Como se preparar para a alta temporada e potencializar reservas

A alta temporada está batendo à porta, ela se estende até meados de abril em várias regiões do Brasil. Segundo dados do Ministério do Turismo, 26,5% dos brasileiros pretendem viajar nos próximos seis meses. Essa é uma notícia excelente para quem trabalha com aluguel de temporada, e serve de alerta para acelerar o passo, colocando em prática uma série de ações que são estratégicas para potencializar reservas, aproveitar ao máximo a demanda por acomodações e, automaticamente, fazer o negócio crescer.

Separamos aqui uma série de recomendações que vão te deixar 100% preparado para a alta temporada. Confira o que você já vem colocando em prática e ajuste os itens faltantes.

 

1. Para aumentar a taxa de reservas

Basicamente, cinco atitudes são decisivas na hora de alavancar o número de reservas.

 

Teste novos canais de divulgação

Em quantos canais suas acomodações estão sendo divulgadas? Se a sua resposta é “um ou dois”, está em tempo de mudar a estratégia e utilizar mais plataformas. AlugueTemporada, Airbnb, Booking, Expedia, TripAdvisor (ou FlipKey) e TemporadaLivre são algumas opções. Cada uma delas tem um público distinto, portanto, estar presente em várias (ou todas) maximiza as possibilidade de encontrar pessoas interessadas na sua acomodação e potencializar reservas.

No nosso “Guia completo: melhores sites para anunciar seu imóvel de temporada”, você vai encontrar as particularidades de cada site e como aproveitar as características diferenciadas de forma estratégica.

Leia também: Como anunciar no Booking: o passo-a-passo para cadastro dos seus imóveis

Confira a disponibilidade de datas em todos os canais

Depois de garantir a sua presença no maior número possível de sites, é importante conferir se as datas disponíveis para reservas estão corretas em todos os canais. Afinal, certas inconsistências no calendário podem fazer com que os seus anúncios não apareçam nas buscas dos usuários.

 

Ofereça o maior número de formas de pagamento

Atualmente, é imprescindível oferecer diversas formas de pagamento para atender as preferências e necessidades dos clientes, especialmente porque eles podem estar tanto no Brasil quanto no exterior. Ao contar com os principais provedores de pagamento online – Cielo, PagSeguro, Pagar.me, Paypal, Rede e Stripe Cartões de Crédito Nacionais, você automaticamente está oferecendo as seguintes opções:

Cartões de Crédito Internacionais
Cartões de Débito
Venda Parcelada
Venda por Boleto
Venda por Boleto

 

Libere a reserva instantânea

Hoje em dia, grande parte das pessoas resolve os trâmites básicos de uma viagem de forma instantânea: adquire passagens com um clique, compra passeios de forma imediata e faz a reserva de acomodações também sem burocracia. Isso é motivo suficiente para deixar o recurso de reserva instantânea ativo, pois é o que muitos potenciais hóspedes procuram.

Para você, administrador de aluguel de temporada, essa opção reflete diretamente em economia de tempo, pois não é necessário trocar diversos e-mails antes de garantir a reserva.

 

Implemente chatbots

É indiscutível que os chatbots estão entre as principais tendências digitais e vem ganhando o coração dos usuários. No caso do aluguel de temporada, o fato de poder resolver as dúvidas de forma instantânea facilita muito o relacionamento entre o administrador e o potencial cliente, sendo peça-chave para potencializar reservas.

Se você tem site próprio, considere implementar chatbot para proporcionar uma comunicação mais rápida com os interessados. Compile as dúvidas mais frequentes e automatize as respostas.

 

2. Aumente o seu negócio

Nossa jornada aqui na Stays, trabalhando diretamente com clientes que administram imóveis, nos proporciona ouvir relatos sobre ações que foram cruciais para fazer com que o negócio de cada um deles crescesse. As ações incluem:

 

Negociar com conhecidos a administração dos imóveis

Você já sabe o quanto um administrador de aluguel de temporada pode facilitar a vida dos proprietários que querem alugar suas acomodações. Utilize desses argumentos para negociar a administração dos imóveis de amigos e familiares, que talvez ainda não vislumbraram a possibilidade de monetizar com seus imóveis.

Lembre-se que a alta temporada é uma excelente época para mostrar que os seus serviços podem potencializar as reservas dos imóveis, fazendo com que os proprietários lucrem muito mais, o que vai facilitar a confiança deles no mercado e no seu trabalho de gerenciamento.

 

Participe de uma rede de administradores

Ao longo dos primeiros meses de trabalho muitos administradores costumam ter dificuldades para conseguir aumentar a taxa de ocupação das acomodações por meio dos canais de venda. Uma das ações estratégicas para minimizar essa experiência é fazendo parte de uma rede de administradores de aluguel por temporada.

Na Stays Alliance, por exemplo, existem diversos parceiros que atuam como uma OTA (Online Travel Agency), divulgando imóveis de temporada. O intuito deles é justamente ajudar o administrador a fechar reservas. Outra possibilidade é adicionar produtos de parceiros associados ao seu site, como se eles fossem os seus, aumentando o tráfego do seu negócio. Os sistemas serão integrados de forma automática, então não é preciso se preocupar com tarefas operacionais dos produtos parceiros.

 

Agregue novos serviços

O que pode proporcionar mais tranquilidade ao seus hóspedes e, de quebra, garantir uma receita a mais para o seu negócio? Agregue serviços ao seu aluguel de temporada, que podem ser oferecidos na ocasião da reserva (integrando um pacote), depois que a reserva for fechada (seja por telefone ou e-mail) ou, então, durante a estadia. Entre as boas opções para a alta temporada estão:

  • Passeios personalizados: disponibilize pacotes com as atrações que os visitantes costumam procurar.
  • Aluguel de transporte: disponibilize serviço de aluguel de carro, moto e barco. Você pode fazer uma parceria com alguma locadora de confiança.
  • Compras no supermercado: há grandes chances de que os hóspedes queiram desfrutar de um serviço de compra e entrega de mantimentos, especialmente se a programação do dia foi intensa.

 

3. Otimize a rotina de trabalho

As duas sugestões a seguir vão te fazer poupar horas no dia. Com isso, você tem mais tempo para pensar em estratégias de captação de hóspedes.

 

Automatize e-mails de oferta

Se você já anuncia em sites como o HomeAway (AlugueTemporada) e FlipKey, sabe que eles funcionam como uma vitrine de imóveis, não sendo possível fechar reservas diretamente por lá. Ao contar com um sistema para aluguel de temporada, é possível fazer a integração entre as plataformas e programar uma resposta automática para os pedidos, com preço da estadia e link para pagamento. Isso ajuda a potencializar reservas e acelera o fechamento sem você precisar estar disponível 24h.

 

Integre canais com a ferramenta de channel manager

Grande parte dos itens citados acima podem ser facilmente colocados em prática a partir do momento que você conta com uma ferramenta de channel manager, a qual centraliza a operação das plataformas de venda online de aluguel de temporada. Isso é bem importante para que as informações sobre disponibilidades e preços estejam sempre alinhadas, evitando problemas como o temido overbooking e, principalmente, simplificando o trabalho operacional de administrar seus anúncios e reservas em vários sites.

Leia também: O que é e para que serve um Channel Manager no aluguel de temporada?

O que achou das dicas de hoje? Conseguiu perceber o quanto cada uma delas pode potencializar reservas? Aproveite o espaço dos comentários para compartilhar conosco alguma dúvida que você tem sobre como colocar essas ações em prática, vamos responder o mais breve possível.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

4 comentários em “Como se preparar para a alta temporada e potencializar reservas

  1. raymond hollo raymond hollo

    acompanho as matérias … parabéns muito util

    abraço
    raymond

    1. Sven Sven

      Que ótimo receber teu feedback, Raymond! Continue acompanhando e vamos crescer juntos cada vez mais 🙂

  2. raymond hollo raymond hollo

    acompanho as matérias … parabéns muito util

    abraço
    raymond

    1. Sven Sven

      Que ótimo receber teu feedback, Raymond! Continue acompanhando e vamos crescer juntos cada vez mais 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: