Como criar uma promoção de hospedagem no aluguel por temporada em quatro passos

Você sabia que, em 2019, haverá 16 feriados nacionais no Brasil? Além de serem oportunidades que as pessoas têm de viajar, as datas também podem ser traduzidas em chances para administradores de aluguel de temporada maximizarem a ocupação das propriedades e aumentarem a receita dos negócios. Contudo, é provável que a concorrência tenha a mesma expectativa, então é estratégico pensar em uma promoção de hospedagem para diferenciar-se.

A proposta é ampliar a visibilidade do seu imóvel de temporada. Até porque mais viajantes não necessariamente querem dizer mais reservas para o seu negócio, porque antes é preciso que o seu anúncio seja encontrado. Uma promoção de hospedagem bem trabalhada pode auxiliar nesse sentido.

Não se trata simplesmente de baixar o valor da diária. Afinal, ninguém quer que a sua casa ou o seu apartamento sejam desgastados. Uma promoção de hospedagem estratégica deve promover o equilíbrio entre o aumento da taxa de ocupação e a preservação da propriedade. Veja as nossas recomendações em um passo a passo:

Criando a promoção de hospedagem para o seu imóvel

Se possível, planeje e crie a campanha promocional de hospedagem do seu imóvel com uma antecedência de pelo menos um mês. Antes de colocar a mão na massa, também tenha em mente o quanto de desconto você poderá prover naquela data sem prejudicar as finanças. Depois, estabeleça a sua promoção de hospedagem da seguinte maneira:

1. Faça uma análise de tarifário

Você precisa saber quanto a concorrência do seu imóvel está cobrando para a época que deseja criar a campanha. Para isso, deve fazer uma pesquisa que chamamos de análise tarifária. O valor médio encontrado em propriedades semelhantes deve servir de termômetro para você fixar o seu preço para aquela data.

O ideal é que, para isso, você se baseie em dados em tempo real. Há empresas que se dedicam a prover esse tipo de estatística especificamente para o aluguel de temporada. É o caso da AirDNA, que recentemente passou a integrar o pacote de soluções do Sistema Stays de maneira gratuita aos clientes.

O ponto de partida deve ser o valor da diária. Se os concorrentes estão cobrando em média R$ 350 por dia no feriado de Páscoa, pense se você é capaz de praticar R$ 340, especialmente se a procura estiver baixa. Se você diminuir muito o preço, poderá haver desconfiança. Caso aumente demais, não se trata de promoção, não é mesmo?

Depois de bater o martelo sobre quanto custará a reserva para determinada data promocional, não se esqueça de atualizar o tarifário em todos os canais de venda. Um channel manager torna essa tarefa muito mais simples, ágil e assertiva.

2. Defina o tipo de desconto que será aplicado

É preciso ter parcimônia no momento de criar uma promoção de hospedagem. Você não deve divulgar campanhas tão seguidas — escolha os feriados menos visados pelos viajantes, por exemplo. Caso contrário, as pessoas vão acomodar-se e esperar que o valor promocional de reservas sempre estará ali.

Há pelo menos três formas estratégicas de divulgar uma condição diferenciada de hospedagem. A primeira delas diz respeito a um desconto direcionado a um público específico, como para famílias no Dia das Mães ou no Dia dos Pais.

A segunda maneira está relacionada aos descontos relâmpagos, que geralmente são aplicados pouco antes da data de check-in. Já a terceira possibilidade é a de um desconto sazonal para feriados ou baixa temporada. É necessário escolher uma delas e levá-la em consideração ao longo dos próximos passos.

promoção de hospedagem

3. Destaque o que a sua propriedade tem de melhor

Tire um tempo para olhar as avaliações recebidas pela sua propriedade recentemente. Identifique aquilo que os visitantes mais gostaram. Agora, destaque a estrutura ou o serviço na promoção de hospedagem criada.

Por exemplo: ofurô é a palavra-chave das reviews deixadas pelos seus hóspedes. Que tal criar um anúncio com o título: Hospedagem relax para o feriadão de Páscoa em Paraty? Assim, e com fotos atualizadas da jacuzzi em questão, as pessoas vão saber de cara o que há de melhor no seu espaço.

4. Divulgue bem o anúncio promocional

Feito o anúncio com a promoção de hospedagem, você deve trabalhar para fazer uma ampla divulgação. Crie banners ou pop-ups no seu site próprio. Não se esqueça de criar campanhas patrocinadas nas redes sociais.

Também é essencial pensar em uma divulgação segmentada. Isso contribui para que o público-alvo do seu aluguel de temporada seja contemplado. A geolocalização ainda é um recurso que pode ser utilizado na promoção do anúncio, principalmente levando em consideração o staycation (tendência de moradores da região hospedarem-se em imóveis para férias ou feriados curtos).

Por fim, estabelecer parcerias com fornecedores locais de outros serviços, como um passeio imperdível, pode ser uma boa para criar um pacote de hospedagem e atrair ainda mais a atenção dos viajantes. A criação de um programa de fidelidade, para que seja criado um desconto recorrente aqueles hóspedes frequentes, e uma outra alternativa estratégica. Ambas aumentam a ocupação com base em descontos diferenciados.

Você costuma criar promoção de hospedagem? Compartilhe a sua prática ou dúvida conosco pelos comentários abaixo.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: