O aluguel de temporada transformou a carreira e a vida de Débora Santolaya, fundadora da Host & Invest. Hoje, à frente da gestão de um amplo portfólio, ela olha cada imóvel como um produto de investimento, que precisa das melhores condições para rentabilizar.
Essa capacidade de percepção vem, em parte, da experiência de Débora no mercado financeiro. Mas foi nos últimos dois anos que ela passou a direcionar seu foco exclusivamente para os imóveis e, de forma mais específica, para o Airbnb.
A mudança de rota não aconteceu com muito planejamento. Na verdade, a história da Host & Invest se desenrolou de forma natural e rápida, até o ponto em que Débora percebeu a necessidade de organizar o negócio.
Nesse momento crucial, Débora iniciou uma parceria com a Stays, que ajudou a Host & Invest a ganhar fôlego e continuar a crescer.
Quer saber mais sobre esta jornada de empreendedorismo? Siga a leitura!
A estreia no aluguel de temporada
No início de 2019, uma questão familiar fez Débora dar a primeira chance para o aluguel de temporada. Em um processo de inventário, a família recebeu a notícia de que o avô de Débora havia deixado como herança um apartamento em Santos.
Inicialmente, o assunto gerou discordâncias, já que ninguém queria assumir os custos de manutenção do imóvel. Mas Débora chegou com uma solução: por que não anunciar o apartamento no Airbnb?
A ideia de Débora deu certo. O aluguel do imóvel no Airbnb não apenas cobriu as despesas, mas também gerou um retorno superior ao aluguel convencional.
Enquanto fazia a gestão do Airbnb em Santos, Débora morava em São Paulo, onde decidiu comprar um apartamento no final de 2019. A intenção era aguardar o imóvel ficar pronto e usá-lo como moradia.
Porém, um imprevisto aconteceu. Em 2020, com a pandemia, Débora perdeu o seu emprego em São Paulo e resolveu voltar a morar no Guarujá, sua cidade natal. Por isso, o studio na capital paulista deixou de fazer sentido para moradia.
Como ela precisaria desembolsar uma quantia considerável na entrega das chaves, teve que tomar uma decisão importante. “Pensei em vender, mas perderia toda a sensação de conquista do primeiro imóvel.”
Então, Débora resolveu arriscar. Com um empréstimo, conseguiu o dinheiro que precisava para deixar o studio completo para aluguel de temporada. Assim, também poderia usá-lo quando precisasse ir a São Paulo.
Os primeiros imóveis para gestão da Host & Invest
Durante a reforma do studio, Débora certa vez recebeu a visita de um vizinho curioso para saber o que ela estava fazendo.
Quando explicou que alugaria o imóvel no Airbnb, logo recebeu uma pergunta inesperada: se ela poderia administrar o aluguel de um apartamento que esse vizinho havia comprado. Depois de combinar uma comissão pelos seus serviços, Débora topou o desafio.
O vizinho em questão era um investidor, que tinha outros cinco apartamentos no mesmo prédio. Aos poucos, Débora assumiu a gestão de todos e também foi indicada para outros investidores. Hoje, é responsável por 22 imóveis em um único empreendimento.
Quando a renda extra se tornou um negócio
A ideia inicial de Débora com o aluguel de temporada era ganhar uma renda extra. Depois que perdeu o emprego em São Paulo, ela teve dois negócios na área de alimentos e bebidas, mas as contas não fechavam.
O que Débora descobriu em pouco tempo é que havia uma alta demanda por gestão de aluguel de temporada. Em 2022, quando começou a trabalhar com proprietários e investidores, ela fechou o ano com 30 imóveis.
Ao longo de 2023, Débora fez uma reciclagem no portfólio, mas não pararam de chegar novos imóveis. Em dezembro, a Host & Invest já administrava 65 imóveis, a maioria de investidores.
Hoje em dia, grande parte do portfólio da empresa está em São Paulo. Mas uma das metas de Débora é diversificar com outras praças, principalmente em regiões de vocação turística, já que a demanda paulistana cai entre final de dezembro e o Carnaval.
Mesmo com as flutuações, a Host & Invest mantém uma taxa de ocupação média de 80%.
Da gestão manual para a automação
Até assumir a gestão de 40 imóveis, Débora fazia tudo sozinha: contato com os hóspedes e com os proprietários, check-in e check-out, gestão de profissionais de limpeza e de manutenção.
Mas o excesso de tarefas manuais começou a trazer problemas, o que fez Débora perceber que ela estava colocando em risco a reputação do seu negócio. Então, ela resolveu que buscaria um software para organizar toda a gestão da empresa.
Em fevereiro de 2023, Débora teve o primeiro contato com a Stays, depois de pesquisar qual plataforma atendia melhor às suas necessidades.
Hoje, ela acredita que demorou muito tempo para dar esse passo, porque precisou enfrentar o processo de integração já com um portfólio significativo.
As principais vantagens da Stays
Na gestão da sua empresa, Débora preza pela transparência. Por isso, uma das funcionalidades que mais chamou sua atenção na Stays foi a possibilidade de mostrar os resultados para os proprietários.
Com a ferramenta de usuários da plataforma, cada proprietário tem autonomia para visualizar o calendário e a contabilidade dos seus imóveis.
Para Débora, os imóveis de temporada são realmente um produto financeiro, parecido com uma ação na bolsa. Por isso, os investidores querem saber todos os dias como está o desempenho.
“Antes, isso demandava muito tempo de mim. E hoje, com a Stays, os proprietários quase não precisam falar comigo.”
Outra funcionalidade importante é a gestão de limpeza e manutenção. Quando não tinha a Stays, Débora precisava entrar no calendário de cada imóvel no Airbnb para programar as limpezas.
Agora, com o software, ela consegue visualizar todos os check-outs previstos para a semana seguinte, além dos históricos de limpeza. Também é possível planejar manutenções de rotina, como a troca da pilha de fechaduras eletrônicas.
A nova fase da Host & Invest
Depois que implementou o software da Stays e contratou pessoas para assumir algumas das atividades, Débora deu início a uma nova fase da Host & Invest, mais preparada para o crescimento.
“Quando eu entrei na plataforma, tinha 40 imóveis, e sem a Stays eu não conseguiria pegar nem mais um.”
Mas o cenário mudou com a decisão de investir em um software de aluguel de temporada e, desde que fez a transição para uma gestão automatizada, Débora já teve a entrada de outros 30 imóveis.
“Agora temos uma gestão mais precisa e o risco de deixar algo importante passar é muito baixo.”
Você também pode gostar de ler:
- OTAs: entenda a importância para negócios de aluguel de temporada
- Investir em imóveis – Qual a maneira mais lucrativa?
- Como atrair proprietários e conseguir mais imóveis para seu negócio de aluguel de temporada
- Por que usar um software para aluguel de temporada?
- Saiba como garantir imagens de qualidade no anúncio do seu imóvel de temporada
Planos para o futuro da Host & Invest
Todos os anos, Débora tem o mesmo plano: dobrar o tamanho da empresa. E tudo indica que isso deve acontecer com facilidade em 2024.
Atualmente, a Host & Invest faz a gestão de 75 imóveis de aluguel por temporada. Em breve devem entrar no portfólio mais 12, que já estão com contrato fechado.
“Nosso objetivo esse ano era captar 6 imóveis por mês para dobrar o portfólio até o fim do ano, mas o crescimento vai ser bem maior pelo que percebemos nesse início de ano.”
Mas esse não é o único objetivo de Débora para o futuro. A Host & Invest está se preparando para entrar no mercado imobiliário em um modelo 360 graus. Ou seja, fazer a venda e entrega de um imóvel pronto para rentabilizar no aluguel de temporada.
Com esse novo serviço, a empresa vai mapear as melhores regiões, buscar imóveis dentro de margens de investimento e participar de todo o projeto arquitetônico. Depois disso, também vai assumir a gestão, como já faz com experiência.
E não para por aí! Os planos de Débora também envolvem atingir novas praças, inclusive no mercado internacional.
Depois de entrar em um mercado novo e consolidar uma empresa em pouco tempo, não há dúvidas de que Débora pode chegar onde quiser. As parcerias certas ela já tem!
Se você também quer o suporte da Stays para crescer o seu negócio de aluguel de temporada, agende agora mesmo uma conversa com nossos consultores: