Se você trabalha com aluguel de temporada, já deve ter ouvido a respeito do Airbnb Superhost, certo? Estamos falando do programa lançado em 2016 por esta Online Travel Agency (OTA) para recompensar os proprietários ou administradores mais dedicados à atividade. Por conferir um status VIP em meio a tantos anúncios, há muita gente querendo ser Super Anfitrião Airbnb, mas será que vale a pena mesmo?
A ambição é compreendida, até porque o site promete maior exposição nos resultados de busca, mais reservas e, consequentemente, incremento na receita do negócio de temporada a partir da medalha. Segundo o Airbnb, essa foi uma resposta à falta de experiências consistentes na plataforma de hospedagem alternativa.
Com o Super Anfitrião Airbnb, os viajantes conseguem diferenciar hosts experientes (e profissionais) de novatos, o que não era possível antes somente com a classificação por estrelas. Isso porque cerca de 80% dos proprietários possuem pelo menos 4,5 como nota. Assim, o selo surge como uma métrica mais abrangente, que leva em consideração todo o portfólio de propriedades, número de estadias e taxa de resposta, por exemplo.
Mas, passados três anos do lançamento do Airbnb Superhost, será que o público em geral dá preferência aos anúncios feitos por Super Anfitriões? O Airbnb, enquanto árbitro, confere a medalha de maneira correta aos hosts? Para sanar essas dúvidas, o AirDNA, que levanta dados específicos sobre o aluguel de temporada, mergulhou nas estatísticas disponíveis. Veja os insights mais interessantes:
Principais motivos de desqualificação do Super Anfitrião Airbnb
De acordo com o AirDNA, cerca de 1,6 milhão de anfitriões que seriam elegíveis ao programa deixaram de obter a medalha do Airbnb Superhost em 2017, quando só 392 mil alcançaram o status. Entre os principais motivos da desqualificação ao programa, estão:
- Baixo número de reservas: 1,2 milhão de hosts não concluíram pelo menos 10 reservas no período;
- Baixas avaliações: 216 mil anfitriões não conseguiram ser classificados pelos hóspedes com uma nota superior a 4,8;
- Baixa taxa de resposta: 67 mil administradores deixaram de responder 90% das mensagens com menos de 24 horas;
- Alto número de cancelamentos: 45 mil cancelaram reservas no último ano de análise.
Nesse contexto, é válido destacar que 78% dos hosts deixaram escapar a medalha do Airbnb simplesmente porque não obtiveram o número mínimo de reservas estipulado pelo programa. Isso demonstra a necessidade de investir previamente em profissionalização, como por meio de estratégias de marketing e do investimento em tecnologia para aluguel de temporada, para alcançar mais facilmente a estampa do Super Anfitrião Airbnb.
O AirDNA continuou a análise em um comparativo entre Super Anfitriões e Anfitriões Comuns. As avaliações concedidas pelos visitantes a respeito da limpeza e do valor são os maiores diferenciais entre hosts muito e pouco experientes. O gráfico a seguir demonstra outros indicadores relevantes:
Impacto da medalha em visualizações, ADR e ocupação
Mesmo que conceda a medalha do Super Anfitrião Airbnb, é a OTA quem ainda tem o poder final sobre o sucesso dos anfitriões. Por isso, é tão importante dispor de um site próprio para aluguel de temporada. Dessa forma, você não fica refém da política de nenhuma empresa a não ser a sua na hora de vender as propriedades.
Mas dando sequência aos dados extraídos pelo AirDNA, é válido acrescentar que os Superhosts têm apenas 5% de melhoria no tráfego de visualizações de seus anúncios. Portanto, o impacto da estampa em posicionamento nos resultados e busca do próprio Airbnb parece ser pequeno, conforme a estatística apresentada com base em views semanais recebidas pelas propriedades destacadas.
Outro achado interessante do AirDNA diz respeito à Average Daily Rate (ADR), que é a taxa média de diária. Contrariando as expectativas, quem é Super Anfitrião Airbnb cobra 11% menos por uma noite do que a média global. Por outro lado, Superhosts compensam com uma taxa de ocupação 81% maior. A conclusão é de que esses proprietários ou administradores conseguem encontrar mais facilmente o equilíbrio entre ADR e ocupação, principalmente por meio de estratégias consistentes de revenue management.
Segundo o AirDNA, o preço dinâmico por uma noite é um componente essencial não apenas para maximizar a receita, mas também para atingir o status de Super Anfitrião Airbnb. Os dados obtidos pela empresa demonstram que os hosts agraciados com a medalha ganham globalmente 60% a mais de receita por dia disponível devido à capacidade de serem reservados quase duas vezes mais do que os demais.
Onde o peso da estampa é maior ou menor
Ser Super Anfitrião Airbnb é um diferencial competitivo, principalmente em grandes mercados, certo? Não necessariamente, segundo o AirDNA, que com base em dados não identificou uma relação entre alta performance ocasionada pela medalha e volume de aluguéis por temporada.
No entanto, ser Superhost em destinos dominados por viagens de lazer é vantajoso. O RevPar (Revenue per Available Rental) de propriedades no Caribe é menor do que a média global. Mas a mesma métrica em espaços bem próximos dali, ainda na América Latina, é maior do que os demais anúncios (veja a imagem abaixo). Isso porque se tratam de localidades turísticas emergentes, com grandes áreas metropolitanas, onde os hóspedes podem fazer questão de ter uma segurança a mais.
Trazendo a análise para o Brasil, podemos afirmar que ser Super Anfitrião Airbnb pode ter mais impacto no Rio de Janeiro (RJ) do que em Bombinhas (SC). Ambos são destinos turísticos de lazer, mas o primeiro deles está junto de uma grande cidade, o que pode gerar desconfiança em alguns viajantes.
Conclusão
A receita de quem é Super Anfitrião Airbnb é significativamente maior do que quem não é, conforme o AirDNA. Para comprovar a afirmação, eles destacam os seguintes indicadores:
1. Incremento de 81% na taxa de ocupação;
2. Aumento de 60% no RevPar;
3. Melhoria de 5% no tráfego a partir dos resultados de busca.
Portanto, vale a pena focar os esforços em conquistar e manter a medalha. O Sistema Stays, que utiliza os dados da AirDNA para auxiliar no momento da análise tarifária, pode impulsionar a obtenção do selo na sua conta.
Afinal, a solução proporciona um aumento de 40% nas reservas e, ao mesmo tempo, auxilia na gestão como um todo do negócio. Isso inclui auxílio na comunicação com prospects e a organização necessária para garantir que não seja preciso cancelar nenhuma reserva — ambos são pré-requisitos para obter a estampa de Super Anfitrião Airbnb.
Possui alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto? Deixe na caixa de comentários abaixo e vamos continuar a discussão por lá.