Carta dos anfitriões aos viajantes: por que você deveria remarcar em vez de cancelar a sua estadia

Se você acompanha o blog da Stays, sabe que os nossos artigos são direcionados aos proprietários, administradores, donos de pousadas, corretores de imóveis e imobiliárias que trabalham com o aluguel de temporada no Brasil e no mundo. 

Excepcionalmente hoje, a proposta é outra. Este texto quer dialogar diretamente com você, viajante, que tinha uma viagem marcada para os próximos dias ou meses e que havia reservado uma casa ou apartamento de temporada. 

É bastante provável que você esteja chateado por ter que cancelar as reservas devido à ameaça global da Covid-19, certo? Infelizmente, o anfitrião da acomodação onde você se hospedaria não está só chateado, mas apavorado com as perspectivas para quem trabalha com a indústria de viagens.

Para além da preocupação com a saúde e com as finanças, já podemos visualizar um impacto do coronavírus no aluguel de temporada. Mas é possível manter o otimismo ao adotar determinadas posturas, e isso pode passar por você. É sobre isso e sobre a perspectiva de quem trabalha nesse setor que abordamos a seguir. Vamos lá? 

Impacto do coronavírus no aluguel de temporada: o que pensa o seu anfitrião?

Do outro lado do “balcão”, o anfitrião do espaço que você reservou para hospedar-se durante o período sente direta e imediatamente o impacto do coronavírus no aluguel de temporada. Não só ele, mas profissionais do mundo inteiro estão enfrentando cancelamentos em massa, queda na taxa de ocupação e diminuição do valor das reservas, como demonstrou esta reportagem do The New York Times

Isso porque as pessoas simplesmente tiveram de parar de viajar para conter a disseminação do novo vírus e dar vazão ao atendimento nos sistemas de saúde. Em meio à necessidade de se proteger e de proteger quem se ama, há a urgência de manter os negócios em andamento, o que inclui o pagamento de parceiros, como profissionais de limpeza e administradores do aluguel de temporada, e a própria sobrevivência. 

Leia também: Tudo o que anfitriões precisam saber sobre coronavírus e aluguel de temporada

Em maior ou menor escala, toda a indústria do turismo já sente o impacto do coronavírus. Mas, diferentemente da aviação e da hotelaria, são os proprietários, administradores e anfitriões que serão os mais prejudicados. 

A justificativa para isso é simples: eles têm menos recursos financeiros para aguentar uma crise prolongada, por isso sentem mais o impacto do coronavírus no aluguel de temporada. Assim como o mercadinho do seu bairro vai ter mais dificuldade de manter-se de pé frente à rede multinacional de hipermercados. 

impacto do coronavírus no aluguel de temporada

Você é anfitrião no aluguel de temporada e quer compartilhar esta carta? Copie este link e compartilhe nas redes sociais – a imagem acima já será o destaque do seu post. Se preferir, salve a imagem e divulgue com o link.

O que você pode fazer para apoiar o aluguel de temporada em meio à crise?

Precisamos de solidariedade neste momento, caro viajante, para fortalecer pequenos e médios negócios, o que inclui o aluguel de temporada. Tudo para que haja fôlego para correr atrás do prejuízo depois que essa crise passar. 

Por isso, reunimos abaixo algumas sugestões do que você pode fazer em relação ao aluguel de temporada neste momento. Veja: 

1. Remarque em vez de cancelar a estadia

Para diminuir o impacto do coronavírus no aluguel de temporada, nós temos orientado os anfitriões a flexibilizar a política de cancelamento dos seus imóveis. Isso porque sabemos que, caso você venha a reservar alguma propriedade nos próximos dias ou meses, dará prioridade àquela que permite cancelar, devido à incerteza do momento. 

No entanto, se você já tinha uma viagem agendada, sugerimos que remarque-a em vez de cancelá-la. Outra possibilidade é aceitar o crédito que o anfitrião possa vir a oferecer em vez do cancelamento. Evite o reembolso para que ele possa contar com esse dinheiro, que pode ser crucial para a sobrevivência durante o período. 

2. Mantenha aceso o desejo pela viagem

Nós podemos apostar que o distanciamento social tem aumentado o seu desejo por viagem, certo? Temos visto muitas pessoas pelas redes sociais fazendo planos e roteiros turísticos para aproveitar quando for seguro viajar novamente. 

Recomendamos que você faça o mesmo, se possível. Essa postura pode ser bastante importante para os anfitriões terem a dimensão de que isso tudo vai passar e que eles poderão receber hóspedes novamente em um futuro (esperamos) breve. 

Aproveite o tempo livre para conversar com o proprietário ou administrador do imóvel que você escolheu sobre as atividades que você poderá fazer quando a viagem finalmente chegar. Você pode, por exemplo, compartilhar o planejamento pelas redes sociais, inclusive mencionando o espaço reservado.

Leia também: 4 maneiras de atualizar anúncios no aluguel por temporada que podem aumentar as reservas

3. Pressione governos e grandes empresas para auxiliar os pequenos e médios negócios

O Airbnb anunciou um fundo de US$ 10 milhões para apoiar as operadoras de aluguel chinesas enquanto o turismo no país foi interrompido. É importante valorizar esse tipo de iniciativa, além de cobrar que outras grandes empresas façam o mesmo, inclusive para beneficiar não só a indústria de viagem, mas o setor onde você trabalha também. 

Na mesma direção, é importante pressionar a iniciativa pública para que crie linhas de crédito de fomento ao turismo exercido por pequenos e médios negócios. Foi o que fez o governo de Portugal, por exemplo, que dentre outras medidas liberou 270 milhões de euros para esse público

Considerações finais

É certo que anfitriões estão se sentindo aflitos em relação ao impacto do coronavírus no aluguel de temporada. Mas você também pode esperar outro sentimento desse tipo de profissional: resiliência, algo inerente ao setor de viagens. 

Por isso, com as sugestões que listamos acima, você estará seguramente auxiliando essas pessoas a atravessar a crise econômica ocasionada pela Covid-19. Indo além, estará contribuindo para a sobrevivência desse tipo de negócio. Lembre-se: é importante agir agora, o quanto antes, e qualquer ação pode fazer a diferença lá na frente. 

Além de aproveitar o tempo para projetar a recuperação e explorar as funcionalidades do Sistema Stays, recomendamos que você, administrador de temporada, compartilhe este artigo com os seus hóspedes. Mais importante ainda: mantenha um canal aberto de comunicação com todos eles. Juntos, é mais fácil superar esse momento. 

Tem alguma dúvida ou deseja simplesmente desabafar sobre o impacto do coronavírus no aluguel de temporada? Deixe o seu comentário abaixo, seja você turista ou anfitrião, e nós teremos prazer em ajudá-lo. 

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

2 comentários em “Carta dos anfitriões aos viajantes: por que você deveria remarcar em vez de cancelar a sua estadia

  1. andre pereira da silva andre pereira da silva

    As OTAs sempre falam em cancelamento gratuito, mas não falam em repor (ao menos com outro locatário) a reserva que se quer cancelar ‘gratuitamente’. Assim, só o proprietário locador
    fica obrigado a cumprir as reservas. Deve ser por isso que as OTAs chamam o proprietário de ‘parceiro’ e o locatário de consumidor – aquele que parece ter desejos e direitos infinitos…

    Fica claro que as OTAs – e os demais intermediários na locação de temporada – tem seus próprios interesses nesse negócio de duas pontas e um meio. Para estes ‘meios’, que possuem diversos imóveis para negociar, o melhor seria a flexibilização total e o cancelamento gratuito. Já para os proprietários, que possuem apenas 01 unidade de imóvel disponível por categoria, as flexibilizações incentivadas pelas OTAs são um veneno.

    O cancelamento gratuito de uma reserva retira as chances do proprietário de manter seu faturamento. Ao aceitar isso, o proprietário entrega sua chance para outro parceiro-escravo das OTAs – que não deixam de ganhar. Assim, se as OTAs não ganham com um parceiro, ganham com outro e, quem perde é você. Só você…

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Oi, André. Tudo bem? Esperamos que encontre o melhor caminho para você e para as suas locações com as OTA’s. Sucesso nas locações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: