7 segredos para fazer um anúncio no Airbnb que atrai os viajantes

Você já experimentou fazer uma busca no Airbnb para ver quantos anúncios de aluguel de temporada estão disponíveis na sua cidade? Somente no Rio de Janeiro são mais de 25 mil imóveis. A alta competitividade entre os anunciantes não se restringe às capitais. Prova disso é que ao fazer uma busca de opções em Criciúma, uma cidade no Sul de Santa Catarina que não tem apelo turístico, aparecem mais de 90 acomodações disponíveis. Mas, então, neste imenso universo de anunciantes, como fazer com que o seu anúncio no Airbnb atraia a atenção dos viajantes?

O fato do anúncio estar nas primeiras páginas de busca pode ser considerado como grande parte do percurso de sucesso. Porém, para usufruir deste espaço privilegiado, é necessário estar bem posicionado nos critérios de classificação do Airbnb, os quais envolvem vários itens, entre eles a qualidade do anúncio.

Resumindo: a sua posição nos resultados de busca também é medida de acordo com a forma como você anuncia a acomodação.

Por isso, se você quiser dar vida a um anúncio no Airbnb que se destaque frente aos outros, coloque em prática alguns segredos que envolvem esta plataforma de aluguel de temporada. Vamos conhecê-los?

1) Escolha uma foto de capa incrível

Lembre-se sempre do seu primeiro objetivo: atrair o clique. Este conselho tem tudo a ver com a foto de capa, pois é ela que aparece em destaque para o hóspede no momento em que ele está filtrando um lugar para ficar.

Inclusive, ela pode virar sua identidade no Airbnb. É bem comum pessoas que indicam uma acomodação específica e, para facilitar que a outra pessoa encontre o lugar correto, mencionam características da foto de destaque como, por exemplo, “estou falando daquele anúncio no Airbnb que tem um quadro lindo do Romero Britto na sala”.

Dica preciosa: faça testes de atratividade! Como? Peça para seus amigos e familiares fazerem uma busca no Airbnb e veja se a foto de destaque chamou a atenção deles.

2) Pense em um título estratégico

Embora, em comparação com a foto de capa, os títulos chamem menos atenção nas buscas do Airbnb, este é um item bem significativo no corpo do anúncio. Há 50 caracteres disponíveis para escrever, utilize pelo menos 35 para garantir uma descrição completa.

Dica: use de forma inteligente seus caracteres!

– O internauta já especificou a cidade no filtro de busca, portanto, não é preciso colocar esta informação no título.

– Abrevie palavras sempre que possível.

Três são os tipos de abordagens de título mais indicadas:

Informativo: destaque algumas características de espaço, localização e desconto.

Exemplo: Jurerê 3 QTS – 1 quadra praia/mercado – 15% OFF

Vendedor: use palavras descritivas e vendedoras que caracterizem a acomodação.

Exemplo: Espaçoso! Localização privilegiada em Jurerê

Específico: cite algum ponto bastante procurado e próximo do seu imóvel, como uma universidade (visando atrair público de vestibular/congressos).

Exemplo: Trindade 1 QT – 100 metros UFSC / ponto de ônibus

3) Faça uma descrição agradável e cativante no anúncio no Airbnb

Um dos maiores diferenciais de um anúncio no Airbnb é que ele não é um simples anúncio de um site de aluguel. O Airbnb tem tudo haver com hospitalidade! A descrição precisa ser bem diferente de uma imobiliária, pois o intuito é gerar empatia, fazer com que o hóspede queira viver a experiência de estar no lugar.

-> Escreva um resumo com o máximo de 500 caracteres, e aproveite para vender o que o espaço tem de melhor.

-> Descreva os ambientes de forma cativante. Ao invés de simplesmente colocar “apartamento com varanda”, experimente inserir algo como “varanda aconchegante para admirar o pôr do sol”.

-> Fale sobre a localização, apontando o que há de melhor por perto, destaque facilidades (ponto de ônibus, metrô, comércio, pontos turísticos).

-> Evite parágrafos longos, pois eles dificultam a leitura. Além do mais, o usuário pode estar vendo mais de um anúncio ao mesmo tempo, então é um ponto positivo ser dinâmico na escrita.

-> Para deixar o texto atrativo e de fácil leitura, escreva em tópicos e faça uso de caracteres especiais, como a seta que colocamos no início de cada uma destas dicas.

-> Escreva em outras línguas, pelo menos em inglês. Isso é excelente para gerar empatia com estrangeiros, pois a tradução automática do anúncio no Airbnb nem sempre fica boa. Se não souber traduzir, procure algum amigo ou familiar que saiba inglês.

4) Seja sincero sempre

Ao criar um anúncio no Airbnb há uma série de itens para marcar, mostrando o que há e o que não há na acomodação. Jamais assinale que no local tem algum item, mas na verdade não tem ou, então, é algo que a pessoa não pode usar. Quem alugar vai esperar encontrar tudo que está descrito.

Tem máquina de lavar, mas o hóspede não pode usar? Então não assinale.

Tem piscina no condomínio, mas visitantes não podem entrar? Também não assinale.

A sinceridade é fundamental, pois a experiência negativa costuma levar o hóspede a dar uma avaliação ruim, e isso impacta diretamente na posição que o anúncio ocupa no buscador do Airbnb, além de gerar desconfiança nos hóspedes em potencial.


5) Atualize o preço

Não basta criar o anúncio no Airbnb e deixá-lo para sempre com o mesmo preço. Esteja atento aos valores das acomodações semelhantes à sua. A partir disso, crie uma estratégia de competição e estabeleça um preço 5% menor.

Ajuste o valor de acordo com fatores externos – alta procura, baixa/alta temporada. Use as opções de descontos que o Airbnb oferece – é possível, inclusive, deixar pré-definido um desconto para estadias de longa duração, por exemplo.

6) Responda com rapidez

Geralmente, a ansiedade faz parte de quem está procurando um lugar para alugar, por isso, quanto mais fácil for o processo de reserva, mais altas são as chances de fechar negócio. Por isso, responda rapidamente as dúvidas e pedidos de reserva, mostrando que você é um anfitrião atencioso e acolhedor.

7) Ative a reserva instantânea

Seus anúncios no Airbnb podem contar com a funcionalidade de Reserva Instantânea. Isso quer dizer que a reserva não requer a sua aprovação prévia, é necessário apenas que o hóspede defina a data da viagem, faça a reserva e, posteriormente, converse com você.

No Airbnb os usuários conseguem filtrar espaços que oferecem Reserva Instantânea. Inclusive, estes anúncios ficam melhor ranqueados, já que o Airbnb valoriza essa facilidade na reserva. Consequentemente, as reservas costumam aumentar em decorrência disso.Já para você, anfitrião, esta funcionalidade é sinônimo de conveniência e agilidade no fechamento de reservas, devido ao fato de não precisar responder cada um dos pedidos de reserva.

Atenção: ao ativar a Reserva Instantânea, todas as datas disponíveis no seu calendário terão esse recurso aplicado.

Para mais dicas como essas, leia também: Como anunciar no Airbnb como um verdadeiro profissional

Gostou das dicas? Você pode encontrar recomendações como essas acompanhando o blog do SuperAnfitriões. Além disso, existem vários outros canais com proposta semelhante ao Airbnb, como o HomeAway, TripAdivisor e AlugueTemporada. Muitas das orientações deste artigo também se aplicam a eles. Se quiser saber mais sobre cada uma destas opções, leia o Guia que concentra as principais informações sobre os canais para anunciar aluguel de temporada:

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

2 comentários em “7 segredos para fazer um anúncio no Airbnb que atrai os viajantes

  1. Alfredo Alfredo

    Uma dúvida que sempre tenho é se vale a pena ter vários imóveis anunciados no mesmo perfil ou se seria melhor ter um usuário para cada imóvel?

  2. Daniel Rusteen Daniel Rusteen

    Felicidades, muy buenas recomendaciones! A pesar de no consumir mucho tiempo, si necesita mucha disponibilidad y poder expresar calidez a los posibles huéspedes. Gracias por compartir, te invito a seguirme en mi blog (en inglés) donde puedes encontrar varias entradas con diversa información de utilidad..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: