Como ganhar dinheiro com aluguel na baixa temporada

A sazonalidade no turismo do Brasil, que faz com que negócios prosperem muito mais facilmente em determinadas épocas do ano, não é nenhuma novidade. Tanto que o tema é objeto de estudo de inúmeras pesquisas, como este relatório do Sebrae Inteligência Setorial, que mapeia o fenômeno e ainda dá dicas de como enfrentá-lo. Especificamente em nosso mercado, que está intimamente relacionado ao turístico, é preciso admitir que administrar o aluguel na baixa temporada também é desafiador.

De maneira geral, este período é compreendido entre os meses de abril e setembro no Brasil, exceto em julho com as férias escolares, mas pode variar conforme as características do destino. No entanto, incrementar a taxa de ocupação dos imóveis fora da alta temporada não é impossível, principalmente se estivermos falando de empresas de aluguel de temporada que contam com o apoio de tecnologia, como um channel manager. Esse tipo de ferramenta facilita o planejamento e a execução de estratégias capazes de contornar o problema do aluguel na baixa temporada.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre revenue management para aluguel de temporada

Aluguel na baixa temporada: aprenda a aumentar a ocupação do seu imóvel

Separamos, a seguir, 5 dicas para obter bons resultados com seus imóveis nos períodos em que os viajantes parecem sumir (mas que você pode encontrá-los e até descobrir outros públicos-alvo). Veja:

  • Distribuir no maior número de canais possível

Para ter sucesso com aluguel na baixa temporada, é preciso melhorar a “vitrine”, para que mais pessoas conheçam o seu espaço, o seu serviço e o destino onde você trabalha. Em outras palavras, você deve chamar a atenção. Estamos falando de ampliar a carta de Online Travel Agencies (OTAs), como Airbnb, Booking.com, Expedia, Decolar, Alugue Temporada e TripAdvisor, com anúncios em diferentes canais.

Uma tecnologia específica para o aluguel de temporada, como o Sistema Stays, torna esta tarefa mais fácil, além de segura. Isso porque a ferramenta sincroniza os calendários, o conteúdo dos anúncios e as tarifas praticadas, o que uniformiza e aumenta a distribuição online. Outro benefício do software é a prevenção ao overbooking, já que os dados são atualizados em tempo real.

Leia também: Como criar uma promoção de hospedagem no aluguel por temporada em quatro passos

  • Divulgar para grupos específicos

Se você se preocupa com o seu negócio enquanto empresa de temporada, já deve ter definido um público-alvo. No entanto, em períodos mais críticos, lembre-se que é possível diversificar a atuação e atrair grupos específicos que, na alta temporada, não costumam procurar por imóveis com as características dos seus.

Dois exemplos de personas que podem incrementar o aluguel na baixa temporada são os nômades digitais e os viajantes de negócio. O primeiro deles, inclusive, prioriza este período a fim de conseguir preços mais baixos para estadias de longa duração. Para encontrá-los, busque por grupos específicos na internet, como o Local Nomads.

Já o segundo grupo, por sua vez, é guiado pelo calendário de feiras e eventos, por exemplo, e por isso não se restringe à época dourada. Anúncios na Booking.com e Expedia costumam trazer resultados melhores para este público. Uma divulgação focada nas empresas que são próximas à sua acomodação e costumam hospedar clientes ou colaboradores é outra dica valiosa.

  • Alugar na base mensal para estudantes

Por vezes, virar a chave para o aluguel mensal pode salvar a taxa de ocupação. Existem perfis que procuram por imóveis equipados como os que são administrados na locação de curta duração. Os estudantes são exemplos com os quais você pode trabalhar na baixa temporada, especialmente se o seu destino estiver perto de alguma universidade.

Leia também: Vale a pena cobrar um valor de caução no aluguel de temporada?

aluguel na baixa temporada
Foto: studyclerk.com
  • Envio de e-mail marketing com promoções especiais para a baixa temporada

O aluguel na baixa temporada envolve, invariavelmente, tarifas mais baixas. Mas isso não quer dizer que você vai sair no prejuízo, desde que saiba criar uma promoção de hospedagem. Depois de formular o pacote especial, dispare as condições por e-mail marketing para a base de clientes que já visitaram o seu imóvel e convide-os a voltar. Se você acrescentar à mensagem promoções de companhias aéreas com voos baratos, a assertividade é ainda maior.

Caso exista um evento recorrente na sua região, como o Rock in Rio, procure pelos hóspedes que já se hospedaram na sua acomodação no mesmo período. A chance de eles retornarem à propriedade é bastante grande.

Um software para aluguel de temporada é capaz de coletar adequadamente os contatos de hóspedes e visitantes do seu site próprio, por exemplo. Na sequência, a tecnologia também dá conta da segmentação dos leads para garantir uma divulgação bastante assertiva.

  • Monitorar épocas de férias dos países vizinhos e fazer divulgações pontuais por lá

Já parou para pensar que o conceito de baixa temporada é variável, inclusive, em relação a outros países. No Uruguai, por exemplo, o feriado de Páscoa não dura somente três dias, mas sete, o que faz com que a data seja considerada de alta temporada pelos hermanos.

Se você for capaz de mapear esse tipo de férias dos países vizinhos e divulgar as suas acomodações nesses períodos para eles, é capaz de ter bons resultados com aluguel na baixa temporada. Em outro artigo aqui no blog Stays, explicamos onde anunciar imóveis para atrair viajantes da América Latina.

Leia também: Tudo o que você deve saber sobre análise tarifária no aluguel de temporada

Conclusão

É justamente em períodos críticos que uma boa estratégia pode fazer a diferença. Com as dicas que destacamos acima e com o suporte tecnológico adequado, nós não temos dúvidas de que você é capaz de superar as adversidades do aluguel na baixa temporada.

Lembre-se: você não precisa atingir a meta todos os meses para que se permita adquirir um software. É esse tipo de solução que vai te ajudar a alcançar os objetivos mais facilmente. Recentemente, inclusive, nós contamos a história da Hotel4You, que driblou a sazonalidade de Ilhabela (SP) e prospera no mercado graças ao Sistema Stays (leia aqui).

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto? Escreva para a gente na seção dos comentários sobre como você enfrenta a baixa temporada.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: