Aprenda a passar confiança e atrair quem teme golpes no aluguel de temporada

É bem provável que você já deve ter ouvido falar de golpes no aluguel de temporada. Em 2018, inclusive, o programa Fantástico, da Rede Globo, produziu uma reportagem sobre a oferta online de casas para alugar que, na verdade, não estavam disponíveis ou sequer existiam. As vítimas pagaram adiantado pela locação das propriedades, mas, ao chegar ao destino, tiveram de procurar a delegacia de polícia. 

Eventuais golpes no aluguel por temporada mancham o mercado que, por ser recente no Brasil, ainda carece de profissionalização. Ao conhecer esse tipo de ocorrência, turistas recorrem aos hotéis ou outros modelos de hospedagem, ignorando que existe uma parcela considerável de anfitriões extremamente correta. Por isso, destacamos a seguir 8 dicas para passar confiança e atrair quem teme ser passado para trás: 

Como espantar o receio de golpes no aluguel de temporada

1. Dê preferência para sites especializados em aluguel de temporada

Boa parte dos golpes de aluguel por temporada acontece fora das Online Travel Agencies (OTAs) específicas do mercado, como Airbnb e Expedia. Isso porque os golpistas geralmente atuam em sites genéricos de anúncios e classificados, cujas ofertas não se restringem a acomodações de curta duração. 

Para além disso, a vantagem do Airbnb, por exemplo, consiste no fato de que o hóspede faz o pagamento diretamente para a plataforma. Essa, por sua vez, só repassa o valor do aluguel ao proprietário após o check-in, o que garante absoluta segurança. Portanto, concentre-se em anunciar as suas propriedades em plataformas consolidadas no mercado de aluguel de temporada. 

2. Cumpra os pré-requisitos de verificação impostos pelas OTAs

Pode parecer chato e até atrasar a publicação do anúncio, mas é fundamental comprometer-se com as estratégias de checagem das OTAs. O TemporadaLivre, por exemplo, possui um departamento anti-fraude dedicado a verificar a autenticidade dos administradores e das propriedades. 

A Booking.com é outra que só autoriza uma oferta mediante comprovação de propriedade do anunciante. Para isso, solicitam documentos comprobatórios que são pré-requisitos para poder anunciar no site.  

  • Leia também: Como anunciar no Booking: o passo a passo para cadastro dos seus imóveis
  • golpes no aluguel de temporada

    3. Faça uma varredura no seu site próprio

    Para além das reservas com comissionamento, você também deve trabalhar por reservas diretas por meio de um site próprio para aluguel de temporada. Por outro lado, também precisa transmitir confiança para quem teme golpes. Veja as recomendações que destacamos neste artigo e, caso queira aprofundar em alguma delas, clique aqui:

    • Ter HTTPS na URL para que o usuário saiba que está protegido;
    • Angariar e publicar avaliações positivas;
    • Ser claro no que se refere a pagamento;
    • Ter uma página específica dentro do site para contar a história da sua empresa;
    • Manter um blog também dentro do endereço próprio;
    • Atualizar com frequência as redes sociais do negócio;
    • Fazer um cadastro no Google Meu Negócio e solicitar avaliações dos seus hóspedes por lá;
    • Ficar de olho no Reclame Aqui para responder eventuais reclamações sobre a sua empresa;
    • Incluir o CNPJ no seu site e na assinatura de e-mail, caso você seja pessoa jurídica. 

    4. Mantenha-se em dia com órgãos como o Creci

    Para atuar como administrador de aluguel por temporada, é preciso registrar-se junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) do seu Estado. Esse tipo de regularização, desde que explicitado no anúncio, pode tranquilizar quem teme fraudes na locação de curta duração. Afinal, é como se houvesse a anuência de um órgão competente em relação ao seu trabalho. 

    5. Tenha em mãos documentos que comprovem que você pode alugar o imóvel

    Os mesmos documentos que você eventualmente enviou a uma OTA para comprovar que pode alugar determinada propriedade podem ser utilizados diretamente com os turistas que, por ventura, estiverem desconfiados. Mantenha esses arquivos em um local de fácil acesso, de preferência digitalizados e armazenados em uma pasta no computador ou no próprio celular. A ideia é que você possa enviá-los tão logo apareça uma dúvida de um hóspede em prospecção. 

    6. Disponibilize o endereço nos anúncios

    Outra estratégia eficiente para atrair quem teme golpes no aluguel de temporada consiste em não fazer rodeios sobre o endereço da casa ou do apartamento anunciados. Assim, os visitantes podem procurar o endereço na internet e saber se o imóvel realmente existe. Se você possui alguma objeção quanto a isso, pense em publicizar parcialmente o endereço, mas não deixe essa informação de fora. 

    7. Pratique valores de diárias dentro da média do mercado

    Preços muito baixos, de 30% a 40% a menos do que a média do mercado, costumam gerar desconfiança. Por isso, pratique valores que façam sentido para a sua propriedade, localidade e concorrência. Faça uma análise tarifária para chegar ao melhor custo de diária que será cobrado. Quem usa o Sistema Stays tem acesso ao AirDNA, que facilita a precificação com base em dados reais do mercado de temporada. 

    8. Evite ao máximo adiantamento de valores

    O pré-pagamento de 100% do valor da reserva é outro aspecto que causa desconforto entre quem teme golpes no aluguel de temporada. Nesse sentido, se puder, evite pedir adiantamento de valores, principalmente em transações diretas, efetuadas por meio do seu site. No lugar, cobre um valor simbólico, como o da primeira diária ou no máximo 50% da locação, para garantir que não haja cancelamento em cima da hora ou no-show

    Conclusão

    Para além de seguir as dicas que destacamos acima, e possível combater os golpes no aluguel de temporada ao fazer denúncias sobre anúncios fraudulentos. Tanto nos sites onde as publicações duvidosas estão hospedadas, quanto para os órgãos oficiais, como delegacias especializadas em crimes virtuais. 

    Aos poucos, Estado e sociedade tornam-se mais capazes de detectar esse tipo de situação, que aí, sim, tende a diminuir. Isso acontece em paralelo à profissionalização do mercado de locação de curta duração. Um dos passos nessa direção consiste na adoção de um software completo para aluguel de temporada de confiança como o Sistema Stays. 

    Por fim, o estabelecimento de um contrato de aluguel de temporada também pode ser uma garantia a mais para quem teme golpes. Baixe gratuitamente um modelo de contrato aqui

    Você já perdeu alguma reserva por conta das fraudes no aluguel de temporada? Compartilhe a sua experiência ou dúvida no espaço abaixo dos comentários.

    David Cavalcanti

    Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Baixar Guia
    Quero uma demonstração

    Você também pode se interessar: