6 ações simples para aumentar as reservas do seu aluguel por temporada agora

Quem trabalha administrando hospedagens sabe muito bem que uma leve baixa na taxa de reservas é sinônimo de diárias a menos entrando na conta e risco para o negócio de temporada. Se você está precisando aumentar as reservas das suas acomodações em curto prazo, não vale a pena trabalhar com tentativa e erro, testando planos sugeridos por algum conhecido que não é especialista no assunto, pois o risco é enorme de perder tempo e dinheiro.

Trabalhamos com centenas de negócios do ramo de temporada e a boa notícia é que existem ações simples e já testadas diversas vezes pela nossa base de clientes e com resultado positivo. Neste post, vamos falar sobre as 6 ações rápidas que podem aumentar as reservas do seu aluguel de temporada rapidamente:

1) Corra atrás de reviews de quem já se hospedou nos seus imóveis

Este conselho é de ouro: não subestime a importância da prova social nos anúncios. As avaliações ajudam a aliviar as preocupações dos hóspedes em relação às acomodações, e são decisivas na hora de escolher a acomodação. Prova disso são os resultados de um estudo da PhoCusWright, encomendado pelo TripAdvisor:

  • 80% dos participantes disseram ler de 6 a 12 avaliações antes de fazer uma reserva.
  • 53% dos participantes afirmaram não fazer reservas sem antes ler as avaliações do local.

Para estimular que os hóspedes façam avaliações, procure colocar em prática estas estratégias:

  • Na mesma semana após a partida, faça contato para agradecer a escolha pela sua acomodação e envie o link de onde é possível incluir uma avaliação, deixando evidente sua preocupação em saber como foi a estadia.
  • Envie um e-mail para a base de contatos que já se hospedaram e ofereça algo em troca da avaliação como, por exemplo, um desconto na próxima hospedagem.
  • Incentive as avaliações no Facebook. Uma boa maneira é mandar uma mensagem privada de agradecimento e aproveitar para incentivar o hóspede a avaliar e comentar sobre o seu serviço.
  • Faça vídeos curtos (até 1 minuto) com os melhores detalhes das acomodações e publique nas redes sociais. Essa iniciativa costuma atrair comentários espontâneos de quem já se hospedou.

2) Habilite a reserva instantânea agora para aumentar as reservas

  • Deixar a reserva instantânea habilitada é uma segurança para que o hóspede não desista no meio do percurso entre ele ter feito a solicitação e o tempo de você aceitar. É um recurso que aumenta o alcance para viajantes que querem agilidade na hora de escolher onde vão ficar.
  • Se você tem receio de habilitar a reserva instantânea, pois não poderá “filtrar” os hóspedes, é importante lembrar que, hoje em dia, com a concorrência cada vez mais acirrada, esse critério está bem longe de fazer parte da mentalidade de quem gerencia as hospedagens como um verdadeiro negócio. Então, o melhor é desapegar-se disso!
  • Se o seu medo é em relação a ter overbooking, pois anuncia o mesmo imóvel em vários sites, isso pode ser facilmente evitado utilizando uma ferramenta de Channel Manager. Ela permite colocar o inventário inteiro em todos os canais. Dessa forma, assim que uma reserva é fechada, o sistema bloqueia automaticamente a disponibilidade nos demais locais. Portanto, uma acomodação não tem como ser alugada por duas pessoas nas mesmas datas.

No artigo ‘O que é e para que serve um Channel Manager no aluguel de temporada?’ você pode conferir diversas outras vantagens de contar com um Channel Manager.

3) Anuncie em muitos sites de anúncios

Em quantos canais você tem anunciado suas acomodações? Se você respondeu menos que quatro, está na hora de repensar suas estratégias. A dica é simples: diversifique! Isso é uma otimização que traz resultado super-rápido. Os administradores de imóveis que cresceram no ramo tem usado essa tática e ela funciona muito bem. Afinal, quanto mais exposto seu anúncio estiver, mais chances de encontrar alguém interessado, pois cada site de anúncios possui públicos distintos.

Atualmente, entre os canais de divulgação que mais geram tráfego de visita estão: Airbnb, Booking, TripAdvisor (ou FlipKey), Expedia, AlugueTemporada e TemporadaLivre. Cada um possui as próprias especificidades quanto à comissão, exigências, restrições, recursos em relação às ferramentas no site, assim como nível de dificuldade para publicar os anúncios.

Vale muito dar uma conferida minuciosa em cada uma dessas opções. Inclusive, o guia ‘Melhores canais para anunciar seu Aluguel de Temporada’ explica com detalhes cada um desses sites.

4) Dê um upgrade na decoração visível no anúncio para aumentar as reservas

As fotos estão entre as ferramentas mais importantes para conquistar hóspedes, e o cuidado com a decoração é peça-chave para que elas fiquem atraentes. É preciso ter em mente que as fotos podem não só captar a atenção do viajante que está navegando no site, como fazê-lo realmente ficar com seu imóvel na cabeça durante a busca. Então, foco na composição visual!

  • Está alugando o casa/apartamento inteiro? Deixe os cômodos convidativos. Na mesa de jantar, por exemplo, decore com jogo americano e deixe algumas louças coloridas expostas.
  • Para iluminar e adicionar cor aos ambientes, posicione flores frescas na sala/quarto, inclua frutas de cores vivas na cozinha.
  • Para dar ar aconchegante ao local, organize com cuidado as almofadas no sofá.
  • Se você oferece itens como xampu e sabonete, organize-os no banheiro para que fiquem bem nas fotos.
  • Garanta que os cômodos estejam arrumados e limpos, com a roupa de cama devidamente alinhada.
  • Aposte em decorações temáticas para diferenciar-se. Hoje em dia é fácil encontrar na internet e em lojas de departamentos adesivos de parede e objetos relacionados a algo que você goste – praia, música, primavera, personagens, filmes.

5) Interaja em grupos de viajantes no Facebook

O Facebook é o ponto de encontro para milhares de viajantes. Existem muitos grupos de destinos específicos, principalmente nas capitais e cidades turísticas. Ser ativo lá, dando dicas sobre a cidade, passeios tradicionais e informações sobre hospedagem, pode ser um grande diferencial para sanar a dificuldade em aumentar as reservas.

Ao dar uma navegada no grupo Mochileiros.com, que possui mais de 400 mil membros, é possível ver de cara a quantidade de viajantes que solicitam dicas sobre lugares e, de forma bem direta, indicações sobre hospedagens.

O objetivo de estar ativo em grupos como o Mochileiros.com é ser visto como referência e sugerir os próprios imóveis quando for conveniente.

6) Teste novas versões de título e foto de capa do anúncio

Tenha em mente: o título e a foto de capa do seu anúncio são as primeiras armas para conquistar um novo hóspede e, automaticamente, aumentar as reservas. Portanto, teste variações do seu anúncio atual. Escolha outras fotos de capa que possam encantá-lo e capriche no título – esses dois itens precisam sempre casar muito bem! Exponha no título o maior diferencial da sua acomodação em relação às demais na região – preço, localização, decoração, espaço.

Dica: Uma boa maneira de encontrar os seus diferenciais, caso você não saiba qual é o mais importante, é perguntando aos seus hóspedes o porquê deles terem escolhido pelo seu anúncio.

Quer ver exemplos do que não fazer em relação ao título? É só dar uma navegada rápida em sites de aluguel de temporada, como o AlugueTemporada.

Percebe que os títulos dos anúncios acima são vagos? ‘Excelente Apto perto de tudo.’, mas perto de tudo o que? Afinal, a cidade do Rio de Janeiro é imensa. A chamada ‘Rio Sunset’ também não traz informações suficientes para entender se é uma boa opção ou não de acordo com o que o hóspede pretende fazer no Rio.

Mas, lá no AlugueTemporada, também existe uma série de excelentes exemplos de como fazer um bom título. Entre eles estão:

Visualizou a diferença? É visto que o anunciante pensou minuciosamente nos atrativos da acomodação. Inspire-se com títulos assim na hora de criar o seu anúncio. E, se você quiser ficar por dentro de mais detalhes para otimizar título e imagem de destaque, já falamos sobre isso no artigo ‘9 otimizações que vão garantir mais reservas no seu imóvel de temporada’.

Trabalhar com aluguel de imóveis e aumentar as reservas envolve estar sempre à procura de vantagens competitivas. Ao otimizar as coisas certas, o aumento das reservas passa a ser natural.

Se você tem enfrentado alguma outra dificuldade em relação ao seu negócio, aproveite o espaço e compartilhe aqui nos comentários. Suas objeções podem servir de inspiração para um próximo artigo.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

8 comentários em “6 ações simples para aumentar as reservas do seu aluguel por temporada agora

  1. joao domingos cossia joao domingos cossia

    Realmente gostei do que li , vou aplicar no meu aluguel de temporada ( praia grande “ dinda ´´)

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Olá, João! Que bom que você se identificou. Coloque-as em práticas e bons negócios! Abraço.

  2. joao domingos cossia joao domingos cossia

    Realmente gostei do que li , vou aplicar no meu aluguel de temporada ( praia grande “ dinda ´´)

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Olá, João! Que bom que você se identificou. Coloque-as em práticas e bons negócios! Abraço.

  3. Carlos Vinicius Carlos Vinicius

    Olá gostei muito das dicas do artigo vou implementá-las logo !

    Muito Obrigado

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Olá, Carlos! Fico muito contente que você está aproveitando as dicas. Certamente teus negócios vão crescer cada vez mais.

      Abraço!

  4. Carlos Vinicius Carlos Vinicius

    Olá gostei muito das dicas do artigo vou implementá-las logo !

    Muito Obrigado

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Olá, Carlos! Fico muito contente que você está aproveitando as dicas. Certamente teus negócios vão crescer cada vez mais.

      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: