Como fechar reservas sem anunciar em portais de aluguel de temporada

É inegável que as OTAs (Online Travel Agencies) são excelentes maneiras de fechar mais reservas. Inclusive, com frequência publicamos aqui no blog conteúdos que ressaltam a importância de anunciar em vários canais de aluguel de temporada. No entanto, mais importante que isso é, em paralelo, ser dono do seu próprio tráfego, ou seja, ter seu site para fechar reservas sem anunciar em portais.

Um dos tópicos tratados no nosso webinar Como aumentar suas reservas no Aluguel de Temporada fala justamente sobre como criar seus próprios canais para conseguir mais reservas.

Mas, se você está se perguntando: “por que esta medida é tão significativa”? Basicamente, por dois motivos: o primeiro é pelo fato de não precisar depender exclusivamente de outros canais para fechar reservas, é sempre importante lembrar que quem está no controle das regras e do funcionamento de cada OTA são elas mesmas. A segunda questão envolve rentabilidade, pois o valor obtido com as reservas fechadas no seu próprio site é integralmente seu, sem precisar repassar comissões, ou seja, seu lucro com a reserva é maior.

Mas, para ter facilidade em fechar reservas sem anunciar em portais é preciso colocar em prática três principais medidas, elas são essenciais para estimular o fechamento de negócios e, ao mesmo tempo, manter tudo organizado e sob controle.

1) Seu site próprio precisa contar com motor de reserva para fechar reservas sem anunciar em portais

Além de colocar no ar um site próprio intuitivo, fácil para navegar, responsivo para dispositivos móveis e com informações relevantes (dados de contato, localização, serviços oferecidos e formas de pagamento), é preciso também que ele ofereça a possibilidade de reserva direta, para que o usuário consiga instantaneamente fechar negócio. Isso contribui para criar laço direto com os hóspedes, gerar confiança e fidelidade.

Importante: o fato de ter motor de reservas integrado ao software faz com que a disponibilidade de datas e precificação de tarifas sejam atualizadas automaticamente entre o site próprio e OTAs. Tudo funciona em perfeita sincronicidade, ou seja, não é necessário se preocupar em atualizar vários canais distintos.

fechar reservas sem anunciar em portais 1

Site da Rio Spot Homes desenvolvido e incluso no Sistema Stays para aluguel de temporada

A Stays dispõe de um software que funciona em total sincronia com os sites de cada empresa de aluguel de temporada a qual presta serviço, como é o caso da Rio Spot Homes.

2) Aplicar ações que gerem tráfego para o site próprio

Com o site rodando e devidamente pronto para receber reservas, é essencial colocar em prática algumas medidas de marketing para atrair público e gerar tráfego. No mercado de aluguel de temporada, duas ferramentas têm funcionado muito bem para isso: Instagram e Facebook Ads. Ambas as redes ajudam a fortalecer a marca e são peça-chave para identificar quem é o público que as suas acomodações e a sua marca atrai.

Segundo estudo publicado em novembro de 2017, 48% dos brasileiros fazem uso das redes sociais para programar viagens, 87% dos entrevistados mencionam usar o Facebook ao longo de todo o processo da viagem e 52% citaram também o Instagram. Porém, para que o seu negócio de aluguel de temporada consiga obter resultados a partir dessas ferramentas é preciso levar tudo muito a sério, dispondo de estratégia e planejamento. Entre as formas de atrair interessados estão:

  • seguir pessoas que tenham afinidade com o universo de viagens;
  • usar hashtags que tenham a ver com o público-alvo que se quer atingir;
  • atualizar as redes periodicamente;
  • definir um padrão de imagens;
  • usar a ferramenta de remarketing do Facebook para chegar em quem já entrou no site, mas não fechou reserva;
  • investir no Facebook Ads utilizando uma segmentação bem estratégica, afinal, o Facebook anunciou em janeiro de 2018 que reduzirá ainda mais o alcance orgânico das páginas de empresas, priorizando publicações feitas por amigos e familiares.

3) Relacionar-se da melhor maneira possível com quem chega ao site

É importante ter em mente que o trabalho não termina quando o usuário chega ao site. Esse foi apenas metade do caminho andado, agora é preciso investir no relacionamento para que de fato a reserva ocorra, sem qualquer empecilho. Por isso:

Tenha disponível uma ferramenta de chat

Especialmente no início, quando a sua marca ainda não está fortalecida no mercado, mesmo que o seu site tenha motor de reservas, é possível que as pessoas hesitem antes de reservar direto. Por isso, o chat é uma ferramenta fabulosa para contornar esse “problema”, porque é como ter um atendente on-line à disposição, que vai auxiliar em um momento sério que envolve a escolha onde aquele potencial cliente vai se se hospedar, possivelmente com a família ou amigos.

O chat ajuda a sanar dúvidas e possíveis receios de forma rápida, aumentando a chance de fechar reservas sem anunciar em portais de aluguel de temporada e não perder o visitante. Para ter ideia do quanto isso é importante, uma pesquisa apontou que 83% de todos os compradores on-line precisam de suporte para fazer uma compra e os chats online podem maximizar a taxa de conversão em 29%. Por isso, o software da Stays vem automaticamente com esse recurso.

Conte com um agentes de reservas

Atualmente, o mercado de aluguel de temporada ainda não gerou em todos os potenciais clientes a mesma impressão de segurança e qualidade que os hotéis já construíram. Por isso, há quem ainda fique receoso antes de fechar uma reserva. Para amenizar esse cenário está a figura do agente de reserva, um profissional que atua no mercado de aluguel de temporada passando segurança e credibilidade a respeito do negócio, alinhando as necessidades do hóspede com as acomodações e fazendo com que ele tenha a melhor experiência possível antes, durante e depois da reserva.

O agente de reservas é uma necessidade que aparece para a profissionalização de todo o negócio que está crescendo e quer manter a taxa de reservas consistente, principalmente quando se tem o próprio tráfego e site. O atendimento feito por este profissional pode ser via chat, por telefone, email e por qualquer canal que gere pessoas interessadas em saber mais sobre os serviços disponíveis e contribui para fechar reservas sem anunciar em portais.

E-mail marketing

Depois de fechada a reserva é o momento de estreitar ainda mais os laços com o hóspede, mantendo aquela sensação de acolhimento e segurança. É bem estratégico enviar um e-mail marketing confirmando a reserva, dando as boas-vindas e incluindo informações sobre as regras da casa e horários de check-in e check-out.

Mesmo depois de ele ter feito o check-out, a manutenção da relação contribui para render novas reservas. Que tal enviar um e-mail para agradecer a escolha pela sua acomodação e disponibilizar um link de onde ele pode deixar uma avaliação? Vale também enviar um e-mail informando que você está dando um desconto na próxima hospedagem a cada amigo indicado por ele que fechar um pedido de reserva.

Se você já tem uma lista de e-mail de ex-hóspedes, mas não entrou em contato recentemente, agora é uma boa oportunidade. Preparamos um modelo de e-mail bem amistoso para te ajudar a despertar neles a vontade de retornar às suas acomodações.

Imagino que você tenha percebido o quanto cada uma dessas ações influencia diretamente para fechar reservas sem anunciar em portais. Colocando tudo isso em prática você verá, com o tempo, o aumento do seu faturamento sem depender exclusivamente das OTAs.

Aproveite que você está no clima de descobrir formas de aprimorar os seus negócios e responda ao nosso Quiz: Você é um bom administrador de aluguel de temporada? para descobrir como está o seu conhecimento sobre o mercado.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

6 comentários em “Como fechar reservas sem anunciar em portais de aluguel de temporada

  1. Ana Paula Julio Sales Lima Ana Paula Julio Sales Lima

    Bom dia, fiz a reserva de uma chácara para o réveillon pagando 50% do valor, porém com a pandemia e o decreto municipal há proibição do evento e de locação de chácaras por tempo indeterminado na cidade onde moro. O proprietário disse q por lei da pandemia deve restituir somente metade do valor pago. Não houve quebra de contrato por nenhuma das partes e sim um decreto municipal. Também não iremos fazer uso do imóvel dele, então o mesmo não terá nenhum ônus. Como posso ser restituído do valor integral?

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Olá, Ana Paula! Perdão pela demora, nesse caso você deve procurar diretamente o canal responsável!

  2. Maria Paula Maria Paula

    Bom dia Sven Dos Santos
    Poderia me ajudar a escolher o melhor site para anunciar meu imóvel sem taxas ?
    Eu anunciava no Alugue temporada e agora eles querem administrar minhas locações e recebendo por mim…não estou concordando pois todos os hóspedes gostam de entrar em contato com o proprietário para tirar mais informações e não estão conseguindo pois o site bloqueia meus contatos não dando chance para quem vai alugar poder tirar dúvidas,negociar e sentir na voz uma credibilidade que nenhum site pode dar ao não ser falando diretamente com a pessoa.

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Oi, Maria Paula! Existem outros canais apenas de anúncio como era o Alugue Temporada antigamente, minha sugestão é procurar pelo TemporadaLivre, Casa Temporada e Casa Férias. Sucesso nas locações!

  3. Antonio Arruda Outeiro Junior Antonio Arruda Outeiro Junior

    Bom dia, Sr. Sven:

    Já nos falamos anteriormente.
    Hoje administro + de 20 imóveis e gostaria de trocar uma ideia sobre a possibilidade de inserir esses imóveis num site personalizado, como sugerido por vocês.
    aguardo contato,
    att
    Antonio Outeiro – 12 99779-9615

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Olá, Antonio! Um de nossos consultores já está em contato com você. Sucesso nas locações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: