Ganhar dinheiro com aluguel: 6 dicas para organizar as finanças no mercado de temporada

Ganhar dinheiro com aluguel exige disciplina, principalmente em relação à gestão financeira da atividade. Por ser mais dinâmica, a locação de curta duração é ainda mais desafiadora nesse sentido. Se você tem deixado de lado esse tipo de cuidado em seu negócio, que tal aproveitar o início de um novo ano para fazer um balanço das finanças, além de uma projeção para o ano seguinte?

Defendemos isso porque o descontrole financeiro é um dos principais impedimentos para ganhar dinheiro com aluguel. Veja as nossas recomendações:

1. Separar o que é seu do que é do negócio

Misturar os rendimentos pessoais aos da empresa de aluguel de temporada é um dos erros mais comuns dos proprietários, em especial aqueles que estão começando no ramo. Portanto, antes de mais nada, certifique-se de que os valores estão devidamente separados.

Para isso, crie uma nova conta bancária ou então transfira os valores provenientes da locação de curta duração para uma poupança. A separação é indicada para que a situação financeira seja visualizada com mais clareza e, finalmente, se possa ganhar dinheiro com aluguel.

2. Saber qual é o lucro, a receita e as despesas

Com as contas separadas, vai ficar mais simples conhecer o lucro, a receita e as despesas da atividade. Desde que se faça um acompanhamento periódico dos extratos. Indicadores como faturamento, custo fixo, custo total, lucro nominal, margem de lucro e nível de endividamento, por exemplo, devem ser monitorados de perto semanalmente ou até diariamente.

Para ficar mais simples, produzimos e disponibilizamos gratuitamente uma planilha para gestão de aluguel de temporada. Com o software para aluguel de temporada da Stays, a extração das métricas mais importantes para o negócio é bastante facilitada. Com uma visão global, a tomada de decisão se torna mais assertiva e, assim, ganhar dinheiro com aluguel é mais simples.

3. Investir no crescimento do negócio

À medida que se conhece a situação financeira do negócio de temporada, é possível projetar investimentos que mirem o crescimento. Com base em um orçamento anual, estipule uma quantia limite para equipar os imóveis. Antes, faça uma inspeção detalhada em cada um deles a fim de comprar somente aquilo que for necessário e que, possivelmente, já foi solicitado em reviews por hóspedes.

Se tiver condições de assumir o trabalho, também faça a prospecção de novos imóveis. Clientes da Stays têm tido bons resultados com a criação de uma aba específica no site próprio para que proprietários façam a avaliação do potencial de seus imóveis para o aluguel de temporada. Essa pode ser uma maneira interessante de aumentar o seu portfólio.

4. Conhecer os imóveis e os canais que dão mais retorno

Com um channel manager adequado, é possível anunciar os imóveis em mais de 40 canais de distribuição. No entanto, para ganhar dinheiro com aluguel, é preciso conhecer as propriedades e as Online Travel Agencies (OTAs) com melhores resultados. Esse tipo de ferramenta fornece relatórios detalhados sobre a operação, tornando menos complexa esse tipo de análise.

ganhar dinheiro com aluguel

5. Reavaliar o preço das diárias

Periodicamente, é indicado que você pondere o quanto está cobrando pela hospedagem em seus imóveis. Naquelas propriedades que estão sempre reservadas, confira se o preço não está baixo demais. Já onde a venda é mais difícil, certifique-se de que o montante não está alto demais.

Também é recomendado criar ofertas promocionais específicas para determinados períodos, como na baixa temporada a fim de aumentar a taxa de ocupação. Neste artigo, explicamos o potencial do Revenue Management para que proprietários possam ganhar dinheiro com aluguel a partir de uma estratégia consolidada.

6. Analisar os fornecedores

Quem trabalha com aluguel de temporada, não atua sozinho. É comum contar com parceiros para realizar as manutenções ou faxinas, por exemplo, como você deve saber.

Garanta que esses fornecedores estejam emitindo notas fiscais dos serviços prestados para que você não se comprometa burocraticamente e até judicialmente. Também procure saber se os valores cobrados por eles está dentro da média. Aproveite o exercício para conhecer as suas dívidas de curto e médio prazo, o que melhora o controle do fluxo de caixa.

Tecnologia para ganhar dinheiro com aluguel

Planilhas podem ser bastante úteis no começo das operações, mas, ao passo que se começa a ganhar dinheiro com aluguel, é imprescindível investir em uma tecnologia capaz de acompanhar o crescimento.

A partir do sistema da Stays, os proprietários ou administradores podem conectar-se aos principais provedores de pagamento online em poucos minutos. Cielo, PagSeguro, Pagar.me, Paypal e Stripe, que permitem vender por cartão de crédito nacional, internacional (com taxa e calculadora de câmbio para real, dólar e euro), boleto bancário e parcelamento, são exemplos.

Com a tecnologia, que tem um módulo específico para organizar as finanças, os gestores também têm a possibilidade manter todos os pagamentos rastreados. Ainda é possível acessar um histórico da contabilidade com todos os rendimentos e questões de depósito de segurança. Ao permitir o gerenciamento de todas as questões financeiras, dá mais chances aos proprietários de ganhar dinheiro com aluguel.

Como você organiza as contas da sua operação? Possui alguma dúvida ou sugestão a ser compartilhada? Deixe no espaço dos comentários.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: