Temporada Livre: stays entrevista site brasileiro de anúncios de imóveis por temporada

Você sabia que existe uma Online Travel Agency (OTA) que nasceu no Brasil e é totalmente voltada ao mercado nacional de locação de curta duração? Estamos falando do Temporada Livre, um portal nacional de aluguel que surgiu em 2011, tem mais de 11 mil imóveis anunciados e 4 milhões de visitantes ao mês. Recentemente, o canal foi integrado ao Sistema Stays, tornando-se mais uma opção de “vitrine” para proprietários e administradores do aluguel de temporada que usam a tecnologia all-in-one.

Os principais diferenciais desse canal de venda estão relacionados à comissão, que é inexistente, ao atendimento personalizado e à flexibilidade para contemplar as necessidades tanto dos anunciantes quanto dos turistas. Para não deixar dúvidas acerca do funcionamento do TemporadaLivre, conversamos com o Ítalo Silva, que é gerente comercial da empresa. Veja a entrevista: 

Stays – Por que apostaram na integração com a Stays? 

Temporada Livre – Primeiro, porque a Stays é um grande player do mercado. Também foi uma demanda de praticamente todos os nossos clientes, que já usam a Stays como ferramenta. Com poucos cliques, é possível levar um anúncio da Stays para o TemporadaLivre. E aí o anunciante administra, junto com outros portais que utiliza, no sistema da Stays. Porque se engana quem pensa que os turistas utilizam todos os portais. São clientes distintos, então quanto mais ferramentas são usadas, maior é a receita. 

Stays – Qual é a história do TemporadaLivre?

TL – Já estamos online há oito anos. Assim como a maioria das empresas de tecnologia, o TemporadaLivre nasce de necessidades. O primeiro objetivo é proporcionar ao proprietário do imóvel uma negociação direta do aluguel de temporada. O segundo é fazer com que o turista consiga alugar um bom imóvel de temporada sem precisar deslocar-se previamente até o local. 

A maioria das casa de aluguel de temporada no Brasil está nas mãos de corretoras, imobiliárias ou administradoras, que infelizmente não estão online para acesso de quem busca essas casas. E muitos, ainda hoje, divulgam os imóveis em mídia offline local, ou seja, os turistas só terão acesso a esses imóveis se foram a localidade onde estão, mas aí já estarão hospedados em outro imóvel. A chance de esse imóvel ser alugado é bem pequena, até porque na época as pesquisas já mostravam que as pessoas não vão sempre para o mesmo local, e que gostam de conhecer novas cidades. Foi então que o nosso fundador teve a idéia, criou o portal, começou a ir atrás de anunciantes e ofertar nossa “vitrine” para as pessoas alugarem seus imóveis. 

Passamos a divulgar e investir em tecnologia, para atrair audiência ao portal, e fazer a conexão entre quem quer alugar e quem busca uma casa de temporada. Estamos voltados principalmente àqueles turistas que querem uma alternativa ao hotel e às pousadas, mas que não abrem mão de conforto e comodidade. 

Stays – De 2011 para cá, o que mudou? Em qual diferencial o TemporadaLivre apostou?

TLAprendemos e evoluímos muito desde a primeira vez que o portal entrou no ar. Conquistamos fatias desse mercado: em números de acessos de turistas ao portal e em volume de imóveis anunciados. Com os anos, fomos expandindo nossos times. Hoje, temos uma área de satisfação do anunciante, onde monitoramos as campanhas e todo o ciclo do anunciante no TemporadaLivre. Montamos uma área de anti-fraudes para dar mais segurança aos turistas que acessam o portal e aumentamos o investimento da divulgação nas mídias offline e em SEO, que nos impulsiona nos sites de buscas.

Os grandes diferenciais que ainda mantemos, desde 2011, estão relacionados ao suporte pós-venda. O nosso atendimento é totalmente personalizado. A partir do momento que o anunciante deseja contatar o TemporadaLivre, ele fala com algum dos nossos funcionários, do time de satisfação do anunciante, seja pelo chat ou pelo telefone. Nossa premissa é de que não haja insatisfação. No lugar, apostamos em instruções e ajuda. Isso se mantém desde o início. 

Outra questão está relacionada à flexibilidade. Quando fazemos algum ajuste de ferramenta no sistema, fazemos uma pesquisa antes de colocá-lo no ar, junto com os testes AB. Prezamos pela opinião dos anunciantes, que é muito importante para nós. Ele, junto com os turistas, é que ditam o caminho que vamos seguir.

Stays – Diferente de outras OTAs, o TemporadaLivre disponibiliza todos os contatos de turistas interessados, independentemente se fecham reserva ou não. Como isso funciona?

TLNós incentivamos que os turistas sempre conversem com os anunciantes antes da reserva, porque acreditamos que deva haver essa integração. Prezamos pela preferência dos anunciantes em fazer contato com os turistas, mesmo isso não sendo uma tendência de mercado. A tendência é que as pessoas conversem cada vez menos, inclusive. 

Nós não participamos da negociação até a reserva. Fazemos apenas a conexão entre quem tem o imóvel disponível e quem busca um imóvel de curta temporada. E, com base na opinião dos nossos anunciantes, preferimos deixá-los à vontade para fazer essa negociação. Isso acaba sendo vantajoso para todo mundo, seja para o anunciante que só tem um imóvel, que e em caso de data indisponível para reserva, pode sugerir outra data com disponibilidade ao turista, seja para o anunciante com uma carteira de imóveis, que pode oferecer outra casa similar em caso de indisponibilidade. Ninguém deixa de alugar e o turista sempre encontra opções dentro do nosso portal.

Stays – Outro aspecto diferenciado do TemporadaLivre está relacionado à comissão, que não existe. Como o anunciante é cobrado?

TLCobramos apenas o custo para manter o anúncio no ar. Nosso plano anual, por exemplo, começa em 12 parcelas de R$ 39,90, no cartão de crédito. Como não intermediamos negociações, não cobramos comissão. Esse é o único investimento mensal que o anunciante terá, independente de quantas vezes ele for alugar o imóvel pelo TemporadaLivre, o que acaba sendo muito mais vantajoso aos anunciantes. 

Exemplo: se o anunciante alugar por duas diárias de R$ 50, o que é praticamente um valor inexistente de tão baixo, já tem 60% de retorno sobre o que investiu por mês no plano anual. E aí ele entra numa ciranda de retornos: o anunciante pode fazer uma ação de fidelização com esse cliente, depois ele pode entrar em contato e alugar por outros finais de semana. Com uma mensalidade, o anunciante faz um contato que pode gerar muito mais do que um aluguel. 

Stays – Quem tem poucas propriedades pode anunciar no TemporadaLivre?

TLCom certeza. Não há exigência de quantidade nem mínima nem máxima de casas ou apartamentos para alugar no TemporadaLivre. Porém, há planos com preços diferenciados para administradores ou imobiliárias, por exemplo. Quanto maior a quantidade de imóveis, menor o investimento mensal por imóvel anunciado.

Stays – Como é o processo para publicar um anúncio no TemporadaLivre?

TLÉ muito fácil anunciar no TemporadaLivre. Dá para fazer 100% online e o cadastro leva em torno de 5 a 10 minutos. O proprietário, corretor ou imobiliária vai entrar no nosso portal, vai ver o botão para anunciar conosco e aí já começa a colocar as informações, fotos e vídeos do imóvel. 

Depois, é preciso escolher quanto tempo vai querer ficar no portal: três meses, seis meses ou um ano. Definido o plano, é preciso colocar o número do cartão de crédito para ativar a publicação. Esse é o tempo que leva para o anúncio ficar online para milhares de interessados.

Após isso, fazemos uma validação do anúncio e do anunciante. Isso para evitar as fraudes que existem e que mancham o mercado. Temos um departamento específico para analisar a documentação, como comprovante de endereço, documentos pessoais e um código que enviamos, em até 24 horas. 

Stays – Existe algum pré-requisito para anunciar no TemporadaLivre?

TLAlém de cumprir as exigências de checagem do anunciante do imóvel, é preciso ter fotos e informações de qualidade sobre o imóvel. Tudo isso para receber bons contatos. 

Stays – Qual a flexibilidade para alteração de um anúncio depois que ele já está publicado?

TLIsso é simples. O cliente consegue editar o anúncio a hora que quiser. Tanto pelo site quanto pelo aplicativo exclusivo para anunciantes, onde é possível mudar fotos ou descrições a qualquer momento. A atualização é instantânea. 

Stays – O que se pode esperar em termos de tráfego dos anúncios?

TLHoje o TemporadaLivre tem um tráfego de mais de 4 milhões de turistas ao mês. Investimos fortemente em tecnologia para atrair mais visitantes ao nosso portal. Também apostamos diariamente em palavras-chave nos buscadores a partir de um time de engenharia muito forte focado em SEO. 

Stays – Como ficar bem posicionado no site?

TLTemos uma preocupação muito grande com a geração de negócio de todo os nossos anunciantes. De hora em hora, giramos todos os anúncios na timeline. Não temos anúncios em destaque. 

Queremos que os contatos sejam cada vez mais democráticos, para que todos recebam pessoas interessadas em seus imóveis. Para destacar-se, é preciso investir em fotos, título e descrição do anúncio, além de oferecer um atendimento de excelência em todas as etapas.  

Stays – O anunciante tem acesso a métricas do anúncio? Quais?

TLDisponibilizamos todos os dados, incluindo e-mail e telefone, de quem visualiza, se interessa e fecha negócio com o anunciante. Além disso, também é possível saber quantas vezes um anúncio foi visualizado, quantos e-mails foram enviados de turistas para anunciantes e quantas vezes os visitantes clicaram em “ver telefone do anunciante”, o que manifesta interesse no imóvel. 

