6 passos para transformar a renda extra em uma empresa de aluguel de temporada lucrativa

Sabe por que a profissão de administrador de aluguel de temporada tem ficado cada vez mais popular? Pelo enorme potencial financeiro que ela tem apresentado para gerar uma empresa de aluguel de temporada lucrativa. Para se ter ideia, de acordo com uma pesquisa feita com anunciantes do Alugue Temporada, 50% dos deles ganham, pelo menos, R$ 78 mil por ano com a locação de um imóvel. Esse dado prova que o aluguel de temporada pode ser muito mais do que renda extra, mas um negócio lucrativo.

Como aqui na Stays nós acompanhamos de perto o crescimento de diversos administradores nesse mercado, entendemos que há passos importantíssimos para que essas empresas prosperem. Abaixo, explicamos os seis passos essenciais que dão o impulso inicial a todo administrador de temporada de sucesso:

1) Entender o mercado de aluguel de temporada

Para fazer o negócio decolar, não adianta somente anunciar as acomodações em todas as Online Travel Agencies (OTA’s) e contar com um site próprio. É preciso estar por dentro do mercado de aluguel de temporada nas regiões onde você atua e ter todas as informações sobre os seus potenciais clientes. Aqui estão alguns pontos que você precisa dominar as respostas:

  • Quem é o seu público, ou seja, quais são os perfis mais frequentes de viajantes que costumam ficar nas suas acomodações. No post 7 perfis de hóspedes que você deve considerar para seu negócio esmiuçamos cada um dos principais perfis de pessoas que costumam optar por aluguel de temporada no Brasil.
  • Como o público que fica nos seus imóveis pesquisa e quais critérios leva em consideração na hora de se hospedar — indicação de conhecidos, buscas no Google, participa de grupos nas redes sociais, se garimpa ofertas de acomodações.
  • Quais são os pontos de destaque dos seus imóveis que têm cativado os hóspedes — preço, tamanho do imóvel, localização, características luxuosas. Ter essa informação é essencial para começar a identificar quem são seus concorrentes de verdade.
  • O que os concorrentes têm feito para atrair reservas — como é a divulgação dos imóveis, o atendimento, os preços.

Leia também: 35 dados sobre o Aluguel de Temporada que você precisa conhecer

2) Separar as finanças da empresa das contas pessoais

Primeiramente, é preciso levar esta regra ao pé da letra: custos da vida pessoal e custos da vida profissional não são a mesma coisa, portanto, não devem ser somados. Eles precisam estar bem separados, para isso:

  • utilize contas distintas — uma pessoal e outra para o negócio;
  • tenha dois controles financeiros — um pessoal e outro do negócio de aluguel de temporada.

Se o seu escritório é no mesmo lugar da sua residência, a conta de luz, por exemplo, deve ser dividida meio a meio, ao em vez de fazer parte somente das suas contas pessoais. Da mesma forma, o valor que você gasta em combustível para resolver as questões relacionadas ao seu negócio de aluguel de temporada deve integrar as despesas da empresa, não as despesas pessoais.

Ter esse controle é fundamental para poder identificar quanto, de fato, a empresa tem em caixa, quanto pode reinvestir no negócio, quais são as despesas e o lucro mensal e, a partir daí, montar uma reserva que pode ser bem útil se o negócio passar por alguma turbulência financeira. Esses dados podem ser facilmente identificados e controlados ao contar com uma ferramenta financeira para aluguel de temporada.

3) Investir no crescimento do negócio

Para ter uma empresa de aluguel de temporada lucrativa é preciso investir no negócio. Isso é decisivo para não ficar sempre no mesmo lugar e totalmente vulnerável à sazonalidade e variação da demanda do mercado. Existem uma série de ações que devem ser consideradas como investimento e que ajudam a crescer, entre elas:

4) Ter conhecimento das métricas da empresa

Estar atento a todas as entradas e saídas na empresa é peça-chave para não ter surpresas de caixa e conquistar um crescimento sustentável e constante. Organize uma maneira de ter dados importante como lucro por propriedade, lucro por canal de anúncio e custo por cliente sempre à mão.

Dados como esses podem ser facilmente monitorados com a ajuda de ferramentas. Para ajudar, montamos uma Planilha Grátis de Gerenciamento de Aluguel de Temporada que pode te ajudar.

5) Definir metas para uma empresa de aluguel de temporada lucrativa

Com base em informações concretas disponíveis no controle financeiro, é possível pensar em metas. Elas podem ser mensais, trimestrais e anuais, por exemplo. Estabelecer metas a curto, médio e longo prazo contribui para ver a evolução acontecendo. Aqui estão alguns exemplos de metas para definir:

  • meta de novos imóveis para daqui um ano;
  • meta de novos contratos mensais;
  • meta de novos funcionários a curto, médio e longo prazo;
  • meta de aumento da receita.

Para fazer um Plano de Crescimento para o seu negócio, conte com a ajuda de um dos nossos consultores.

6) Não usar a falta de tempo como desculpa

Sabemos que as tarefas dos administradores de aluguel de temporada são várias, entre elas estão:

  • checar os sites de anúncio;
  • administrar disponibilidade das acomodações e tarifas;
  • gerenciar as comissões dos sites e contas;
  • administrar as faxinas;
  • pagar contas de condomínio, IPTU, luz, internet e TV a cabo;
  • efetuar pagamento das diárias aos proprietários;
  • fazer as cobranças dos hóspedes.

Embora os pontos acima sejam só uma amostra de tudo que o administrador tem para fazer, a falta de tempo não pode ser desculpa para planejar, executar novas ações e, então, criar uma empresa de aluguel de temporada lucrativa. Isso porque existem formas de otimizar o tempo, uma delas é contando com um software voltado para o aluguel de temporada. Todas as tarefas citadas acima podem ser mais facilmente gerenciadas com a ajuda do sistema.

Agora que você já conhece os passos essenciais para transformar a sua renda extra em uma empresa de aluguel de temporada lucrativa, aproveite para conferir nosso Guia Completo do Administrador de Aluguel de Temporada.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: