AirCover: veja como funciona o seguro do Airbnb

Por ser uma plataforma confiável de aluguel de temporada, o Airbnb se tornou uma das maiores empresas do segmento. Com isso, também veio a responsabilidade de garantir a segurança de anfitriões e hóspedes, o que levou à criação do seguro AirCover.

Se você é anfitrião de imóveis por temporada, já deve imaginar que contar com um seguro faz toda a diferença para proteger as suas propriedades e se precaver frente a alguns imprevistos que podem acontecer.

Então, continue a leitura e entenda em apenas alguns minutos o que é e como funciona o AirCover!

O que é o Aircover do Airbnb?

O AirCover é a proteção contra danos oferecida pelo Airbnb, que assegura os imóveis contra danos de até US$ 1 milhão. A proteção é uma garantia automática de todas as reservas feitas por meio do Airbnb, dispensando novos cadastros ou pagamentos.

A implementação de um seguro contra danos no Airbnb partiu de uma antiga demanda dos próprios hóspedes e anfitriões, que queriam ter uma ferramenta confiável em caso de problemas.

Como funciona AirCover Airbnb?

Veja a seguir como funciona o AirCover Airbnb para anfitriões e hóspedes.

logotipo do aircover airbnb para anfitriões

AirCover Airbnb para anfitriões

As coberturas oferecidas pelo AirCover anfitrião são seguras e variadas, e a partir do momento do check-in até o check-out, os anfitriões têm garantida:

  • Proteção contra danos causados por animais de estimação que estiveram no imóvel, independente da permissividade com pets;
  • Proteção contra custos adicionais decorrentes de problemas de limpeza, como manchas em móveis e roupas de cama, pintura de parede, etc.;
  • Proteção contra danos a veículos e embarcações, incluindo automóveis, jet skis, trailers, vans, etc.;
  • Proteção contra prejuízo de reserva, com garantia de reembolso em função de renda perdida devido a cancelamento de reservas decorrentes de problemas causados por outros hóspedes;
  • Seguro de responsabilidade civil, com garantia de proteção e assistência em casos de acidentes ou lesões ocorridos durante uma reserva;
  • Janela de depósito de 14 dias para solicitação de reembolso após a realização do check-out;
  • Reembolso rápido, com recebimento em até 14 dias dos valores de reembolso pela proteção AirCover.
guia superhost airbnb

AirCover Airbnb para hóspedes

As coberturas oferecidas pelo AirCover hóspedes garantem que, em qualquer situação em que os usuários tenham suas reservas canceladas por um anfitrião a menos de 30 dias do check-in, o Airbnb encontra outra hospedagem em substituição. 

Nesse caso, os hóspedes também podem optar pela não substituição e solicitar o reembolso integral ou parcial do valor da estadia.

Essa proteção para hóspedes também é garantida para casos em que a hospedagem não condiz com a imagem representada no anúncio.

Você também pode gostar de ler:

O que o seguro do AirCover Airbnb cobre?

No caso de passar por uma situação problemática, recomendamos que o anfitrião siga algumas orientações:

  • Faça registros de fotografias e vídeos dos problemas encontrados;
  • Entre em contato com o hóspede o mais breve possível para relatar a situação, caso o problema seja da hospedagem;
  • Em caso de não se chegar a uma solução, solicitar o AirCover.

Lembrando ainda que existem algumas situações específicas que não estão asseguradas pelo AirCover:

  • Roubo de propriedade financeira: o AirCover não oferece reembolso em casos de roubo de dinheiro, títulos de capitalização e certificados de ações. 
  • Danos por causas naturais: também não são inclusos danos que se dão por desgaste natural do imóvel ou por causas naturais, como chuvas severas, terremotos, etc.
  • Agressões: o AirCover também não se responsabiliza pelo pagamento de indenizações em casos de agressões físicas ou sexuais feitas contra hóspedes, anfitriões ou terceiros.

>>> Quer se proteger ainda mais de eventuais problemas? Então saiba como fazer um contrato de aluguel por temporada!

contrato aluguel de temporada

Como solicitar o AirCover Airbnb?

Caso você passe pela situação de precisar acionar o seguro Airbnb, basta seguir um processo simples para solicitar a proteção:

  1. Abra o aplicativo AirBnb ou o site da plataforma e acesse a Central de Resoluções. Vá nas opções para resolver problemas relacionados a reservas e solicite o reembolso por danos. Não esqueça de registrar os danos para comprová-los.

  2. Preencha e envie a solicitação de reembolso, em que você deverá detalhar a situação ocorrida e os danos causados. Para isso, busque fazer um relato claro, objetivo e coerente, depois anexe os registros dos danos;

  3. O hóspede será notificado da situação e terá até 24 horas para se posicionar e efetuar o pagamento do reembolso;

  4. Nas situações em que, depois do prazo de 24 horas, não houver posicionamento do hóspede, o anfitrião poderá acionar o atendimento ao cliente para solicitar o reembolso via AirCover.

homem pensando se o aircover é confiável

É seguro alugar no Airbnb?

Mesmo com uma marca consolidada e vários anos de atuação, algumas pessoas ainda desconfiam do nível de segurança do Airbnb.

Então, para tranquilizar anfitriões e hóspedes que ainda sentem receio em utilizar a plataforma, apresentamos 5 razões que explicam por que o Airbnb é confiável:

  1. Avaliação de risco e checagem de antecedentes: o Airbnb utiliza um sistema de análise preditiva para verificar riscos antes de confirmar as reservas;
  2. AirCover para anfitriões e hóspedes: o seguro do Airbnb garante reembolso para anfitriões em caso de danos aos imóveis ou bens e disponibiliza uma nova acomodação para os hóspedes se o anfitrião cancelar a reserva;
  3. Atendimento para solução de problemas 24 horas, por diversos canais e em vários idiomas;
  4. O Airbnb conta com sistema para verificação dos perfis, que oferece maior confiabilidade para as reservas. Os comentários e avaliações disponíveis ajudam a verificar a reputação de anfitriões e hóspedes;
  5. Todas as transações são realizadas dentro da plataforma do Airbnb, com proteção de dados, o que evita golpes e garante que os anfitriões recebam o pagamento.

Assim, você não tem por que se preocupar! O Airbnb é plenamente seguro e o AirCover assegura que, diante de qualquer problema de danos ao imóvel, o anfitrião não tenha prejuízos.

Como gerenciar vários anúncios no Airbnb?

Se você investir no crescimento do seu negócio de aluguel por temporada, seu portfólio de imóveis vai ficar cada vez maior. Mas você sabe como pode gerenciar diversos anúncios de forma eficiente, no Airbnb e outras plataformas do segmento?

A resposta está no software de aluguel por temporada da Stays, que oferece um channel manager para integração de anúncios, além de outras ferramentas para gestão marketing, finanças e tarefas operacionais.

Experimente a Stays de forma gratuita e conheça todas as funcionalidades do sistema!

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: