A taxa cobrada de proprietários e administradores pelas Online Travel Agencies (OTA) é uma tema constante de discussão no aluguel por temporada. Invariavelmente os debates incluem a comissão do Airbnb, já que essa é uma das principais plataformas do mercado. Como você já deve ter ouvido falar, foi o Airbnb que inaugurou a locação de curta duração como conhecemos hoje: intimamente ligada à internet.
A comissão do Airbnb
No momento em que este artigo está sendo escrito, em fevereiro de 2020, a taxa cobrada pelo Airbnb é de 3% para a maioria dos anfitriões, mas pode ser maior para hosts do Airbnb Plus ou para anúncios que tenham uma política de cancelamento Super Rigorosa.
A comissão é calculada a partir do subtotal da reserva (o preço por noite mais a taxa de limpeza e a taxa de hóspede adicional, caso se aplique, mas excluindo taxas do Airbnb e impostos). O tributo é deduzido automaticamente do pagamento do anfitrião.
De qualquer forma, é possível analisar a taxa de serviço cobrada por cada reserva. Para isso, acesse o Histórico de transações na página airbnb.com.br. Depois, ao lado da reserva que deseja analisar, selecione o código da reserva. Por fim, em Pagamento, você encontrará a comissão cobrada pelo Airbnb.
Mas e aí, vale a pena pagar a taxa de serviço do Airbnb?
É claro que a reserva direta, livre de comissionamento, é o principal objetivo dos anfitriões.
Porém, atualmente, é praticamente impossível sobreviver à concorrência sem montar uma estratégia de distribuição online diversificada: com OTAs de diferentes estilos, que investem pesado em marketing para estar nos primeiros resultados de busca, e site próprio, onde você também pode apostar em Search Engine Optimization (SEO) e em Google Ads para obter o mesmo resultado, mas essa será uma “batalha” desproporcional.
Por isso, a resposta à pergunta deste artigo é tão simples como isto: sim, vale a pena pagar a comissão do Airbnb. Se você ainda tem dúvidas a respeito desse tipo de investimento, é provável que não esteja fazendo bom uso desse site de anúncios de aluguel de temporada.
Por isso, aconselhamos fortemente que baixe gratuitamente o nosso Guia para hosts do Airbnb: de amador a profissional. Spoiler alert: administradores profissionais, que realmente enxergam o aluguel por temporada como um negócio, não pensam duas vezes na hora de pagar a comissão do Airbnb.
Isso porque conseguem obter retornos extremamente positivos da plataforma. É exatamente isso que nós ensinamos no Guia para hosts do Airbnb: de amador a profissional. Lá, você vai encontrar dicas de quem decidiu pagar a comissão do Airbnb, começou no mercado utilizando apenas os recursos dessa OTA e hoje estão entre as referências no Brasil.
Guia para hosts do Airbnb: de amador a profissional
Se você está pensando em anunciar os seus imóveis no Airbnb, este Guia é para você. Caso já anuncie, mas sente que não está valendo a pena pagar a comissão do Airbnb, o material também poderá te ajudar a finalmente melhorar a performance.
Por último, hosts experientes também são contemplados pelo eBook, já que é abordada até mesmo a estratégia de revenue management, que maximizou os lucros no aluguel por temporada.
Lembre-se: ser um verdadeiro administrador de aluguel de temporada, com perspectivas reais de crescimento, vai muito além de saber fazer um anúncio no Airbnb que atraia os viajantes. Você deve fazer o download do Guia para hosts do Airbnb: de amador a profissional se deseja aprender:
O que pode estar impedindo mais reservas
Conheça três principais condutas que podem fazer com que os seus potenciais hóspedes estejam desistindo de efetuar reservas.
Por que e como investir na sua marca
Saiba porque é tão importante passar a impressão de um negócio sólido, moderno, bem gerenciado e de fácil acesso, e como fazer isso.
Como começar um plano de crescimento
Fique por dentro de perguntas essenciais que precisam integrar o seu plano de crescimento e comece a pensar em respostas para elas.
Como aumentar os lucros ao longo do ano
Aprenda a usar a estratégia de revenue management e garanta uma receita maior, mesmo com um número menor de ocupação.
Depois de ler o Guia para hosts do Airbnb: de amador a profissional, nós podemos apostar que a comissão do Airbnb não será mais um problema para você. Garantimos que você será capaz de aproveitar ao máximo esse site de anúncios.
Caso ainda tenha dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco pelos comentários. Você também pode usar o espaço abaixo para comentar se gostou ou não do Guia para hosts do Airbnb: de amador a profissional. Aguardamos você!