Se você já colocou um imóvel ou quarto vago para alugar e fazer aquela renda extra com turistas na alta temporada – seja no litoral quando é verão, nas serras quando faz frio ou no Rio em tempos de Copa e Olimpíadas – você já teve uma pequena amostra de que como anunciar imóveis de Aluguel de Temporada é um negócio lucrativo no Brasil.
Depois de receber alguns hóspedes, por certo você já parou para pensar: e se a maior parte das noites do ano fossem reservadas? Quanto isso traria de renda para você?
O resultado dessa conta é tão tentador que profissionais têm deixado seus empregos fixos para se dedicarem 24h ao mercado de temporada nas capitais. Alugam quartos no próprio imóvel, no de amigos e parentes e até compram outros imóveis que transformam em mini-hoteis para receber viajantes de dentro e fora do país.
Por que esse mercado vale a pena?
- Por que esse mercado vale a pena?
- Por que anunciar seu imóvel em vários canais?
- Alguns sites de anúncio não são muito trabalhosos para anunciar?
- Por onde começar?
- Airbnb
- Booking
- TripAdvisor (ou FlipKey)
- Expedia
- AlugueTemporada (VRBO)
- Outros sites que você deve considerar anunciar no Aluguel de Temporada
- Confira outros artigos nossos que te ajudarão a anunciar no aluguel de temporada:
No Airbnb, por exemplo, site que dispensa apresentações, 70% dos anúncios de imóveis de temporada no Brasil são de imóveis por inteiro e não de apartamentos onde o próprio dono reside. Ou seja, o negócio vem interessando mais e mais pessoas que podem ter um lucro maior dessa maneira do que alugando seus imóveis anualmente com imobiliárias.
Só que apesar de ser um negócio atraente e simples de começar – se você já usou o Airbnb para anunciar sabe do que estamos falando – preencher todas as noites do seu imóvel ao longo do ano pode ser desafiador. Ainda mais sem o apelo de eventos como as Olimpíadas para dar uma mão.
Com a crescente oferta de apartamentos e quartos nas capitais, a concorrência cresce e fica cada vez mais difícil chamar a atenção em sites como o Airbnb ou em grupos de temporada no Facebook, que crescem em número de anunciantes cada dia mais. Para ter noção, o Airbnb já possui mais de 95 mil anúncios só no Brasil.
Ainda não começou a investir neste mercado? Recomendamos ler o artigo Por que o aluguel de temporada é rentável mesmo com a crise antes de tudo.
Agora se você já anuncia e quer fazer a sua renda extra se tornar mais consistente, saiba que o primeiro passo é de opinião unânime entre os administradores de imóveis de temporada que já cresceram no ramo: anuncie em mais sites de aluguel de temporada.
Diversificar os canais de divulgação é uma regra básica de marketing. Se você pensar bem, a técnica é simples de entender e infalível: quanto mais você divulgar seu imóvel, mais pessoas vão visualizar sua oferta e mais reservas você vai ter. Ainda mais se você der preferência ao sites que já possuem bastante tráfego de viajantes.
Por que anunciar seu imóvel em vários canais?
Outro benefício desta diversificação é não depender do sucesso do seu anúncio em apenas um dos sites para garantir o seu lucro mensal.
A Heidelberg, maior empresa de aluguel de temporada do Rio de Janeiro, faz isso. Ela tem 70% das reservas de seus imóveis vindo de 6 diferentes sites de anúncio, além do tráfego do seu próprio site.
O administrador de imóveis Márcio Costa também recomenda o caminho. Ele possui mais de 15 propriedades no Rio e só começou a apostar no aluguel como negócio quando aumentou o tráfego de hóspedes com a ajuda do site Booking.com. Até então ele considerava o aluguel uma renda extra e anunciava apenas no Airbnb. Hoje tem também seu próprio site, o Jump in Bed
O que queremos mostrar aqui é que se você quiser lucrar mais com suas reservas, precisa considerar anunciar em pelo menos mais de um site de anúncios.

Alguns sites de anúncio não são muito trabalhosos para anunciar?
Alguns sim. Ainda mais se você está acostumado com a facilidade do Airbnb. As possibilidades de sites são várias também, o que pode complicar um pouco mais o processo, pois cada um tem um modelo de cobrança e uma maneira particular de publicar o anúncio.
Por onde começar?
Para facilitar este seu próximo passo para crescer no mercado, criamos uma lista com os 5 sites mais usados para divulgação de Aluguel de Temporada no Brasil e alguns outros que você precisa ficar de olho. Aqui abaixo, detalhamos o que você pode esperar de cada um deles.
Airbnb
Um dos sites de anúncio que mais vem crescendo no Brasil pela facilidade de publicar casas e apartamentos por lá. Se você ainda não usa para anunciar, saiba que em 10 minutos seu anúncio pode ser publicado após fazer o cadastro de anfitrião.
O Airbnb costuma ser o canal de entrada para o mercado de Aluguel de Temporada.
Quanto pago para o site?
O modelo de comissão do Airbnb mudou em 2021. Até então, o Airbnb cobrava comissão de duas maneiras:
– uma porcentagem (3% a 5%) do anfitrião e outra do hóspede (de 0% a 20%);
– uma porcentagem de 15% apenas do anfitrião.
Resumidamente, o que vale agora é a cobrança de 15% apenas do anfitrião. Inclusive, isso já vinha sendo aplicado em outras regiões do mundo, como na Europa.
Precisa ter CNPJ?
Não
Como o site paga ao anunciante?
O Airbnb recebe o pagamento do hóspede, desconta o valor de 3% e repassa o pagamento 3 dias após o check in do hóspede.
A reserva é instantânea?
Não. Você tem a opção de aceitar ou rejeitar uma reserva no período de 24h como padrão. Se você quiser, porém, pode disponibilizar reserva instantânea.
O que mais você deve saber:
- Possui um passo a passo guiado para publicação de um imóvel, o que torna o processo o mais fácil do site desta lista.


- O site oferece gratuitamente, em algumas capitais do Brasil, um fotógrafo profissional para tirar fotos dos seus imóveis.
- Possui uma área educativa e informativa para os anfitriões.
- O Airbnb cobra uma taxa do viajante, de 6% a 12%, o que acaba encarecendo para o turista. Pode acontecer de você fazer uma promoção, por exemplo, e ela não ficar atraente para o turista por causa da taxa, o que não acontece em outros sites, como o Booking.com.
- Possui um canal de comunicação com o viajante, para você combinar pormenores, explicar dúvidas. A cultura do site estimula a conversa antes da hospedagem, o que pode ser um pouco cansativo para quem não gosta de responder dúvidas ou só quer alugar rapidamente.
- Ao colocar seu apartamento, você determina com quanto tempo de antecedência precisa saber de um hóspede. Isso elimina reservas em cima da hora, caso você não as queira.
- Pela facilidade de anunciar e baixa taxa de cobrança, a competição está alta. São mais de 95 mil anúncios só no Brasil. Aconselhamos não depender só deste canal.
- O Airbnb trabalha com os principais fornecedores de software do mundo pra facilitar a conexão dos anfitriões com os hóspedes. A stays faz parte dessa lista oficial de parceiros. Além da conexão do nosso software com o Airbnb, nós temos um canal direto com os profissionais da empresa e recebemos muitas informações privilegiadas em primeira mão.


É um grande prazer falar com a stays, um parceiro muito querido do Airbnb. É um sistema muito sólido tecnicamente e é o único parceiro preferencial do Airbnb no Brasil.
Felipe Marcondes, Gerente do Airbnb na América Latina
Booking
Geralmente a Booking.com é um divisor de águas para quem aluga por temporada profissionalmente. Isso acontece porque, por ser trabalhosa a publicação de imóveis, a oferta é menor, porém a demanda pelos turistas é a mais alta dos sites aqui listados.
Além disso, em muitos casos, a Booking se torna o motor de vendas para quem trabalha com Aluguel de Temporada.
Quanto pago para o site?
13% por reserva
Precisa ter CNPJ?
Não. Mas recomendamos abrir um MEI para oferecer a opção de cartão de crédito, pois isso ajuda a vender mais.
Como o site paga ao anunciante?
Você pode disponibilizar qualquer forma de pagamento para os clientes no seu anúncio da Booking e acertar os detalhes do pagamento por meio de mensagens com o viajante após confirmada a reserva.
Se você aceita pagamento no cartão, o processo pode ser bem rápido e não é necessário conversar com o viajante, o que é uma vantagem para muitos administradores de temporada. Como a Booking já solicita as informações do cartão na reserva, você pode efetuar cobrança com esses dados.


