Pedido de reserva: o lado bom e o lado ruim da prática no aluguel de temporada

Se você acompanha o blog da Stays, já deve conhecer o impacto positivo da reserva instantânea no aluguel de temporada. Por mais que incentivemos a prática do “piloto automático” a fim de alavancar os negócios, há proprietários e administradores que ainda preferem gerir manualmente cada pedido de reserva que surge no dia a dia. 

Ainda que mais arcaica, a estratégia também tem benefícios, além de ser recomendada por algumas Online Travel Agencies (OTAs) específicas do segmento, como a TemporadaLivre. Por esse motivo, neste artigo nós conceituamos o pedido de reserva e destacamos prós e contras da medida. Veja: 

O que é o pedido de reserva?

Quem não tem o recurso da reserva instantânea habilitado nos anúncios, obriga os turistas a fazerem uma solicitação prévia para hospedar-se na propriedade. Para fazer o pedido de reserva, futuros hóspedes selecionam a data da estadia, além do número de pessoas que vão acomodar-se na casa ou apartamento, e clicam no botão específico para isso (algo como “solicitar reserva” ou “pedir para reservar”). 

Na sequência, esses dados são enviados por e-mail ao administrador ou proprietário do negócio de temporada. Cabe a você, então, aceitar ou recusar a solicitação. Outra possibilidade nesse meio tempo é a de negociar valores ou condições da reserva por meio de troca de mensagens. 

Se todos os lados estiverem de acordo, a reserva é aprovada pelo administrador e confirmada para o turista. Depois, é costume entre anfitrião e hóspede combinar os detalhes do check-in.

Prós do pedido de reserva

A principal justificativa para trabalhar com pedido de reserva está relacionada ao poder de decisão. Afinal, dessa forma é o anfitrião quem dá a palavra final sobre a estadia. Isso faz com que seja possível escolher perfis de hóspedes, datas e preços.

Por outro lado, lembre-se que esse dispositivo não deve ser utilizado para discriminar hóspedes. O Airbnb, por exemplo, possui uma política clara de inclusão e respeito. A mesma plataforma fornece outros dispositivos para controlar o tipo de reserva recebida por meio da reserva instantânea.

Se você aluga a sua própria casa de férias por temporada, ter o controle do pedido de reserva pode ser igualmente importante. Assim, você não será surpreendido, no meio de um feriadão, por uma estadia inesperada. De qualquer forma, essa situação pode ser evitada com a atualização de disponibilidade em todas as OTAs, o que é facilitado por um channel manager. Além disso, é possível configurar cada canal de venda para que reservas de última hora não sejam aceitas.

Trabalhar com pedido de reserva obriga visitantes e anfitriões a conversarem previamente antes da confirmação e do consequente pagamento. Nesse momento, que também pode acontecer com a reserva instantânea do Airbnb, por exemplo, os viajantes podem tirar todas as dúvidas que ainda possuírem depois de visualizar os anúncios. 

Isso faz com que seja aumentada a segurança em torno da transação. Lá na ponta, é possível prever uma diminuição de eventuais reviews negativos sobre a sua propriedade. Também é possível aproveitar o momento para reforçar as regras de hospedagem da sua casa e garantir com que todos estejam de acordo. 

A conduta é recomendada pelo TemporadaLivre, que não trabalha com reserva instantânea para incentivar a comunicação entre as partes. Essa é uma oportunidade de conhecer melhor o seu público e, consequentemente, estar apto a prestar um serviço de hospedagem e hospitalidade cada vez melhor

pedido de reserva

Contras do pedido de reserva

O aspecto negativo mais evidente de trabalhar com pedido de reserva é a diminuição da taxa de ocupação. Isso acontece porque as grandes OTAs, como as do grupo Expedia e a Booking.com, sequer aceitam o anúncio de acomodações sem a possibilidade de reservar imediatamente. Nenhum prejuízo causado por um suposto hóspede “mal selecionado” pode ser maior do que não utilizar esses canais de venda. 

Além disso, as plataformas em geral privilegiam anúncios que trabalham com a reserva instantânea. Para se ter ideia, as propriedades geridas de forma automática aparecem primeiro nos resultados de busca e, consequentemente, têm mais exposição. Sendo assim, torna-se mais desafiador competir com empresas ou administradores de peso. 

Em paralelo, a estratégia da reserva instantânea foi pensada para contemplar um desejo dos turistas, que é o de ter a confirmação o mais rápido possível para poderem planejar as viagens, principalmente as de última hora, mais facilmente. Do ponto de vista dos viajantes, não há nada mais incômodo do que perder tempo para selecionar uma propriedade, enviar a solicitação, receber uma resposta negativa somente dias depois e ter que recomeçar a procura do zero.

Por conhecerem a burocracia do processo, os visitantes acabam filtrando os anúncios que permitem a reserva instantânea, já que podem identificá-los por meio de símbolos, como o “raio” do Airbnb. Esse modelo em “tempo real” também é aplicado na compra de boa parte dos outros produtos turísticos, como a compra de uma passagem aérea ou a reserva de uma experiência

Outra perda proporcionada pelo pedido de reserva é em conveniência para os administradores do aluguel de temporada. Esses gestores vão precisar dedicar mais tempo para responder às solicitações, que devem ser respondidas o quanto antes. Caso acabem negligenciando a tarefa e deixando pessoas interessadas sem retorno, não estarão aptos a alcançar o status de Airbnb Superhost, por exemplo, que exige taxas de resposta superiores a 90%. 

Também é válido destacar que a reserva instantânea é essencialmente menos trabalhosa porque funciona automaticamente durante 24 horas por dia e em 7 dias na semana. Acredite: não há nada melhor do que acordar e ter fechado reservas enquanto ainda estava dormindo. O tempo economizado em respostas repetitivas pode ser investido em fornecer um serviço de hospedagem melhor e, consequentemente, receber mais avaliações positivas. 

Conclusão

Uma anfitriã brasileira utilizou recentemente o fórum da comunidade do Airbnb para comentar sobre os riscos da reserva instantânea. As respostas dividiram-se: parte dos proprietários disse que também prefere o pedido de reserva, enquanto outros defenderam a automação das solicitações de estadia. 

Vale a pena acompanhar a discussão, mas a verdade é que cada modelo funciona melhor para determinada realidade. Se você está começando no aluguel de temporada, pode ser interessante optar pelo pedido de reserva até habituar-se ao fluxo de trabalho. Depois, o caminho natural a ser seguido é a reserva imediata, que proporciona resultados melhores e ainda é muito menos trabalhosa. 

Você também pode manter o pedido de reserva para algumas OTAs, como o TemporadaLivre, e a reserva instantânea para a Booking.com. Se contar com um software completo para aluguel da temporada, como o Sistema Stays, pode fazer esse tipo de configuração mais facilmente, com apenas um clique que se aplica a todos os seus canais de venda, além de evitar o temido overbooking

Agende uma demonstração gratuita do Sistema Stays

Agora que você já conhece o lado bom e o lado ruim do pedido de reserva, conte para nós: qual modelo você prefere? Caso tenha ficado com alguma dúvida, também fique à vontade para usar o espaço abaixo dos comentários.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: