Certamente você já ouviu a história de alguém que alugava um quartinho no Airbnb há alguns anos, mas que hoje administra vários imóveis. Também já deve ter se perguntado o que essas pessoas fizeram para chegar onde estão, certo? Esse tipo de história também nos inspira, principalmente porque é certo que essas pessoas superaram uma série de desafios e têm muito a ensinar. Por isso, compilamos abaixo as principais ações tomadas por quem priorizou a profissionalização no aluguel de temporada.
Como resultado, houve crescimento. Veja e se inspire:
1. Identificaram o potencial do mercado de temporada
Quem busca a profissionalização no aluguel de temporada não costuma ter dúvidas a respeito dos benefícios de se investir nesse mercado. Afinal, até mesmo com uma pandemia em curso, que incide diretamente sobre a indústria das viagens, já existem sinais de retomada acelerada.
Para identificar o potencial da locação de curta duração, nem é preciso fazer uma pesquisa de mercado tão extensa. Dá uma olhada nestes 35 dados que separamos sobre o nosso segmento. Bastante animadores, não são?
Pois é. Quem cresceu com o aluguel de temporada acreditou nesses números, principalmente se comparados ao aluguel tradicional. Com frequência, vemos proprietários, administradores e até imobiliárias virando a chave de seus negócios, de forma gradual ou imediata, sem arrependimento algum.
2. Apostaram na remodelação e na prospecção dos imóveis
A maioria das pessoas começa a trabalhar com o aluguel de temporada de poucos imóveis. Mas, ao passo que os resultados começam a aparecer, é inevitável sair em busca de novos espaços para administrar e, consequentemente, escalar o negócio.
Nesse sentido, aumentar o portfólio é algo fundamental na profissionalização e no crescimento de quem atua no setor. Recentemente, contamos a história da Locar-in Gramado, que foi de 1 para 45 apartamentos geridos em apenas um ano. A sócia, Carin Cardoso, com quem conversamos à época, conta que isso se deu a partir de prospecção ativa e da indicação de clientes satisfeitos com o trabalho desempenhado pela empresa.
Mas não basta só captar novos imóveis para administrar por temporada. É preciso garantir que os espaços sejam compatíveis à atividade. Com isso, queremos dizer que pode ser necessário um investimento em reforma ou em compra de equipamentos para torná-los atrativos para quem busca uma hospedagem inferior a 90 dias.
3. Garantiram a manutenção dos espaços
O trabalho de quem mira a profissionalização no aluguel de temporada e o consequente crescimento não termina quando os imóveis estão 100% equipados e alugados. Com o tempo, é fundamental realizar reparos ou até incrementá-los conforme as necessidades apresentadas por quem os visita.
É papel de quem administra a locação de curta duração ficar de olho nisso. Afinal, ninguém deseja decepcionar os visitantes com um espaço que não condiz mais com a realidade apresentada previamente nas fotos, não é mesmo? Por isso, projetar-se na indústria de temporada exige aprimoramento constante, condição essa que deve ser repassada aos proprietários no momento de negociar a gestão do aluguel.
4. Investiram em tecnologia específica
À medida que o número de imóveis e de reservas vai aumentando, torna-se bastante desafiador dar conta de todas as atividades que envolvem profissionalizar-se no aluguel de temporada. Por isso, a adoção de tecnologia específica é unanimidade entre os cases de sucesso do setor.
Veja a história da MZ Apartments, por exemplo, que também contamos aqui no blog. O Mozart Alves, que vive na Suécia, só conseguiu administrar tantos apartamentos no Rio de Janeiro com o suporte do Sistema Stays.
Antes mesmo de se mudar, o empreendedor já sabia que seria possível contar com o suporte de um channel manager. Ao contratar o nosso serviço, ele percebeu ainda mais benefícios, que permitiram crescer mais do que o esperado.
Isso porque a tecnologia dá conta das funções rotineiras e abre espaço para que gestores e gestoras possam executar planos de crescimento. Por isso, é fundamental não só para quem administra os imóveis à distância, mas para todos os administradores que desejam crescer no ramo.
5. Adotaram estratégias de marketing
Como você deve saber, é preciso divulgar estrategicamente os anúncios para atrair mais turistas. Todas as pessoas que cresceram no mercado investiram em marketing. Veja, por exemplo, o site e as redes sociais da Rio Spot Homes que, em menos de dois anos, tornou-se uma das principais agências de aluguel por temporada do Rio de Janeiro (assista à história aqui).
Para inspirá-lo ainda mais, deixamos aqui como sugestão de leitura este material gratuito com 40 Dicas de Marketing para Aluguel de Temporada. É preciso iniciar de algum lugar, concorda?
Outra ferramenta para você começar a dar atenção hoje mesmo é o Instagram, que performa muito bem no nosso mercado. Inclusive, para alcançar a profissionalização no aluguel de temporada, também é preciso incluir na divulgação o destino onde os imóveis estão inseridos. Por isso, use e abuse das geotags, a exemplo da Casa do Mar.
6. Mantiveram contato com outros proprietários e administradores de temporada
Chamamos de concorrentes outras pessoas que anunciam imóveis de temporada em um raio próximo. Mas esses mesmos administradores podem formar uma comunidade de apoio mútuo junto de você. É possível trocar ideias, dúvidas e até indicações de visitantes quando determinado espaço já estiver ocupado.
Para profissionalizar-se e crescer no mercado de aluguel de curta duração, é preciso mudar a forma com que enxergamos nossos pares. A Carin, que mencionamos acima, também foi nessa direção, chegando até mesmo a criar uma associação para defender os direitos da categoria em tempos de Covid-19.
Lembre-se: há mercado para todos, mesmo em tempos incertos, e o setor só pode fortalecer-se com união. Por isso, que tal criar um grupo com outros empreendedores ao seu redor? Veja o espaço criado pela Stays e fortaleça as suas conexões.
Considerações finais
Além das atitudes que elencamos neste artigo, para alcançar a profissionalização no aluguel de temporada é preciso resiliência. Mais ainda no contexto atual, certo? Esperamos que as nossas dicas possam ajudar você a planejar ou replanejar os próximos passos do seu negócio na direção do crescimento.
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira acrescentar algum ponto, utilize o espaço abaixo dos comentários. Vai ser ótimo continuar o assunto por ali! Bora?
2 comentários em “Profissionalização no aluguel de temporada: 6 atitudes tomadas por quem cresceu no mercado”
Li e gostei muito do manual. Parabens pela iniciativa!!
Obrigado pelo feedkback Beatriz. Vamos continuar produzindo materiais interessantes para o mercado de temporada! Continue ligada 🙂