Ao final de cada mês, a empresa envia uma fatura com o valor da comissão referente as reservas com checkout no mês da referencia para você pagar.
A reserva é instantânea?
Sim. Você se compromete a aceitar todas as reservas. Para alguns, isso pode causar insegurança. Porém, se você quer transformar o Aluguel de Temporada em negócio, quanto mais reservas tiver, melhor. O turista dificilmente quer esperar muito quando encontra uma acomodação que gostaria de alugar. Por isso a maioria opta pela Booking quando planeja a viagem.
O que mais você deve saber:
- O site é um dos mais procurados por viajantes e tem um público muito mais plural que o Airbnb. Isto se dá porque há vários tipos de anúncios: pousadas, hoteis, albergues, etc.
- Você pode definir as regras de cancelamento: quantos dias de antecedência o hóspede pode cancelar sem cobrança e quanto ele vai pagar se extrapolar o prazo (ex.: o valor referente à primeira estadia).
- Eles são bem exigentes quanto à qualidade das fotos do imóvel e não permitem fazer a publicação se a qualidade for baixa. Então prepare boas fotos antes de começar o cadastro de anunciante.


- A Booking visita todo imóvel a ser colocado no site, o que torna o processo de publicação demorado. Caso você tenha muitos imóveis, é possível facilitar esse processo conversando diretamente com o atendimento da empresa.
- A stays também é parceira oficial da Booking.com.


TripAdvisor (ou FlipKey)
Quem já pesquisou no Google “o que fazer” na cidade que está visitando com certeza se deparou com uma página do TripAdvisor. Hoje eles são uma das referências em conteúdo e avaliação de lugares para se conhecer e isso traz tráfego qualificado de viajantes para o site.
A administradora de Imóveis, Thais Valente, da Easy Rent Rio diz que anunciar no FlipKey, ferramenta de publicação de imóveis do TripAdvisor, é muito fácil. O melhor desse site é que não é preciso administrar os pagamentos dos hóspedes, como no Airbnb.
Quanto pago para o site?
3% por reserva, uma das mais baixas. Porem, é o único que aplica essa porcentagem também sobre a taxa de limpeza que você cobra do viajante.
Esse é apenas um dos modelos de cobrança da empresa, que é o mais recomendável para quem não quer investir alto de início.
É possível ainda pagar um valor fixo por anúncio ou fazer o pagamento por cada solicitação de reserva recebida.
Precisa ter CNPJ?
Não. E não precisa de máquina de cartão também. Pode ser feito por depósito bancário e PayPal.
Como o site paga ao anunciante?
O site recebe do hóspede e já desconta o valor de comissão antes de nos repassar o pagamento após 24 horas do check in por conta bancária ou PayPal.
A reserva é instantânea?
Não. Você tem 24 horas para responder e aprovar pedido.
O que mais você deve saber:
- Faz toda a administração do pagamento para você, assim como o Aribnb, o que diminui a operação do dia a dia.
- Seguido do Airbnb, tem o passo a passo para cadastro de imóveis mais simples dos portais desta lista.
- É você que determina o número de dias que o hóspede tem para efetuar o pagamento antes que a reserva se cancele.
- Você tem autonomia para definir quão flexível ou não é sua política de cancelamento.


- O anunciante pode conversar por mensagem com o hóspede após a reserva ser confirmada com o pagamento.
- É possível anunciar até 5 com facilidade. A partir disso, eles possuem um programa especial para administradores e agências, sobre o qual você pode se informar por esta página.
Expedia
Quanto pago para o site?
15% por reserva
Precisa ter CNPJ?
Não
Como o site paga ao anunciante?
O pagamento do cliente vem direto para você por transferência bancária ou PayPal. No mês seguinte, a Expedia envia um boleto com o valor a ser pago, os 15% de comissão.
Existe um outro tipo de sistema, caso você tenha CNPJ. Nesse caso, a Expedia cobra 20% mas administra os pagamentos para você.
A reserva é instantânea?
Sim.
O que mais você deve saber:
- Não aceita o cadastro de quartos, apenas de imóveis por inteiro.
- É um site voltado para hotéis, apesar de muita gente anunciar e procurar imóveis por temporada por lá. Por esse motivo, você precisa deixar bem claro no anúncio que seu imóvel se trata de um apartamento, para não ter problemas com os clientes.
- É uma rede de sites. Quando você anuncia por lá, seu imóvel aparace em portais de busca para viajantes como Trivago, Hoteis.com, Decolar e outros parceiros que você pode ver aqui.
- O processo de cadastramento de anunciantes não é instantâneo como os outros sites desta lista. É preciso preencher o formulário de “Fale Conosco” falando sobre seu interesse em anunciar.


AlugueTemporada (VRBO)
O AlugueTemporada funciona de forma diferente dos outros sites de anúncio, pois ele não cobra por comissão. Ao invés disso, funciona como um canal de publicidade. Você paga uma mensalidade para ter seu anúncio divulgado e ganha mais ou menos destaque de acordo com o valor que você paga.
Quanto pago para o site?
Depende do plano contratado para os anúncios, sendo R$249 por trimestre o plano mais básico. Você pode ver mais detalhes de cada opções aqui. Fora o plano, o site não cobra comissão das reservas.
Precisa ter CNPJ?
Não.
Como o site paga ao anunciante?
Você tem total autonomia para combinar o pagamento diretamente com o cliente. Ao fazer a reserva, o cliente pode ver as formas de pagamento que você oferece.
O AlugueTemporada faz parte do grupo HomeAway, um dos maiores do mundo em Aluguel de Temporada. Quando o pacote inclui Anúncio Global (o que encarece a mensalidade), seu anúncio aparece para turistas fora do Brasil, nas versões gringas do AlugueTemporada.
A reserva é instantânea?
Não. O cliente envia uma solicitação ou faz uma pré-reserva e você pode aprovar ou rejeitar em 24h. Em outros países, a Homeaway já trabalha com a reserva instantânea, que deve chegar no Brasil em breve.
O que mais você deve saber:
- Você pode assinar um dos planos de divulgação diretamente no site e os valores são atraentes caso você tenha um ou poucos quartos/imóveis. Com mais propriedades fica bastante alta a mensalidade, mas é possível conseguir descontos conversando diretamente com a área comercial. Muitos administradores, por esse motivo, optam por anunciar apenas os seus melhores imóveis. Já que a AlugueTemporada fornece as informações do hóspede já na solicitação da reserva, existe a possibilidade de você oferecer outras propriedades ao cliente e até enviar o link do seu próprio site.
- Quanto mais caro o plano contratado, mais bem posicionado é o seu anúncio. Essa possibilidade não existe nos outros sites de anúncio, que orientam a lista de resultados de acordo com filtros como o de proximidade ou avaliação dos hóspedes.
- Possui um passo a passo para ajudar na publicação do anúncio. Todo anúncio passa por uma avaliação de qualidade, então não é publicado imediatamente.
- Possui um blog para ajudar os anunciantes.
- São bem restritivos quanto a mudar informações sobre o apartamento depois que o anúncio é publicado.
Outros sites que você deve considerar anunciar no Aluguel de Temporada
O TemporadaLivre, que é específico para o ramo de temporada e está crescendo no mercado. Ele funciona com mensalidade com valor bastante interessante perto dos concorrentes e não cobra comissão.
Decolar, que está começando a dar espaço para aluguel de temporada, e possui um tráfego alto de visitantes, porém ainda trabalha muito melhor com hotéis e pousadas. O site trabalha com reservas instantâneas comissionados.
ZapImóveis, que tem um área de Aluguel de Temporada recente, deve crescer nos próximos meses. Ele já é um canal muito rentável para alugueis anuais e tem se demonstrado um ótimo player no mercado de temporada. O Zap não cobra comissão, cobra apenas pelo anúncio.
Mercado Livre, que apesar de ser um canal para oferecer qualquer coisa, já possui muitos anúncios de imóvel de temporada e tem um tráfego muito considerável, o que pode render algumas reservas.
E na sua experiência, quais os melhores sites para Aluguel de Temporada? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!
Se você já tem mais de um canal de anúncio e deseja otimizar sua rotina recomendamos ler esse artigo sobre Channel Manager e agendar uma demonstração do sistema stays:
Confira outros artigos nossos que te ajudarão a anunciar no aluguel de temporada:
O que você deste post?
Clique nas estrelas
Média da classificação / 5. Número de votos:
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.