Como valorizar a decoração do seu imóvel de temporada gastando pouco

Você sabia que 70% dos viajantes têm o design (aparência e decoração) como um dos principais critérios durante a escolha de um imóvel? Esse dado faz parte de uma pesquisa feita pela Booking com mais de 19 mil pessoas do mundo todo, e mostra o quão importante é investir na decoração para imóveis de temporada. Afinal, ela faz diferença nas Online Travel Agencies (OTA’s) e é sinônimo de competitividade.

Se a forma como você colocou o seu imóvel no mercado de temporada envolve uma das ações abaixo, este post será um divisor de águas para que você perceba a decoração como ferramenta estratégica de atração e fidelização de reservas:

1) Desocupou o imóvel, mas fez pouca ou nenhuma modificação na decoração;

2) Decorou o imóvel de acordo com seus próprios gostos, sem levar em consideração pontos específicos que envolvem decoração para imóveis de temporada.

Para ter ideia do quanto este assunto é sério, recentemente publicamos no post Decoração de imóveis de temporada: como atrair mais hóspedes com esse investimento um exemplo real de um apartamento que, depois de reformado e decorado, teve aumento de 517,36% no lucro. Isso aconteceu porque, após a reforma, o valor da diária aumentou de R$ 320 para R$ 620 e a taxa de ocupação de 35% para 62%.

Para inspirar o seu investimento em decoração, separamos algumas recomendações para que suas mudanças sejam efetivas na valorização dos imóveis de temporada e lucrativas para o negócio:

Identifique qual é o público do seu imóvel

Esse ponto é peça-chave para colocar em prática as demais ações. É bem importante ter em mente qual é o público que se quer atingir com cada imóvel – famílias, pessoas com pets, pessoas que procuram luxo, etc. O post 7 perfis de hóspedes que você deve considerar para seu negócio pode te ajudar na missão de encontrar essa definição.

Se o seu negócio é todo voltado a imóveis de luxo, por exemplo, invista em decoração desse patamar, porém, gastando o menos possível. Para isso:

procure referências de imóveis de luxo e fique atento a itens de decoração que fazem toda a diferença;
garimpe peças semelhantes, de menor custo, e crie ambientes refinados.

Já se o seu portfólio envolve imóveis de patamares variados, veja cada um deles como um imóvel de perfil distinto. Se a intenção é atrair viajantes com menor poder aquisitivo, invista em decoração barata, de bom gosto e que chame atenção. Se o imóvel foca em pessoas que querem viajar com seus pets, pense em alternativas de decoração que reforcem essa característica.

No fim das contas, o importante é ter congruência entre o público que se quer atingir e a decoração que vai investir.

Não deixe objetos pessoais pelo imóvel

Já ouvimos relatos de viajantes que ficaram hospedados em imóveis anunciados nas OTA’s e que se depararam com objetos, papéis e diversos outros itens que eram do dono do imóvel. Uma experiência como essa não passa profissionalismo e, consequentemente, segurança para o hóspede.

É importante ter em mente que os viajantes querem estar em um imóvel onde se sintam bem confortáveis, como se estivessem na própria casa. Por isso, desocupar o imóvel e deixá-lo do jeito que está não é nada estratégico para proporcionar uma boa experiência.

Invista no minimalismo

A premissa “menos é mais” faz toda a diferença na decoração para imóveis de temporada. Isso é a cara do estilo minimalista, que está em alta e tem como característica ambientes onde somente o que é essencial e estritamente necessário aparece. O branco e a madeira guiam essa estética, mas outras cores podem ser usadas de forma complementar.

Esse conjunto de características é atrativo, passa a sensação de limpeza, de estar em um ambiente novo e que transpassa tranquilidade interior. Fora do Brasil isso já é costumeiro nos imóveis de temporada.

A dica de fugir de cores e estampas muito marcantes se deve ao fato de que envolve um gosto muito pessoal. Por isso, optar pelo estilo clean é sempre mais tático para agradar a “gregos e troianos”.

Faça uma compra única e negocie descontos

Existem dois bons motivos para concentrar uma compra só todos os itens necessário:

  • encontrar peças que combinem uma com a outra, formando um conjunto;
  • negociar facilidades de pagamento e descontos.

Se grande parte dos seus imóveis de temporada seguem um perfil padrão, é possível comprar utensílios semelhantes para todos eles. Afinal, adquirir peças em grande quantidade amplia a chance de negociação e, além disso, otimiza seu tempo.

Outro ponto-chave é o fato de que escolher todos ou grande parte dos utensílios e objetos de uma única vez facilita para identificar naquele mesmo instante o que combina ou não, se uma coisa está em sintonia com a outra, se é realmente necessário, etc.

Inspire-se no que já dá certo sobre decoração para imóveis de temporada

Basta alguns minutos de busca pelo Airbnb para se deparar com uma série de imóveis que chamam atenção de forma positiva, tanto pela decoração, como pelos comentários positivos em relação à ela. Observe como os outros fazem e se inspire.

Aqui temos: branco predominante + eletrodomésticos em inox + porta utensílios na parede para dar um charme + cafeteira colorida.

Aqui temos: branco predominante + abajures estilosos + quadrinhos na parede para dar um ar familiar

Aqui temos: branco predominante + criado mudo feito de palete + toque amarelo para colorir

Aqui temos: branco predominante + almofadas e tapete com cores étnicas + banquetas para dar um charme e funcionalidade

A decoração para imóveis de temporada precisa ser vista como um investimento de marketing. Afinal, ela tem papel decisivo no aumento da taxa de reserva, do valor médio de reserva e, consequentemente, na receita final do imóvel.

Lembre-se também: para valorizar a boa decoração é preciso fazer boas fotos, por isso, aproveite para conferir o post Como ter fotos de imóveis incríveis em anúncios de aluguel por temporada.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

2 comentários em “Como valorizar a decoração do seu imóvel de temporada gastando pouco

  1. tadeu Junior tadeu Junior

    Chácara Di Pierri, fica no Recreio Internacional, condominio fehado, alugo p/ lazer e hospedagem ( do tipi Agrishow, com ou sem serviços de limpeza e cozinha), quero orientação de como fazer, a chácara é simples, p/ pessoas que venham a trabalho ou de férias e não procurem luxo.

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Olá, Tadeu! Que bom que você está considerando colocar em prática essas dicas, certamente vão valorizar ainda mais a sua propriedade. Procurar referências de outros imóveis semelhantes ao seu é uma alternativa para ter mais ideias. Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: