À medida que seu portfólio de imóveis vai crescendo e você passa a investir em diferentes plataformas de aluguel de temporada, como AirBnb, Booking, Expedia, TripAdvisor, HomeAway etc., vai ficando cada vez mais complexo – e arriscado – administrar tudo isso manualmente. Nesse sentido, é natural que o empreendedor de aluguel de temporada busque um gestor de canais. O gestor de canais, também chamado de channel manager, é uma solução tecnológica que permite a você abrir suas propriedades para reservas em diversos sites de aluguel de temporada de forma integrada.
Mas a oferta de possibilidades dessas ferramentas também pode gerar uma série de dúvidas no usuário. Por isso, neste post elencamos 8 das principais dúvidas que proprietários e administradores de imóveis têm em relação a esses softwares.
Confira nossa seleção e boa leitura!
Gestor de canais de hospedagem: as 8 dúvidas mais comuns respondidas
1. O que é gestão de canais?
Antes de falarmos do gestor de canais propriamente dito, vamos dar um passo atrás e falar de gestão de canais, conceito que vai um além da ferramenta. Gestão de canais é o processo pelo qual você divulga e aluga seus imóveis por canais de distribuição on-line. Em geral, esses canais são plataformas de aluguel de temporada, como AirBnb, Booking, Expedia, TripAdvisor, HomeAway etc., mas também incluem mecanismos de metapesquisa, como o Google.
A gestão de canais se baseia em 3 pilares:
- Estratégia de gestão de canais
- Empresas de gestão de canais
- Distribuição e gerenciamento dos canais
2. O que é gestor de canais?
Um gestor de canais é uma ferramenta que permite que você promova suas propriedades de aluguel de temporada em plataformas como AirBnb, Booking, Expedia, TripAdvisor, HomeAway etc. Ele sincroniza e atualiza automaticamente suas taxas, cobranças, disponibilidade no calendário e reserva em diversas plataformas simultaneamente, inclusive de seu próprio site com motor de reservas.
Embora tenham começado a ser usados por hotéis, atualmente os channel managers ajudam também a administrar propriedades de aluguel de temporada, garantindo que a disponibilidade de quartos esteja sempre atualizada em quaisquer sites externos em que os hóspedes estejam realizando as reservas. Isso significa que, se um hóspede reserva no AirBnb, por exemplo, a disponibilidade de um quarto ou propriedade vai mudar automaticamente tanto no AirBnb quanto no seu próprio site – e em outras plataformas que você anuncie.
Leia também – O que é e para que serve um Channel Manager no aluguel de temporada?
3. As atualizações feitas em uma plataforma são automaticamente repassadas para outros?
Sim. Quando as propriedades são gerenciadas manualmente e sua distribuição é realizada em mais de um site, é necessário realizar atualizações meticulosas nos calendários e acompanhar as reservas diversas vezes por dia. Já o gestor de canais, se integrado às plataformas de aluguel de temporada que você usa, vai centralizar e compartilhar as informações, mantendo todos os sites atualizados.
4. O gestor de canais ajuda a evitar overbooking?
Sim. Ao contrário do que muitos empreendedores de aluguel de temporada pensam, o overbooking não acontece apenas com quem tem muitas hospedagens. Por exemplo, um administrador que tenha três hospedagens e receba uma reserva em dois lugares ao mesmo tempo poderá ter overbooking, pois simplesmente elas podem acontecer antes que ele consiga bloquear o calendário em um dos sites.
Os overbookings são ruins tanto para hóspedes quanto para proprietários. Conforme um estudo da Software Advice, cerca de 80% dos hóspedes não voltariam a uma hospedagem se isso acontecesse, e 44% provavelmente deixariam uma avaliação negativa.
Portanto, usando um channel manager, assim que alguém efetua uma reserva, a ferramenta envia esse dado em tempo real para todos os sites integrados, fechando a agenda daquele quarto ou propriedade pelo tempo que ela tiver sido locada.
Calendário integrado do sistema stays
5. O gestor de canais ajuda a evitar a perda de oportunidades?
Sim. É fácil para uma propriedade perder oportunidades de reserva se os canais não estão atualizados em tempo real. Por exemplo, imagine que uma reserva seja cancelada e outro hóspede em potencial esteja procurando por um local ao mesmo tempo. Esse quarto ou imóvel não ficaria disponível até que você o atualizasse aquele canal de vendas manualmente, o que pode levar a uma perda de reserva.
Para contornar esse possível problema, alguns proprietários acabam divulgando apenas parte de sua carteira de hospedagens em cada canal. Só que isso limita a exposição da hospedagem disponível. Um gestor de canais reduz a chance de oportunidades perdidas porque a distribuição é administrada automaticamente.
6. Quais são os principais benefícios de usar um software de gestão de canais?
Essa é uma pergunta importante, pois você pode ficar reticente devido à mensalidade que terá que pagar para usar o gestor de canais, além de outros custos que podem ser gerados indiretamente – alguém para administrar a ferramenta, por exemplo.
Entretanto, o provável é que o aumento na taxa de ocupação e na receita que resulta do uso do gestor de canais ultrapasse o custo de usá-lo. De qualquer forma, é preciso fazer o cálculo entre preço do gestor de canais e os custos que você terá – ou os ganhos que deixará de ter – se não tiver um.
Entre os benefícios, podemos citar:
- Aumenta visibilidade e reconhecimento de marca;
- Atualizações automáticas e em tempo real;
- Diminui a possibilidade de erro humano ao ajustar taxas e disponibilidade;
- Eleva a taxa de ocupação e a receita gerada;
- Atinge muito mais tipos de viajantes, pois distribui em canais que talvez você nem conheça;
- Gera mais alcance a hóspedes estrangeiros, já que você estará presente em plataformas mais alternativas;
- Integrações que funcionam como uma via de mão dupla – tanto da plataforma para os diversos canais quanto dos canais para a plataforma;
- Não gasta mais tempo em diversos canais;
- Não precisa entender de diversas plataformas, só é preciso aprender uma. Por exemplo, quem está acostumado só com o AirBnb muitas vezes não se adapta ao Booking, pois espera que a administração dentro da plataforma seja igual. Assim, com um gestor de canais, você evita precisar compreender todas as plataformas, pois você administrará tudo a partir do channel manager.
- Oferece uma plataforma de distribuição confiável, estável e única, que permita que seu negócio escale;
- Passando de um ou dois canais para mais de dez, você tem um crescimento muito significativo. Para se ter uma ideia, os clientes novos da Stays experimentam em média um crescimento de 37% nas reservas;
- Permite que você altere a copy, fotos e outros detalhes dos anúncios das hospedagens de uma só vez;
- Quando você está em diversos canais, você acaba tendo mais marketing de forma gratuita, pois os grandes canais investem muito nisso;
- Reduz o tempo de atualização de dados do inventário de forma significativa;
- Simplifica delegar tarefas, já que, se você colocar alguém para trabalhar no cadastro e atualização das propriedades e calendários, não vai ser preciso ensinar a fazê-lo em cada plataforma;
- Transparência nos dados de reserva e em relação ao desempenho de cada canal.
No caso de você ser administrador de imóveis, o uso de um gestor de canais mostra aos proprietários que você tem uma estrutura profissional, o que pode ser inclusive usado como argumento para fechar contratos.
7. Como escolher a plataforma de gestão de canais?
Há muitos gestores de canais no mercado. Alguns são mais voltados para portfólio menores, enquanto outros têm estrutura para abranger até grandes quantidades de hospedagens. Os diferentes gestores de canais do mercado se especializaram em hospedagens diferentes (hotéis, pousadas, aluguel de temporada etc.)
No entanto, há alguns pontos que todas precisam ter. Selecionamos alguns:
- Oferece integração total com o sistema de gestão de propriedade do seu site? Nem todos vão integrar com seu site!
- Oferecem suporte a conexões de canais globais, integrados a uma conexão XML confiável?
- A interface é user-friendly?
- Oferece suporte e treinamento, em especial em seu idioma? Bons channel managers dão suporte no cadastro de cada nova plataforma, facilitando muito esse processo;
- Gera relatórios relevantes?
- Integra-se com os sites de reserva que você utiliza? É importante frisar que os canais variam de acordo com os parceiros que a empresa tem, e isso muda de país para país. Por exemplo, a Stays é premium partner do Booking e do AirBnb. Confira quem são nossos parceiros nos selos presentes em nossa homepage.
- Automatiza e atualiza em tempo real?
- Quanto tempo leva para implementar a tecnologia?
- É possível dar feedback sobre o produto? Se sim, como é o processo para fazer isso?
- O produto possibilita o gerenciamento por mais de um usuário?
- Há período de teste grátis?
- Qual é o modelo de precificação? Ele se adequa ao seu negócio?
8. Como o gestor de canais ajuda a tomar decisões mais baseadas em dados?
Gerenciar o inventário manualmente significa, em geral, ter que entrar em diversos canais e sites diferentes muitas vezes por dia. Embora o sistema de gestão de canais não elimine completamente a necessidade de gerenciar seus canais de distribuição, ele permite que você faça tudo de forma centralizada.
Por exemplo, imagine que você gerencia 4 canais e gasta 15 minutos diários em cada um deles. Lá se vai uma hora do seu dia. Mesmo que você gaste meia hora no gestor de canais, ainda terá economizado 30 minutos diários, o que dá 3,5 horas por semana.
Isso auxilia você a substituir as horas de trabalho “braçal” e repetitivo por atividades que possam impactar positivamente seu negócio. Por exemplo, em vez de se preocupar se as reservas e disponibilidade estão atualizadas, você pode focar em tarefas mais estratégicas, como estratégia de tarifas e disponibilidade, gestão de distribuição e campanhas de marketing.
–
A implementação da Stays é acompanhada de consultoria, que ajuda você a criar copies otimizados e a desenvolver e distribuir anúncios automaticamente em todos os canais.
–
E você, tem outra dúvida ou alguma sugestão? Deixe abaixo nos comentários!
1 comentário em “Gestor de canais de hospedagem: as 8 dúvidas mais comuns respondidas”
The point of view of your article has taught me a lot, and I already know how to improve the paper on gate.oi, thank you.