Você sabia que são necessários apenas alguns segundos para uma pessoa formar uma opinião sobre algo que vê pela primeira vez? Então, imagine o quanto é possível atrair mais reservas para imóveis por temporada com a aplicação de técnicas de home staging.
Em português, a tradução de home staging significa “encenação da casa”, o que já traz indicativos de que há uma relação direta com a produção de imóveis. Esse conceito surgiu nos Estados Unidos, no início da década de 70.
O mais interessante do home staging, como você vai entender ao longo deste conteúdo, é que a técnica não tem como objetivo apenas decorar o imóvel, mas principalmente atrair mais hóspedes.
Neste artigo, vamos explicar o que significa home staging, por que essa prática pode ser um grande diferencial para aluguel de temporada e o que você deve fazer para começar a aplicá-la nos seus imóveis.
Siga a leitura e aproveite as dicas!
O que é home staging?
Já falamos que home staging tem a ver com produção de imóveis, o que pode parecer algo simples. Mas, na verdade, por trás dessa técnica existe muita estratégia, que considera princípios de decoração, psicologia, marketing e neurociência.
O home staging é uma ferramenta utilizada pelo mercado imobiliário para valorizar os imóveis visualmente e, como consequência, despertar o interesse das pessoas para compra, aluguel anual ou aluguel de temporada.
Os projetos de home staging podem contemplar desde ajustes pequenos até a reforma completa de ambientes. E, mais do que isso, também agregam toda a produção dos espaços para o registro em fotos.
Na prática, o home staging muitas vezes abrange mudanças na disposição da mobília e no uso de cores, seja na pintura de paredes ou em itens decorativos.
A inserção dos elementos certos nos locais mais estratégicos pode fazer uma grande diferença no resultado estético e nas sensações que o imóvel desperta nas pessoas.
Home Staging produzido por Shae Campos | Fotografia: @leandroffurini
Quem faz home staging?
Depois de se consolidar em diversos países, a presença do home staging no Brasil também está cada vez mais forte. Com isso, já existem profissionais especializados na execução desse tipo de trabalho por aqui.
Uma das maiores referências em home staging no país é a Shae Campos, parceira da Stays e professora de cursos que formam “stagers”, como são chamados os especialistas na área.
Inclusive, você pode conferir um e-book exclusivo que produzimos em colaboração com a Shae para compartilhar as principais informações e dicas sobre home staging para aluguel de temporada.
Faça agora o download do Guia grátis de home staging para anfitriões do Airbnb:
Você também pode conferir a gravação do nosso bate-papo com a Shae com muitas dicas de home staging para quem trabalha com aluguel de temporada:
Por que investir em home staging para aluguel de temporada
Os anfitriões profissionais já sabem: não há como um anúncio gerar reservas sem boas imagens do imóvel. Mas, de nada adianta contratar um profissional de fotografia se você não preparar os ambientes para os registros.
Mesmo sem perceber, as pessoas dão preferência a espaços visualmente agradáveis e convidativos quando estão buscando imóveis por temporada. Afinal, elas querem viver experiências positivas!
Além disso, existe uma facilidade de aplicar o home staging no aluguel de temporada: os imóveis geralmente têm uma conservação melhor do que aqueles com morador fixo.
Como os hóspedes costumam utilizar as acomodações apenas para fazer as refeições e dormir, não há um desgaste significativo. Ou seja, às vezes não é preciso um investimento alto para favorecer o imóvel.
Quais são as etapas de um projeto de home staging?
Quando você faz um projeto de home staging com um profissional da área, o processo começa com uma reunião para alinhamento das expectativas e necessidades.
Depois disso, fica sob responsabilidade do profissional fazer uma pesquisa da região onde o imóvel está localizado e dos concorrentes mais próximos. Todas essas informações influenciam na definição das estratégias que podem surtir mais efeito.
Assim, não existe um padrão de projeto de home staging. Muito pelo contrário, é a autenticidade que mais chama a atenção de potenciais hóspedes.
De modo geral, os profissionais buscam despersonalizar os ambientes, retirando objetos com forte referência pessoal. É o caso de fotos de família, por exemplo.
Além disso, investem em uma decoração com cores complementares, mesmo que apenas em detalhes, para que o imóvel se destaque dos concorrentes.
Depois que o projeto é aprovado pelo anfitrião, algumas alterações são realizadas por profissionais específicos, como pintores, por exemplo. Já a pessoa que está à frente do home staging é quem faz a produção completa dos ambientes.
Quando está tudo pronto, é a hora certa para fazer as fotos do imóvel!
Você também pode gostar de ler:
- Decoração de imóveis de temporada: vale a pena fazer o investimento?
- Como valorizar a decoração do seu imóvel de temporada gastando pouco
- AirCover: veja como funciona o seguro do Airbnb
- Saiba como fazer uma faxina profissional
- Saiba como garantir imagens de qualidade no anúncio do seu imóvel de temporada
Como aplicar o home staging?
Se você quer explorar as técnicas de home staging para Airbnb e outras plataformas de aluguel por temporada, veja a seguir algumas dicas que podem ajudar você a começar por conta própria!
Organização e limpeza
Esse é o ponto de partida! Remova os excessos e se concentre em deixar um bom espaço livre para circulação e um aspecto organizado para o imóvel.
Lave e guarde toda a louça, feche a tampa dos vasos sanitários, guarde produtos de limpeza, brinquedos e outros itens que não agregam valor à decoração.
No quesito limpeza, invista em uma faxina profissional e forneça aos hóspedes roupas de cama e banho brancas, o que mostra cuidado com a higienização.
Iluminação
Avalie dois quesitos principais na escolha da iluminação: conforto e economia. A disposição de alguns abajures com lâmpadas LED de luz quente deixam os ambientes mais aconchegantes.
Na hora das fotos, deixe as luzes acesas e abra também as cortinas e persianas para a entrada de luz natural. Prefira fazer os registros em dias ensolarados, no período das 8h às 10h ou das 15h às 17h.
Comodidades
Faça adequações que simplifiquem a estadia dos hóspedes. Deixe a senha do Wi-Fi em quadro visível, disponibilize guias da região e apoios para malas e, se possível, instale fechaduras para self check-in.
Decoração
Aqui está o ponto alto para diferenciar o seu imóvel! Primeiramente, escolha com cuidado a paleta de cores para criar uma lógica na decoração e, ao mesmo tempo, não deixar o resultado final exagerado.
Lembre-se de que cada cor transmite sensações diferentes. Em excesso, o efeito pode não ser positivo. Por isso, no caso de cores intensas, é mais seguro apostar em almofadas, mantas, tapetes ou objetos decorativos.
Inclua nos ambientes plantas (que podem ser artificiais, para facilitar a manutenção), velas, aromatizantes e outros elementos que transmitam conforto.
Finalize com uma produção cuidadosa de cada espaço, como sala de estar, cozinha e quartos, incluindo mesa posta e camas bem arrumadas.
Para se inspirar, confira alguns exemplos de antes e depois de home staging em projetos da Shae Campos!
Fotografia
Um trabalho de home staging termina com o registro de imagens do imóvel, de preferência por um profissional de fotografia.
Porém, se não for viável contratar alguém, você pode usar um smartphone com câmera de qualidade e alta definição (HDR) para fazer as fotos por conta própria.
Se você se aventurar na produção das imagens, siga algumas orientações:
- Antes de iniciar, planeje-se para fotografar o imóvel inteiro;
- Faça fotos na horizontal (formato das plataformas de aluguel por temporada);
- Não use zoom;
- Tome cuidado com o ângulo, que deve estar reto e na altura dos olhos;
- Tire fotos abertas, a partir dos cantos de cada cômodo, e de detalhes;
- Deixe para fazer a seleção só depois de finalizar todos os registros.
Quer ter acesso a mais dicas sobre decoração e home staging para imóveis por temporada, além de outros tópicos essenciais para alavancar o seu negócio? Assista ao conteúdo sobre Home Staging no StaysUP 2023:
Só fazer home staging é suficiente?
O home staging é, sem dúvidas, uma técnica eficaz para ajudar você a produzir imóveis por temporada, deixar os anúncios atraentes e, com isso, atrair mais hóspedes.
Mas, para um negócio de aluguel por temporada prosperar, você deve garantir uma gestão profissional durante toda a jornada do hóspede. Ou seja, além de ter anúncios com alta taxa de conversão, você não pode perder de vista a experiência durante a estadia.
Como são muitas áreas e tarefas para administrar, à medida que seu portfólio de imóveis crescer, você vai precisar de um software especializado para auxiliar você a realizar todo o trabalho.
Na Stays, você tem todas as ferramentas que precisa para fazer uma gestão profissional do seu negócio de aluguel por temporada. Faça uma consultoria gratuita e experimente todas as funcionalidades!