Reserva Instantânea: como ela pode mudar o seu negócio de temporada?

Vamos começar o artigo de hoje com um desafio: imagine que você tem uma viagem programada para São Paulo daqui duas semanas e está procurando um espaço para ficar hospedado durante os cinco dias de viagem. Pelo Airbnb você encontrou duas acomodações que estão totalmente dentro do que você espera, porém, uma delas possui ativado o recurso de reserva instantânea, o que possibilita deixar tudo resolvido com um clique, e a outra depende de aprovação prévia do proprietário para garantir a reserva. Por qual das duas você optaria?

Levando em consideração o perfil dos viajantes dos dias atuais, a maioria daria preferência para as acomodações que podem ser reservadas instantaneamente, pelo fato de refletir diretamente em economia de tempo e menos burocracia. Afinal, não é preciso trocar diversos e-mails antes de garantir a reserva. Sem falar no risco de ficar sem uma boa acomodação conforme passa o tempo. Quando o Booking lançou o recurso de reserva instantânea para o Apple Watch, inclusive, 85% dos usuários afirmaram que isso os deixa mais espontâneos na reserva por conseguir fazê-las de maneira fácil.

É importante lembrar que os viajantes modernos resolvem a todo o momento questões de maneira instantânea – as passagens são compradas com um clique, assim como a reserva de passeios também pode ser feita dessa forma. Em relação ao lugar em que ficarão acomodados não é diferente, essa facilidade de reserva instantânea é o que muitos viajantes procuram.

Não é por acaso que os líderes mundiais de hospedagem, como o Booking, Expedia e Homeaway já trabalham com Reservas Instantâneas. O Airbnb, apesar de deixar o recurso como opção do anunciante, prioriza as acomodações que optam por deixar ativado o recurso que permite reservar de forma imediata, já que isso beneficia seu outro público: os viajantes.

Essa gama de informações deixa evidente que a tendência de reservas instantâneas, já bem sólida no exterior, vem crescendo continuamente no Brasil. Portanto, hoje (e cada vez mais) quem não aderir ao recurso fechará a porta para a maioria dos seus possíveis clientes, barrando o crescimento do seu negócio.

Atenção! Se você ainda não habilitou a reserva instantânea nos seus anúncios por medo de não poder “filtrar” os hóspedes, saiba que esse pensamento é considerado ultrapassado para quem gerencia as hospedagens como um verdadeiro negócio. Ainda está em tempo de rever o quanto isso é prioridade para você, pois pode estar impactando negativamente na sua taxa de conversão de reservas.

Aliás, o fato de desempenhar um papel importante no aumento da taxa de conversão de reservas é apenas um dos benefícios que a reserva instantânea propícia para quem trabalha com aluguel de temporada. Existem vários outros motivos para aderir ao recurso, entre eles estão:

Melhor aproveitamento do tempo:

Com a reserva instantânea os proprietários e administradores de imóveis de aluguel de temporada reduzem a quantidade de horas destinadas para fechar uma reserva. Isso ocorre porque não há necessidade de comunicação antes do recebimento da reserva, ou seja, não é preciso ficar trocando mensagens sobre disponibilidade de data, valores e dados bancários.

Resumindo: basta o hóspede escolher a data em que deseja ficar hospedado e clicar em ‘reservar agora’.

Otimização na listagem das OTAs:

Não é segredo que o Airbnb e o HomeAway possuem algoritmos que favorecem as acomodações que têm ativada a funcionalidade de reserva instantânea. No caso do Airbnb, por exemplo, a taxa de resposta e o tempo de resposta afetam a colocação dos anúncios nas buscas.

Resumindo: ao ativar a reserva instantânea, automaticamente a sua taxa de resposta aumenta e o seu tempo de resposta diminui. Por isso, ao permitir que o hóspede reserve automaticamente, o seu anúncio tende a ficar mais visível nos resultados de busca.

Não perder reservas:

No intervalo de tempo entre um hóspede ter manifestado que quer reservar a sua acomodação e o quanto você vai levar para dar a resposta positiva, pode ocorrer dele encontrar alguma outra opção que agrade e que tenha o recurso de reserva instantânea. Isso aumenta as chances de você perder esse hóspede.

Resumindo: a reserva instantânea é peça-chave para evitar que as reservas “escorram das mãos” e deixem de ser efetivadas assim que o hóspede ficar interessado.

Fechar com quem deixou para a última hora:

É bem corriqueiro encontrar pessoas que resolvem em cima da hora passar o fim de semana em outra cidade ou, então, turistas que estão viajando e decidem estender a estadia. Esses dois públicos têm pressa em encontrar uma acomodação e, muito provavelmente, não vão ter tempo para esperar uma resposta.

Resumindo: se o seu anúncio estiver com a reserva instantânea ativa, fica mais fácil atender às necessidades desses dois públicos, garantindo o fechamento de mais negócios.

Recomendação estratégica para usar a reserva instantânea

Os benefícios listados acima fazem muita diferença em um mercado onde a concorrência está cada dia mais acirrada. No entanto, para usufruir da melhor forma possível da reserva instantânea, sem correr riscos de gerar overbooking, faz-se necessário usar ferramentas que auxiliem na gestão do calendário de imóveis de maneira integrada, especialmente se você anuncia o mesmo imóvel em vários sites (estratégia altamente recomendável).

É importante ter o calendário e o tarifário sempre 100% atualizados durante os próximos 365 dias, no mínimo. Ao fazer isso de forma manual, essa função dá trabalho e exige muita organização, mas a boa notícia é que existe uma solução mais estratégica e segura: automatizar!

Isso é possível ao contar com uma ferramenta de Channel Manager que faz a conexão com todos os canais de vendas. Na prática, assim que uma reserva é fechada o sistema bloqueia automaticamente a disponibilidade nos demais locais. Simples, não é?

Se você quiser ver isso funcionando com os seus imóveis, experimente gratuitamente o Sistema Stays, uma plataforma de gestão completa para aluguel de temporada. O sistema supre completamente as necessidades de gestão de calendário, check-in e check-out, assim como cria relatórios detalhados para você entender seus ganhos e gastos.

Leia também: O que é e para que serve um Channel Manager no aluguel de temporada?

Gostou das dicas de hoje? Não perca tempo e aproveite para alavancar ainda mais o seu negócio de temporada usando a reserva instantânea. Se algum ponto ainda te deixa com dúvida, conte com a gente aqui nos comentários!

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: