Emails de aluguel de temporada que fecham reservas: dicas e modelo para download

Reflita sobre estas três perguntas: o envio de email marketing faz parte das suas ações para fechar mais reservas? Você segue um planejamento estratégico, com base em uma sequência lógica de emails? Seus hóspedes, seja você uma Pousada, uma imobiliária de Aluguel de Temporada ou um Anfitrião do Airbnb, recebem emails ao fechar uma reserva, durante a estadia e após o check-out? Se a sua resposta foi “não” para uma ou mais questões, está na hora de rever suas estratégias de emails de aluguel de temporada.

Primeiramente, é importante entender os porquês de investir em email marketing. E quando falamos em investir é, principalmente, em relação ao tempo, tornando essa tarefa parte da rotina. Segundo dados da empresa Campaign Monitor, especialista no ramo, a cada R$ 1,00 investido em email marketing é possível ter um retorno de R$ 44,00, tornando essa ferramenta um dos principais canais de retorno financeiro. Além disso, o email é 40 vezes mais efetivo na aquisição de novos clientes em comparação a redes sociais como Facebook e Twitter, conforme estudos da consultoria McKinsey & Company.

Percebeu o enorme potencial do email e porque ele não deve ficar de fora das suas estratégias? Para te ajudar a colocar em prática as ações ou aprimorar o que você já vem fazendo, elencamos uma série de orientações e inspirações para os emails de aluguel de temporada.

 

Para estimular o fechamento de reservas

Se você trabalha com aluguel de temporada, muito provavelmente possui uma base de emails de pessoas que chegaram a partir do seu próprio site de reservas ou, então, vindo de canais de anúncios como Booking, Airbnb, AlugueTemporada, TripAdvisor e TemporadaLivre. Esses contatos não precisam necessariamente ter fechado alguma reserva, podem ser pessoas que em algum momento se mostraram interessadas nas suas acomodações, mas por falta de disponibilidade ou qualquer outro impeditivo não chegaram a efetivar o negócio.

Tanto os contatos que vieram por meio dessas plataformas quanto os antigos hóspedes são muito promissores para fechar reservas. Aliás, este segundo grupo para emails de aluguel de temporada é de ouro. O renomado consultor de marketing norte-americano Philip Kotler prega que conquistar um novo cliente custa cinco vezes mais do que manter um atual. E como entusiasmar todos esses contatos para uma ação de reserva?

Dados do Campaign Monitor mostram que e-mails com linhas de assunto personalizadas são 26% mais propensos a serem abertos e, segundo a Experian Marketing Services, as taxas de transação de emails personalizados são seis vezes maiores do que de email comerciais comuns. Então, quando for falar com antigos hóspedes, mantenha um discurso próximo e lembre-o de que ele já se hospedou com você anteriormente. Isso estimula a memória do cliente, e se ele teve ótimas experiências vai considerar fechar com você novamente. Quanto aos contatos interessados, mas que não efetivaram reserva anteriormente, use da simpatia e mostre-se como uma opção diferenciada.

Para ambos os casos, é possível usar alguns gatilhos que ajudam a despertar o interesse em viajar. Entre eles:

– compartilhar diferenciais da cidade que atraem os turistas (culinária renomada, ciclovias estruturadas, passeios turísticos, atrativos diferenciados para o público infantil);

– divulgar eventos significativos e que movimentam a cidade (festivais, shows de renome nacional e internacional, feiras diversificadas);

– anunciar promoções de hospedagem para finais de semana e feriados. As pessoas gostam de sentir que estão fazendo um bom negócio, especialmente em relação aos preços. Emails com cupons de desconto possuem taxa de conversão média de 2%. Isso quer dizer que, ao disparar um email para 100 contatos, possivelmente dois vão converter em reserva;

– divulgar pontos positivos do seu negócio, como reviews dos clientes e premiações recebidas em relação à hospedagem.

 

Depois que a reserva foi fechada

Assim que o hóspede fez a reserva é hora de estreitar os laços, fazendo com que ele se sinta acolhido e seguro. Você pode fazer uso do email para:

– enviar uma confirmação de reserva com boas-vindas, reforçando de forma amistosa as regras da casa, informando o endereço completo, detalhes sobre o pagamento e o horário de check-in;

– na semana da hospedagem, ofereça serviços extras no aluguel de temporada (caso você trabalhe com essas opções), como transfer do aeroporto, passeios personalizados, compras no supermercado e chef de cozinha;

– durante a hospedagem, entre em contato para saber se tudo está ocorrendo bem e se o hóspede precisa de algo. Essa demonstração de preocupação costuma favorecer o ganho de reviews positivos e consegue alertar antecipadamente sobre possíveis problemas com a hospedagem.

 

Fique atento!

As reservas que vêm das OTAs (Online Travel Agencies), como Booking, Tripadvisor e Expedia, informam um email “codificado”, ou seja, é um email que só é válido para essa reserva, não é o email real do hóspede. Para continuar o “relacionamento” com essa pessoa, é preciso ir em busca do endereço real. Por isso, é muito importante solicitar a informação ao hóspede o mais rápido possível.

 

Depois de que o hóspede fizer o check-out

A relação com o seu hóspede jamais deve encerrar após a partida. Entre as ações que podem ajudar a aumentar as reservas do seu aluguel por temporada mesmo depois do check-out estão:

– na mesma semana após o check-out, faça contato com o hóspede para agradecer a escolha pela sua acomodação e aproveite para disponibilizar o link de onde ele pode deixar uma avaliação, isso demonstra a sua preocupação em saber como foi a estadia;

– algumas semanas depois, envie um email informando que ele terá direito a um desconto na próxima hospedagem a cada amigo que fechar um pedido de reserva.

 

Dicas práticas para colocar tudo isso em prática

Se você está perguntando como fazer tudo isso, pois não possui uma ferramenta de email marketing, recomendamos o uso do mailchimp. Atualmente, essa é uma das plataformas mais intuitivas de email marketing e, se você possui até 2000 contatos, não há custo algum.

Para que você coloque a sua estratégia de envio emails de aluguel de temporada em prática o quanto antes, preparamos um modelo de conteúdo de email gratuito para download, no qual você pode se basear. Clique aqui e baixe o modelo de e-mail.

 

 

 

 

 

Indo ainda mais além e pensando de forma totalmente profissional no mercado de locação por temporada, é importante lembrar que muitos sites de anúncios, como o AlugueTemporada, não permitem fechar reserva no próprio site, o que o usuário faz é uma pré-reserva ou envia uma solicitação de reserva para o anunciante. A partir daí o administrador recebe um e-mail e segue adiante com a possibilidade de fechar negócio.

Porém, ao contar com um software para aluguel de temporada, como o sistema da Stays, todo esse processo é feito de forma automática. Assim que ocorre um pedido de pré-reserva ou uma consulta de reserva, o software checa a disponibilidade da acomodação e envia automaticamente um email ao hóspede, sem precisar da intervenção do administrador. Isso funciona 24 horas por dia, todos os dias, e sempre imediatamente depois da consulta do viajante interessado, ou seja, as chances de você fechar a reserva aumentam (enquanto se ocupa com outras coisas).

Além de trabalhar com a parte de automação de email para todas as tarefas operacionais e facilitar que você coloque em prática cada uma das inspirações citadas, o sistema Stays permite gerenciar os cupons de desconto (um dos chamarizes que mencionamos anteriormente) e integrar todos os canais de anúncios como Booking, Expedia, AlugueTemporada, Tripadvisor/Flipkey e Airbnb para que eles se comuniquem entre si e você não tenha retrabalhos.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: