Home staging: aprenda técnicas para deixar o seu imóvel por temporada mais atraente

São necessários apenas alguns segundos para uma pessoa formar uma opinião sobre algo que vê pela primeira vez. Pode ser que essa impressão não seja definitiva, mas isso mostra a importância da comunicação visual. Imagine o quanto esse aspecto impacta as reservas de imóveis por temporada, que são basicamente escolhidos por meio de fotos. É nesse ponto que entram as técnicas de home staging!

O conceito foi criado pela norte-americana Barb Schwarz, no início da década de 70. Em português, o termo home staging significa “encenação da casa”, o que já traz indicativos de que há uma relação direta com a decoração de imóveis. Mas, nesse caso, as escolhas não são feitas necessariamente para agradar o proprietário, mas com o objetivo de atrair mais hóspedes.

Neste artigo, vamos explicar o que é home staging, por que essa prática pode ser um grande diferencial para vender um imóvel e também para o aluguel de temporada e como você pode começar a aplicá-la nos seus imóveis. Aproveite as dicas!


O que é home staging?

Já falamos que home stating tem a ver com decoração, mas, na verdade, não se restringe apenas a isso. Essa é uma ferramenta utilizada pelo mercado imobiliário para valorizar os imóveis visualmente e, como consequência, despertar o interesse das pessoas para compra, aluguel anual ou aluguel de temporada.

Os projetos de home staging podem contemplar desde ajustes pequenos até a reforma completa de ambientes. E, mais do que isso, também agregam toda a produção dos espaços. O imóvel é organizado e decorado para que fique convidativo, tanto em fotos como durante visitas ou estadias. 

Como a área está ganhando espaço no Brasil, já existem profissionais especializados na execução desse tipo de trabalho. Uma das maiores referências no país é a Schae Campos, que esteve com a gente no staysup 2021 para uma palestra completa sobre o assunto.

Na prática, o home staging muitas vezes abrange mudanças na disposição da mobília e no uso de cores, seja na pintura de paredes ou em itens decorativos. A inserção dos elementos certos nos locais mais estratégicos pode fazer uma grande diferença no resultado estético, o que está intimamente ligado às sensações que o imóvel desperta nas pessoas. 



Por que investir em home staging para aluguel de temporada

Os anfitriões profissionais já sabem: não há como um anúncio gerar conversões sem boas imagens do imóvel. Mas, de nada adianta contratar um profissional de fotografia se você não prepara os ambientes para que sejam registrados. Mesmo sem perceber, as pessoas dão preferência a espaços visualmente agradáveis e convidativos quando estão buscando imóveis por temporada. Afinal, elas querem viver experiências positivas!

Também há outra razão para investir em home staging nesse ramo. Geralmente, as acomodações destinadas apenas ao aluguel de temporada são mais conservadas do que aquelas que possuem morador fixo. O desgaste é menor porque as pessoas costumam utilizar os espaços apenas para o básico, como preparar refeições e dormir. Ou seja, às vezes não é preciso um investimento alto para favorecer o imóvel. 


Como são feitos os projetos de home staging

Quando você faz um projeto de home staging com uma pessoa especializada – o que é, com certeza, a melhor forma de explorar as vantagens desse recurso – o processo começa com uma reunião para alinhamento das expectativas e necessidades. Depois disso, fica sob responsabilidade do profissional contratado fazer uma pesquisa da região onde o imóvel está localizado e dos concorrentes mais próximos. Todas as informações coletadas influenciam na escolha das mudanças que podem surtir mais efeito. 

Não existe um padrão de projeto de home staging. Muito pelo contrário, é a autenticidade que mais chama a atenção de potenciais hóspedes. Mas, de modo geral, os profissionais buscam despersonalizar os ambientes, retirando objetos com forte referência pessoal. É o caso de fotos de família, por exemplo. A decoração precisa trazer cores contrastantes, mesmo que apenas em detalhes, para que o imóvel se destaque perante os demais. 

Depois que o projeto é aprovado pelo proprietário, as alterações mais técnicas são realizadas com o apoio de profissionais específicos, como um pintor, por exemplo. Já a pessoa que está comandando o processo de home staging é quem faz a produção completa dos ambientes. Quando está tudo pronto, é a hora certa para captar fotos de qualidade!


Como aplicar técnicas de home staging em imóveis por temporada

Se você quer explorar as técnicas de home staging, mas não tem condições de contratar auxílio profissional no momento, veja a seguir algumas dicas que podem ajudar você a começar por conta própria!

Organização e limpeza

Esse é o ponto de partida! Remova os excessos e se concentre em deixar um bom espaço livre para circulação, além de garantir um aspecto organizado para o imóvel. Fornecer roupas de cama e banho brancas mostra cuidado com a limpeza.

Iluminação 

Avalie dois quesitos principais na escolha da iluminação: conforto e economia. A disposição de alguns abajures com lâmpadas LED de luz quente deixam os ambientes mais aconchegantes.

Comodidades

Faça adequações que simplifiquem a estadia dos hóspedes. Deixe a senha do Wi-Fi em quadro visível, disponibilize guias da região e apoios para malas e, se possível, instale fechaduras para self check-in.

Decoração

Aqui está o ponto alto para diferenciar o seu imóvel! Aposte em cores vibrantes – caso não queira pintar as paredes, você pode investir em almofadas, mantas ou tapetes, por exemplo. Inclua nos ambientes plantas, velas, aromatizantes e outros elementos que transmitam conforto. Finalize com uma produção cuidadosa dos ambientes, como sala de estar, cozinha e quartos, incluindo mesa posta e camas bem arrumadas.



Aproveite o home staging para transformar o visual dos seus imóveis!

Sendo assim, você já deve ter percebido que o home staging pode valorizar muito os seus imóveis, né? Não é apenas uma suposição! Essa prática se sustenta em princípios do design, da psicologia e do marketing. As técnicas são aplicadas de forma estratégica para alcançar o objetivo que você deseja: conquistar mais reservas.

Quer ter acesso a mais dicas sobre decoração e home staging para imóveis por temporada, além de outros tópicos essenciais para alavancar o seu negócio? Assista ao conteúdo sobre marketing para hospedagens do staysup 2021!

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar:

anfitriã airbnb
Gestão de imóveis
Sven dos Santos

AirCover: veja como funciona o seguro do Airbnb

Por ser uma plataforma confiável de aluguel de temporada, o Airbnb se tornou uma das maiores empresas do segmento. Com isso, também veio a responsabilidade de garantir a segurança de anfitriões e hóspedes, o que levou à criação do seguro AirCover.

Leia mais »