Stays – Quais são os países de origem dos visitantes? 

TLNosso público é formado 80% por brasileiros. O restante é latino-americano: uruguaios, paraguaios e argentinos, principalmente, acessam muito o nosso portal. A tradução, inclusive, é feita automaticamente pelo TemporadaLivre, para inglês e espanhol. 

Integração do Temporada Livre com o Sistema Stays

O TemporadaLivre é um dos canais de venda do Sistema Stays, que é uma solução que permite aumento de receita por meio da automatização da administração do aluguel de temporada. A integração entre o site e o channel manager, que é completa e única no mercado, tem por objetivo facilitar o processo de cadastro e gerenciamento das informações dos anúncios.

Por meio do Sistema Stays, você pode editar dados gerais, preços, disponibilidade, taxas e política de cancelamento, por exemplo, dos anúncios de todas as Online Travel Agencies (OTAs) de uma só vez. As informações e o valor da diária são atualizados no Temporada Livre dentro de 24 horas, enquanto que o calendário é sincronizado em um intervalo máximo de 1 hora.

Com base nessas informações, seus anúncios serão divulgados no canal. Caso existam pessoas interessadas nas acomodações, você receberá e-mails do próprio Temporada Livre. Se, na sequência, o negócio for fechado, você deve criar a reserva em seu Calendário Stays. Isso vai garantir que não haja overbooking.

Se você já utiliza o Sistema Stays e quer anunciar seu imóvel no Temporada Livre, siga o passo a passo para integrar o software ao canal:

  1. Configure o TemporadaLivre no Sistema Stays: a partir do menu Conexões Externas > Channel Manager > Temporada Livre, na aba Configuração, você poderá ajustar informações, como responsabilidade pelas reservas fechadas por meio do canal; compatibilidade entre sua política de cancelamento e a do TemporadaLivre; compatibilidade entre suas taxas e as do Temporada Livre;
  2. Forneça as informações da sua conta para o TemporadaLivre: no mesmo lugar acima, você também deve enviar suas informações técnicas ao time do canal. ID do anunciante, nome do anunciante e links para conexão são exemplos dos dados exigidos;
  3. Escolha os anúncios que você deseja conectar ao TemporadaLivre: acesse o menu Conexões Externas > Channel Managers > TemporadaLivre e avance para a aba Anúncios. Depois, clique em Conectar ao lado dos anúncios que já existem em outras plataformas e que deseja que também sejam exibidos no Temporada Livre. A partir disso, seus anúncios serão importados do Sistema Stays e verificados pelo time do Temporada Livre. Na sequência, sua marca já estará sendo divulgada em mais um canal de venda.

Tem mais perguntas para a Temporada Livre ou dúvidas sobre a integração com o Sistema Stays? Deixe sua dúvida nos comentários que buscamos as respostas pra você!

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

6 comentários em “Temporada Livre: stays entrevista site brasileiro de anúncios de imóveis por temporada

  1. Fogaça Jane Fogaça Jane

    O que o Temporada Livre oferece?
    Tem seguro e responsabilidade sobre as locações?
    Tem sistema de pagamento como nos demais sites?
    Obrigada!

    1. David Cavalcanti David Cavalcanti

      Oi, Jane! A resposta para tudo é “não”, o TemporadaLivre é um canal de anúncios que faz uma ponte entre os hóspedes e você. Sucesso nas locações!

  2. gojiwell gojiwell

    Caraca, legal o artigo bem explicado, gostei.

    Muito legal mesmo, tirou minhas duvidas, vou recomendar seu artigo.

    1. Sven Sven

      Que bom que foi útil! Obrigada!

  3. gojiwell gojiwell

    Caraca, legal o artigo bem explicado, gostei.

    Muito legal mesmo, tirou minhas duvidas, vou recomendar seu artigo.

    1. Sven Sven

      Que bom que foi útil! Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar:

anuncio na expedia
Entrevista
David Cavalcanti

Stays Entrevista: como funciona a Expedia para o aluguel de temporada?

Com mais de 6 milhões de visitantes a cada mês, a Expedia, um dos maiores sites de viagens do mundo, vem se consolidando também no aluguel de temporada. Esse é só mais um dos sinais que a gigante vem dando na direção desse segmento e é por isso que estamos de perto acompanhando esse que pode ser um canal interessante para diversificar a divulgação de imóveis de temporada.

Leia mais »
Entrevista
Sven dos Santos

Estudo de Caso Sampa Housing: Como crescer no Mercado de Aluguel de Temporada

Há seis anos, um casal de empreendedores de São Paulo resolveu mobiliar, anunciar e alugar apartamentos pela internet. O público-alvo era formado por estrangeiros que chegavam ao Brasil para trabalhar, estudar ou tocar um projeto por um determinado período – algo bastante comum no Brasil de 2010, com a economia em franco crescimento – e precisavam de um serviço mais personalizado.

Leia mais »