Pelo menos até que surjam uma vacina ou um tratamento eficaz contra o novo coronavírus, proprietários e administradores do aluguel por temporada deverão esforçar-se para desinfetar imóveis. Principalmente aqueles que continuam recebendo visitantes durante a pandemia de Covid-19: hóspedes locais ou profissionais de saúde, por exemplo, em uma hospedagem de isolamento. Tudo para diminuir o contágio entre as pessoas, inclusive você.
Isso porque, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o coronavírus pode viver em uma maçaneta ou em um interruptor de luz por horas ou até mesmo dias. Ao tocar nessas superfícies contaminadas e levar a mão aos olhos, boca ou nariz, é possível contrair a doença, infelizmente. Tanto hóspedes, quanto governantes estão atentos a isso.
>>> [eBook Gratuito] Como lidar com os cancelamentos de reservas causados pelo coronavírus no aluguel de temporada?
Por isso, é fundamental tomar medidas adicionais de prevenção, como desinfetar imóveis entre as reservas. Inclusive, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDS), dos Estados Unidos, o ideal é que você dê um intervalo de pelo menos 24h entre um check-out e um check-in durante o surto de Covid-19. A medida é ainda mais importante se envolver um hóspede que possa ter sido exposto ao vírus.
Os anfitriões que participam do nosso programa tamojunto.stays devem esperar 72h para receber em seus espaços um novo profissional que atua na linha de frente do combate ao coronavírus. Dessa forma, é possível encarregar-se de limpar e desinfetar todas as superfícies sem pressa.
Continue a ler para saber como desinfetar o seu imóvel e contribuir para o controle da pandemia de coronavírus:
Limpeza versus desinfecção
Em primeiro lugar, é preciso entender a diferença entre uma simples limpeza e uma desinfecção completa da casa ou apartamento de temporada. No primeiro caso, a ação é focada em remover sujeiras ou impurezas, como tirar o pó de prateleiras.
Já na segunda situação, são adicionados ao processo produtos químicos para matar micro-organismos que podem causar doenças. Um exemplo de desinfecção consiste em pulverizar água sanitária em um pano e passar por uma superfície.
Em tempos de Covid-19, o ideal é que a limpeza dos imóveis seja seguida de desinfecção. Assim, as chances de haver uma infecção no seu espaço são consideravelmente menores. Portanto, no período atual, é preciso ir além da faxina comumente feita.
Desinfetar imóveis: como fazer, quais equipamentos e produtos utilizar?
Com as próprias mãos lavadas com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou desinfetadas com álcool acima de 70%, vista os equipamentos de proteção individual. Estamos falando de EPI`s como máscara, luvas e avental.
Idealmente, a maior parte do seu corpo deve estar coberta. Você também deve evitar tocar em seu rosto durante a limpeza, ok?
Antes de começar a limpar e desinfetar o seu imóvel, certifique-se de abrir as portas e janelas para ventilar o espaço, como orienta o CDC. Enquanto isso, aproveite para encaminhar o lixo deixado e inserir um novo saco descartável. Após arejar os cômodos, coloque as toalhas e roupas de cama para lavar na temperatura mais alta indicada pelo fabricante.
Use detergente ou sabão com água para limpar as superfícies, desde as mais rígidas, como pia e bancada, até as mais macias, como o próprio sofá. Depois, pulverize com desinfetante (soluções à base de água e água sanitária ou água e álcool 70%, sem misturar água sanitária e amoníaco) e espere alguns minutos. Limpe na sequência.
Dê preferência para papéis ou lenços descartáveis ou então utilize um pano novo para cada hóspede. Descarte corretamente ou lave tudo ao final, inclusive a sua roupa, preferencialmente com água quente. Também desinfete as máquinas que tiver no seu imóvel, como a de roupas e a de lavar louça.
Cheque se há sabonete para as mãos, papel de cozinha, lenços de papel e papel higiénico para os novos visitantes. Ao reabastecer, leve em consideração o tempo de estadia combinado. Encerre o procedimento lavando bem as suas mãos.
Leia também: Como oferecer self check-in no aluguel por temporada
Não deixe de desinfetar estas áreas dos imóveis
Além de anunciar o lançamento de um Programa Avançado de Limpeza no próximo mês para ajudar os anfitriões a limpar suas acomodações de forma mais eficaz durante a pandemia de Covid-19 e também depois, o Airbnb fez um checklist de itens para limpar e desinfetar nos imóveis de temporada. Veja:
Geral:
- Maçanetas de portas;
- Superfícies;
- Interruptores de luz;
- Controles (TV, ar condicionado…);
- Mesas;
- Correntes de ventoinhas e candeeiros;
- Parapeitos e puxadores de janelas;
- Termostatos;
- Chaves;
- Secadores de cabelo;
- Corrimões;
- Tábuas e ferros de passar;
- Lixeiras.
Cozinha:
- Lava-louças;
- Puxadores de armários;
- Eletrodomésticos: forno, torradeira, panela de pressão, máquina de café etc;
- Condimentos: azeite, saleiro e pimenteiro, especiarias e recipientes frequentemente usados, etc;
- Utensílios de cozinha que não podem ser lavados na máquina: tigelas de cerâmica, artigos de plástico para crianças etc;
- Cadeiras com costas rígidas.
Banheiro:
- Lavatórios;
- Privada;
- Puxadores de torneiras;
- Chuveiros e banheiras;
- Cortinas e portas de chuveiro;
- Dosadores de xampu, condicionador, e sabonete.
Quarto:
- Cabides e suportes para malas;
- Mesas de cabeceira.
Electrodomésticos de limpeza:
- Máquinas de lavar louça;
- Aspiradores de pó;
- Máquinas de lavar/secar roupa.
Artigos para crianças:
- Brinquedos;
- Berços e parques portáteis;
- Cadeiras de refeições.
Outras comodidades:
- Bicicletas;
- Guarda-chuvas;
- Jogos;
- Livros.
Leia também: Carta dos anfitriões aos viajantes: por que você deveria remarcar em vez de cancelar a sua estadia
Considerações finais
Ufa! Desinfetar imóveis é só mais um dos desafios de quem atua com aluguel de temporada em tempos de coronavírus. Apesar da dificuldade, a missão é necessária para atravessarmos essa fase difícil com fôlego para recuperarmos o prejuízo lá na frente, não é mesmo?
Tenha em mente que os hóspedes vão adorar conhecer toda a sua dedicação durante este período. A começar pela limpeza e desinfecção do espaço. Por isso, considere descrever tudo o que fez para recebê-los em segurança.
Aproveite para incentivá-los a manter os cuidados na sua casa ou apartamento durante a estadia. Para isso, deixe desinfetantes à disposição, se puder. Imprima as diretrizes de órgãos confiáveis, como a OMS e o CDS, para que saibam que você seguiu as recomendações e que os visitantes também podem segui-las.
Fique em segurança. Promova segurança para os seus hóspedes. Conte conosco! Se tiver alguma dúvida ou comentário a ser feito, utilize o espaço abaixo.
2 comentários em “Aprenda a desinfetar imóveis de temporada para prevenir a disseminação do coronavírus”
Reading your article has greatly helped me, and I agree with you. But I still have some questions. Can you help me? I will pay attention to your answer. thank you.
Reading your article has greatly helped me, and I agree with you. But I still have some questions. Can you help me? I will pay attention to your answer. thank you.