Por que e como você deve avaliar os hóspedes no aluguel por temporada?

Toda vez que uma estadia chega ao fim os turistas são convidados a escrever comentários sobre o espaço, o anfitrião e a experiência. Algumas das principais Online Travel Agencies (OTAs) do aluguel de temporada, como AlugueTemporada e Airbnb, também incentivam o contrário: que proprietários ou administradores classifiquem os visitantes recebidos. Nem todos os hosts dão importância para isso, mas neste artigo você irá entender por que é importante avaliar hóspedes e ainda saberá como fazê-lo com estratégia. 

Em linhas gerais, os sistemas de avaliação bidirecional desenvolvidos pelos sites de aluguel de temporada possuem funcionamento semelhante. Permitem avaliação mútua entre viajantes e proprietários em torno da locação da propriedade.

Geralmente, a OTA envia um link por e-mail para cada um deles a fim de incentivar a troca de impressões. As duas partes precisam enviar a avaliação para que a pontuação e os comentários sejam finalmente divulgados para a comunidade em geral. Isso acontece para que sejam compartilhadas informações honestas de forma confidencial. 

No caso do AlugueTemporada, por exemplo, os turistas podem enviar reviews até um ano depois da estadia. Contudo, se o proprietário ou administrador avaliar os hóspedes nesse período, o viajante terá apenas 14 dias para escrever a sua consideração. Depois desse período ou após as duas partes terem escrito os comentários, é impossível editar os conteúdos, que ainda passam por avaliação da OTA antes de serem publicados. 

Já no Airbnb, a avaliação feita pelo hóspede é publicada assim que o anfitrião também deixa o seu comentário. Mas, se o proprietário ou administrador de temporada deixar de avaliar o visitante, a review escrita pelo turista será automaticamente publicada após 14 dias.

Motivos para avaliar hóspedes na locação por temporada

Agora que você já sabe como funcionam os principais mecanismos de avaliação bidirecional, veja por que é importante dar atenção a eles: 

1. Avaliar a reputação dos turistas

Os hóspedes preocupam-se muito em escolher anfitriões bem avaliados para que as experiências sejam as melhores possíveis. O inverso também pode acontecer. Proprietários e administradores devem zelar por seus espaços. 

É possível fazer isso checando a reputação de quem solicita uma reserva. Desde que os hosts anteriores tenham se preocupado em avaliar os hóspedes. Essas avaliações costumam ser exibidas pelas OTAs como uma classificação média: em notas que vão de zero a cinco ou na forma de estrelas. 

2. Incentivar os turistas a escreverem sobre você

Apesar de não ser obrigatório, avaliar os hóspedes serve como um estímulo para que eles façam o mesmo com você, o seu espaço e a experiência proporcionada. Acumular reviews, por sua vez, é importante para conquistar novas reservas e, consequentemente, crescer no mercado de aluguel por temporada.  

Por isso, é extremamente importante criar uma rotina de análise de cada hospedagem, idealmente logo após o check-out, quando a memória ainda está fresca. Caso contrário, o seu perfil poderá ter a reputação comprometida por ter poucas ou nenhuma avaliação. A conquista do selo de Super Anfitrião Airbnb também depende dos comentários recebidos.

3. Contribuir com a atmosfera segura do aluguel de temporada

Os sites de aluguel de temporada incentivam a troca de avaliações para que nenhuma das partes sinta-se insegura em reservar uma propriedade ou receber alguém. É importante não só acumular classificações, quanto ter comentários escritos recentemente. 

Dessa forma, turistas não terão receio em hospedar-se no seu espaço. Ao mesmo tempo, você também ficará mais tranquilo para alojar alguém que não conhece ou tampouco tem referências. 

avaliar hóspedes

Como fazer uma review sobre os turistas

Avaliar hóspedes pode parecer uma tarefa difícil para quem não tem o hábito, mas é questão de tempo até pegar o jeito. Cada OTA impõe que a classificação seja feita de um jeito. Mas existem critérios que não devem ser deixados para trás em nenhuma delas. Destacamos quatro deles: 

1. Experiência geral

Trata-se de um overview sobre a estadia dos turistas. Você deve avaliar desde o processo de reserva, passando pelo check-in e chegando finalmente ao check-out. Pense, principalmente, se gostaria de receber novamente a visita dos hóspedes. 

2. Limpeza

Os visitantes cuidaram bem do seu espaço em termos de limpeza? É claro que o imóvel provavelmente não foi devolvido conforme a entrega, mas você deve avaliar se os turistas mantiveram minimamente a higiene do espaço. Tudo para que a faxina de saída não tenha que ser convertida em uma super faxina de fim de ano. 

3. Comunicação

Outro aspecto a ser levado em conta no momento de avaliar hóspedes está relacionado à comunicação. Você precisa analisar a troca de mensagens desde um eventual pedido de reserva. Afinal, é bastante importante que seja estabelecido um canal de contato direto com os turistas para troca de informações e esclarecimento de dúvidas entre as partes.

4. Cumprimento das regras do imóvel

Caso você não aceite receber animais de estimação, mas mesmo assim os viajantes resolveram trazer os seus pets, eles devem saber que poderão ser classificados com nota baixa por conta disso. Isso se você tiver comunicado previamente a exigência nas regras da casa disponibilizadas na descrição do imóvel de temporada ou em um welcome book para hóspedes de temporada, é claro. O descumprimento de outras normas também podem ser fatores que resultam em uma avaliação ruim. 

Depois que avaliar os hóspedes e receber de volta a nota pela hospedagem que você proporcionou, não se esqueça de importar os comentários para o seu site próprio de aluguel de temporada. Já em OTAs que não permitem classificar os turistas, como a Booking.com, avalie a possibilidade de pelo menos responder as reviews deixadas por eles. 

  • Leia também: Como anunciar no Booking: o passo a passo para cadastro dos seus imóveis
  • Você costuma avaliar hóspedes? Como realiza essa tarefa? Compartilhe o seu relato ou a sua dúvida pelo espaço abaixo dos comentários.

    David Cavalcanti

    Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

    1 comentário em “Por que e como você deve avaliar os hóspedes no aluguel por temporada?

    1. CREIDE JEREMIAS DOS SANTOS CREIDE JEREMIAS DOS SANTOS

      Tive uma hóspede por um mês inteiro. Fui solícita, o imóvel estava super limpo e preparado para a hospedagem. Mas, ao final, a hóspede não avaliou. Fiquei triste, pq nada mais podia ser feito para melhorar a estadia. Infelizmente, nem todos cumprem suas obrigações.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Baixar Guia
    Quero uma demonstração

    Você também pode se interessar: