Airbnb Superhost: o que você precisa fazer para ter o selo

Você se dedica ao máximo para oferecer uma experiência agradável e diferenciada aos seus hóspedes de aluguel por temporada? Então saiba que tem grande chance de você se tornar um Airbnb Superhost.

O selo Superhost Airbnb foi lançado em 2016 e mantém a sua relevância até hoje. O principal objetivo do programa é recompensar os anfitriões dedicados em proporcionar a melhor experiência de hospedagem no Airbnb.

Se você sabe o que significa o Airbnb para o mercado de aluguel por temporada, não fica difícil de entender como esse selo pode fazer a diferença no seu negócio.

Por isso, neste artigo, vamos explicar quais são os critérios da plataforma para definir quem são os anfitriões Superhosts e o que você precisa fazer para ganhar esse reconhecimento!

O que é ser um Superhost do Airbnb?

O Airbnb Superhost é um programa desenvolvido pela maior plataforma de aluguel por temporada do mundo para identificar, promover e recompensar os anfitriões mais hospitaleiros.

Para o Airbnb, um Superhost é um anfitrião experiente e bem avaliado pelos hóspedes, que pode servir de exemplo para toda a comunidade. 

De acordo com a plataforma, os anfitriões que possuem esse selo são capazes de oferecer experiências extraordinárias aos hóspedes.

guia superhost airbnb

Na prática, o significado de anfitrião já se refere a pessoas que sabem como recepcionar convidados ou hóspedes. Mas a recompensa do Airbnb Superhost quer dizer ainda mais.

Os anfitriões que ganham o selo Superhost recebem muitas reservas e alcançam uma avaliação média alta, o que mostra a excelência do atendimento oferecido desde a reserva até o fim da estadia.

Você também pode gostar de ler:

Superhost Airbnb: requisitos para receber o selo

Agora que você já sabe o que é Superhost, vamos nos concentrar na parte mais importante: os critérios que o Airbnb utiliza para conceder o selo.

Para definir se determinado anfitrião é um Airbnb Superhost, a plataforma faz avaliações trimestrais e verifica se o anfitrião atendeu aos seguintes critérios:

  • Conclusão de pelo menos 10 estadias ou de 100 noites em três estadias;
  • Taxa de resposta aos hóspedes de pelo menos 90% em até 24 horas.
  • Avaliação geral de 4,8 ou mais nos últimos 12 meses.
  • Taxa de cancelamento inferior a 1%, sem incluir causas de força maior.

É importante lembrar que o Airbnb analisa os dados dos últimos 12 meses, mas é possível ganhar o selo de Superhost antes de completar um ano de hospedagem.

Todos os dados auferidos podem ser encontrados no Painel do Anfitrião.

critérios para ser um superhost airbnb

Qual a vantagem de ser um Superhost do Airbnb?

Os benefícios do Superhost Airbnb são significativos, principalmente com o número cada vez maior de imóveis disponíveis na plataforma.

Dessa forma, os anfitriões que possuem o selo se destacam e, segundo a própria plataforma, têm mais chances de receber reservas.

Saiba o que você ganha ao se tornar um Superhost:

Maior visibilidade

O primeiro benefício de ser um Airbnb Superhost é a visibilidade, que passa a ser maior na lista de propriedades e nos e-mails marketing enviados pela plataforma. 

De acordo com o Airbnb, os imóveis de anfitriões que possuem o selo não “sobem” de posição nos resultados das pesquisas, mas podem se destacar por meio de um filtro de busca específico. 

Maior confiança dos hóspedes

O selo de Superhost aparece no perfil do anfitrião e nos seus anúncios. Com isso, os hóspedes tendem a se sentir mais seguros para fazer uma reserva. 

Assim, por transmitirem maior confiança, os anfitriões com selo Airbnb Superhost costumam receber mais reservas e, dessa forma, faturar mais na plataforma. 

Mais incentivos do Airbnb

Os anfitriões que conseguem manter o selo de Superhost ganham um cupom de US$ 100 por ano. 

Além disso, recebem 20% a mais do que o bônus padrão toda vez que um novo anfitrião se cadastrar na plataforma por sua indicação. 

Agora que você já conhece as vantagens, confira nosso webinar sobre como ser um super anfitrião 5 estrelas!

Como se profissionalizar e ter o selo de Superhost Airbnb?

Para se tornar um Airbnb Superhost, não é necessário se inscrever no programa. O processo é automático, desde que sejam cumpridos os critérios que explicamos anteriormente.

Ou seja, se você atender aos requisitos do programa na data da avaliação trimestral, pode se qualificar para receber o status de Superhost. 

As avaliações acontecem nos seguintes meses: janeiro, abril, julho e outubro. Depois da checagem, o Airbnb notifica cada anfitrião a respeito do status de Superhost no prazo de 10 dias. 

Caso você esteja esperando por algum resultado, pode acompanhar o seu progresso por meio deste link. 

Mas se ainda não chegou o seu momento de Superhost, veja as dicas que reunimos a seguir para ajudar você a alcançar o selo:

Ative as notificações do Airbnb 

Lembre-se de ativar as notificações do Airbnb pelo aplicativo e por e-mail. Assim, você saberá mais rapidamente quando tem alguém esperando por uma resposta sua. 

Para ostentar uma taxa de resposta superior a 90%, também é interessante sempre ser a última pessoa a escrever algo no chat, nem que seja apenas um “OK”. 

Dessa forma, a plataforma saberá que você não deixa nenhuma pessoa sem retorno.

Peça avaliações aos seus hóspedes

Reforce com os seus hóspedes a importância de deixar avaliações após a estadia.

Essa também é uma forma de demonstrar preocupação em prestar um bom serviço.

Lembre-se de que, para ter uma avaliação geral de 4,8, é preciso que pelo menos das 80% das suas avaliações sejam de cinco estrelas. 

Contudo, é comum os hóspedes confundirem as cinco estrelas da avaliação do Airbnb com as cinco estrelas da hotelaria. 

Por isso, explique aos seus hóspedes que, no caso do aluguel de temporada, uma avaliação nota 5 está relacionada à experiência – e não ao nível de luxo da propriedade.  

Dê atenção às preferências dos hóspedes

Se você quer oferecer uma experiência digna do selo Superhost, organize-se para atender da melhor forma possível as preferências dos hóspedes.

Alguns pontos que você não pode perder de vista são:

webinar com superhost airbnb

Use um software para receber mais reservas

Segundo o AirDNA, que reúne dados sobre o mercado de aluguel por temporada, os motivos que mais desqualificam anfitriões do programa Airbnb Superhost são:

  • Não receber o mínimo de reservas exigidas pelo Airbnb;
  • Não alcançar a pontuação mínima de avaliações.

Mas a boa notícia é que uma tecnologia específica para aluguel de temporada pode alavancar a taxa de ocupação dos seus imóveis e ajudar você a melhorar a experiência dos hóspedes. 

O software da Stays oferece os recursos que você precisa para melhorar a gestão operacional do seu negócio, definir uma precificação competitiva e aumentar as suas reservas. Experimente a Stays de forma gratuita e comprove os resultados!

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: