Airbnb Wi-Fi: faça este checklist na internet da sua propriedade de temporada

Você deve imaginar que o acesso à internet é uma das principais preferências de hospedagem no aluguel de temporada, certo? De acordo com esta pesquisa recente, a conexão é procurada por 45% dos viajantes, mais ainda por quem têm entre 18 e 24 anos (53%). Nesse sentido, é bastante provável que você ofereça Wi-Fi no Airbnb e em outras Online Travel Agencies (OTAs) que anuncia seus imóveis de temporada, mas será que entrega qualidade? 

Lembre-se que os hóspedes buscam comodidade na hora de conectar o Wi-Fi no Airbnb escolhido. Tanto para reservar algum restaurante, passeio ou atração, quanto para compartilhar as fotos da viagem nas redes sociais. Por isso, é preciso oferecer uma conexão ágil, estável e segura. Veja as nossas dicas para alcançar este patamar: 

Airbnb Wi-Fi: passo a passo para melhorar o Wi-Fi no aluguel de temporada

  • Avalie o seu provedor atual

A empresa que você contratou os serviços de internet para os imóveis de temporada que administra cumpre as condições acordadas em contrato? Comece o checklist do seu Airbnb Wi-Fi com uma análise da estabilidade e da velocidade da conexão. Procure saber se os hóspedes se queixam de que a internet cai com frequência.

Depois, use um site como o Speedtest para saber como está a performance em termos de rapidez. Por meio dele, você pode saber qual é a velocidade que o provedor está entregando. Caso esteja muito abaixo daquilo que você está pagando, pode ser o momento de trocar de empresa. 

Lembre-se que a agilidade da internet deve ser proporcional à quantidade de viajantes que você costuma receber. Uma internet de 2Mbps é insuficiente para um apartamento que pode acomodar seis pessoas, principalmente se todas resolverem conectar o Wi-Fi em seus aparelhos, o que costuma ser frequente. Pergunte ao seu provedor qual plano ou pacote são mais indicados levando esse aspecto em consideração. 

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre comissão no aluguel de temporada

  • Cheque a qualidade do sinal Wi-Fi em todos os cômodos

O sinal da internet deve alcançar todos os cantos de um imóvel de temporada. É normal que em alguns locais, como no banheiro, a conexão seja mais fraca por conta de fatores estruturais (no caso, os azulejos), mas não deve ser inexistente. Portanto, certifique-se, com a ajuda de um aplicativo como o WinFi Lite, que mostra a força do sinal por onde você andar. 

Caso seja necessário, pense em trocar os equipamentos. Conte com a ajuda de um profissional técnico para saber se é melhor investir em um novo roteador ou em um repetidor de sinal, que distribui o sinal do Wi-Fi pelo espaço. 

airbnb wi-fi

Dica extra: opte por um roteador profissional, principalmente se administrar um espaço grande ou se compartilhar a rede entre mais de um imóvel. Esses equipamentos têm maior capacidade de gerenciamento, velocidade de processador, alcance de sinal e estabilidade. Suportam, consequentemente, um número maior de conexões. 

  • Repense onde acomoda o roteador

A localização do roteador é crucial para a internet da sua casa ou apartamento de temporada performar bem. O aparelho deve ser posicionado em um local não muito baixo, nem escondido dentro de um armário, por exemplo. O ideal é que fique isolado, sem nada ao redor, e em um lugar elevado. 

Leia também: Como fazer uma descrição de imóvel de temporada que gera mais reservas?

  • Troque a senha frequentemente

Você já deve saber que deve informar a senha do Airbnb Wi-Fi em um welcome book para hóspedes de temporada. Mas também precisa trocar a sequência frequentemente. Use aplicativos como o LastPass para gerar senhas robustas que muito dificilmente serão desvendadas.

Isso porque a combinação pode ficar conhecida entre quem não precisa conhecê-la, principalmente por vizinhos, o que pode torná-la pior e até insegura. Preferencialmente, a internet disponível na sua propriedade deve ser de exclusividade dos viajantes que reservaram o seu espaço. Assim, a performance da conexão será melhor e você não receberá reviews negativas nesse quesito. 

  • Dê atenção especial à Smart TV

Se uma Smart TV fizer parte do inventário dos seus imóveis de temporada, avalie a possibilidade de ligá-la a internet por meio de um cabo. Assim, o sinal do Airbnb Wi-Fi será muito melhor, especialmente se comparado a conexão Wi-Fi. Com tantos usuários de Netflix e Spotify atualmente, tenha a certeza que os hóspedes vão agradecer a estabilidade proporcionada na televisão. 

  • Não se esqueça de cuidar com os crimes cibernéticos

Infelizmente, você não tem como saber se os seus hóspedes vão cometer crimes por meio da sua internet. Caso isso aconteça, você pode ser acionado ou até responsabilizado. Por isso, é importante tomar medidas preventivas. 

Uma delas é investir em um roteador que funcione com sistema operacional DDWRT. Um equipamento desse porte permite que você pré-configure uma lista com sites bloqueados. Você pode barrar o acesso a portais de pedofilia, por exemplo. 

Leia também: Como promover os seus imóveis com vídeos para aluguel de temporada?

Se você morar perto dos imóveis que administra, não caia na tentação de utilizar a mesma rede dos hóspedes. O ideal é manter duas em separado. Você também pode proteger-se adicionalmente ao utilizar uma VPN (Rede Privada Virtual, em tradução livre). 

Acomodações de trabalho, privilegiadas por nômades digitais, devem oferecer uma internet impecável. Se é o seu caso, coloque a mão na massa com base no checklist que destacamos acima. 

Que atenção você dá ao seu Airbnb Wi-Fi? Já recebeu algum comentário negativo que serviu para melhorar a internet que oferece aos hóspedes. Compartilhe a sua experiência ou dúvida conosco pelo espaço abaixo dos comentários.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

1 comentário em “Airbnb Wi-Fi: faça este checklist na internet da sua propriedade de temporada

  1. Dwain Dwain

    Keep on working, great job!|

    5.157.23.115:12345:jimi:jimi313

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar:

seguro fiança
Gestão de imóveis
David Cavalcanti

Seguro fiança: entenda como usá-lo no aluguel de temporada

No aluguel de imóveis por temporada, o seguro fiança ainda não é uma prática muito comum, mas tem sido uma opção cada vez mais adotada por gestores que não abrem mão de uma garantia locatícia. Quer saber mais? Continue a leitura e entenda os pontos mais importantes sobre os seguros fiança.

Leia mais »