60+ são hóspedes estratégicos: realizam viagens mais longas e com grupos de, no mínimo, três pessoas. E os anfitriões seniores brasileiros ainda promovem uma hospitalidade de excelente qualidade no Brasil”, diz Leonardo Tristão, que é diretor-geral do Airbnb no Brasil.

Como receber com qualidade a faixa etária sênior?

Levando em consideração os dados destacados acima, fica claro o impacto dos idosos no aluguel de temporada e no turismo como um todo. Afinal, as pessoas com mais de 60 anos buscam cada vez mais aproveitar a vida e incluir atividades de lazer na rotina, prevendo inclusive gastos maiores do que quando mais jovens. Por isso, os anfitriões devem se preparar para atrair e recepcionar esse público.

O AlugueTemporada é outra OTA que já está atenta ao potencial estratégico dessa faixa etária no segmento. Recentemente, inclusive, publicou dicas de segurança para receber idosos com base na expertise de arquitetos. A principal recomendação é tornar o ambiente seguro para essa população que, com a idade avançada, pode ter visão ou estabilidade comprometidas.

Nesse sentido, é interessante evitar tapetes que possam deixar o chão escorregadio. No lugar, opte por pisos antiderrapantes. Tenha atenção com as escadas, cuja recomendação é que sejam sinalizadas em cada degrau e possuam corrimão firme dos dois lados. Já nos banheiros, avalie a possibilidade de instalar barras de apoio em conformidade com as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a fim de evitar acidentes.

O imóvel que irá receber os idosos no aluguel de temporada também deve possuir uma boa iluminação: natural e artificial. A fim de que não sejam necessários grandes esforços para utilizá-los, tomadas e interruptores precisam estar na altura dos braços. Rampas com até 6º de inclinação, por outro lado, são mais indicadas, até para tornar a propriedade mais acessível para pessoas com deficiência.

Em relação aos móveis, sugere-se que não atrapalhem a circulação no local e tampouco tenham cantos pontiagudos. Prateleiras ou estantes precisam ser alcançadas sem o apoio de um banco ou cadeira. Abra mão de sofás, poltronas ou colchões extremamente macios, porque dificultam na hora de se levantar.

Você também deve saber vender o seu destino, por meio de publicações em um blog ligado ao seu site próprio, por exemplo, para os idosos no aluguel de temporada. É interessante que explique por que a sua cidade é atrativa para esse público. Dê exemplos de atrações disponíveis.

Já recebeu o público 60+ na sua propriedade ou é um idoso adepto do aluguel de temporada? Compartilhe conosco a sua experiência ou dúvida no espaço dos comentários.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

2 comentários em “Idosos no aluguel de temporada: o que você precisa saber sobre essa demanda crescente

  1. dogami dogami

    Reading your article helped me a lot and I agree with you. But I still have some doubts, can you clarify for me? I’ll keep an eye out for your answers.

  2. Mirtes Pegorer Mirtes Pegorer

    Muito interessante a abordagem. Tenho 64 anos,alugo 2 casas minhas há mais de 3 anos pelo airbnb, e acabei de voltar de uma viagem com uma amiga de mesma idade, à Espanha onde fiquei em quartos em aptos de famílias em Madri e Barcelona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: