Quem tem animais de estimação em casa os considera membros da família. Estar na companhia dos pets e proporcionar bem-estar a eles se torna uma prioridade. Então, nada mais natural do que levá-los nas viagens e procurar por hospedagens que os recebam. Isso explica a busca cada vez maior por imóveis de temporada que são pet friendly.
Segundo dados do Airbnb, aceitar animais de estimação é a terceira amenidade mais valorizada pelos brasileiros, atrás apenas de Wi-Fi e cozinha equipada. Essa não é uma tendência restrita ao Brasil – a plataforma identificou que 72% dos hóspedes com animais de estimação optaram por levá-los nas viagens que fizeram durante a pandemia.
Entre todas as opções de hospedagem, o aluguel de temporada oferece maior comodidade a quem viaja com pets, já que os tutores podem optar por imóveis que possuam área externa ou um espaço apropriado para os bichinhos. Assim, a família aproveita a viagem sabendo que o animal está bem cuidado.
Com um público tão significativo que viaja com pets, os anfitriões que não querem correr o risco de perder uma reserva devem considerar a possibilidade de aceitar animais nos seus imóveis. E isso pode ser feito de forma organizada para evitar qualquer contratempo.
Acompanhe este artigo para saber como você pode ter um imóvel de temporada pet friendly com tranquilidade!
4 dicas para aceitar pets em imóveis de aluguel por temporada
A maior preocupação dos proprietários de imóveis de temporada em relação a animais de estimação são os possíveis danos que podem ser causados à propriedade. Mas vamos encarar os fatos: essas situações são exceção. Além disso, existem meios para reduzir os riscos e dividir a responsabilidade com os tutores caso algo aconteça.
Com organização, é possível abrir as portas para os pets e conquistar hóspedes que valorizam essa facilidade. Veja algumas dicas que podem ajudar!
Estabeleça regras e as comunique de forma efetiva
Não há nada mais importante que você pode fazer do que definir regras e deixá-las muito claras para os hóspedes. É importante alinhar expectativas e mostrar quais limites você não gostaria que fossem ultrapassados. Confira a seguir exemplos de tópicos que podem fazer parte das suas condições:
- Número de animais: caso considere importante, informe quantos animais são aceitos no imóvel por estadia. Apenas um talvez seja muito restrito, mas dois ou três já é um limite que atende às necessidades de mais hóspedes.
- Restrições de perfil: descreva qualquer tipo de característica que não é permitida no seu imóvel, como espécie, raça, tamanho e peso.
- Acesso a mobiliário: solicite a colaboração do hóspede se você não quiser que os pets subam em móveis como sofá e camas. Peça aos tutores para levarem uma cama própria para o animal, se preferir, ou forneça um espaço exclusivo para acomodá-los.
- Limpeza de dejetos: enfatize com os hóspedes sobre a importância de limpar os resíduos deixados pelo animal em qualquer ambiente do imóvel. Essa é uma obrigação dos tutores e, embora pareça óbvia, deve constar nas regras da casa.
- Solicitação de vacinas, vermífugos e método anti-pulgas: certifique-se de que os animais hospedados no seu imóvel de temporada estejam em boas condições de saúde, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os hóspedes (incluindo os pets).
Todas as condições relacionadas a animais de estimação precisam ser incluídas às regras da casa, ao e-mail de confirmação da reserva e ao material impresso deixado no imóvel com informações para uma boa estadia.
Adicione uma cláusula de danos ao contrato ou cobre taxa extra
Para se proteger de eventuais situações desagradáveis com animais hospedados, há três práticas comuns no aluguel de temporada. A primeira é a inclusão de uma cláusula no contrato de locação delegando a responsabilidade ao hóspede por qualquer prejuízo na propriedade durante a estadia, incluindo estragos causados por pets.
A segunda alternativa é a cobrança de uma taxa extra na diária para aceitar a reserva com animais de estimação. O Airbnb incluiu recentemente essa opção aos anfitriões e você também pode adotá-la no seu site de reservas diretas. Se o imóvel estiver em ordem depois do check-out, cabe a você decidir se devolve o valor ao cliente ou não (mas não se esqueça de incluir essa informação na sua política).
Também há uma terceira possibilidade, que é a inclusão de danos por animais de estimação na apólice do seguro do seu imóvel. Essa ação não exclui as anteriores – muito pelo contrário, só aumenta a segurança para aceitar pets sem preocupação.
Informe a política do condomínio ou da associação de moradores
Os condomínios costumam ter normas específicas sobre circulação de animais de estimação nas áreas comuns. Isso também acontece em alguns bairros por meio da associação de moradores. Essas regras precisam ser repassadas aos hóspedes, caso contrário, o proprietário do imóvel está sujeito à multa.
Nessas políticas, normalmente estão identificados os locais onde os pets são vetados, como elevadores sociais, piscinas, parquinhos de crianças, entre outros. Também se determinam outras exigências, como o uso de coleiras com guias para trânsito nos espaços compartilhados. A lei do silêncio também deve ser respeitada pelos hóspedes.
Faça limpeza frequente e cuidadosa no imóvel
Quando você aceita pets no imóvel, precisa lidar com algumas questões inevitáveis. Os pelos, por exemplo, ficarão no chão e nos móveis. Essa é mais uma razão para caprichar na faxina entre as estadias. Passe um aspirador em tapetes, estofados, camas e, é claro, no piso.
Lembre-se de que, além dos hóspedes seguintes esperarem por um imóvel limpo, alguns deles podem ter alergias a pelos e precisam que a higienização seja bem feita.
Imóvel pet friendly: invista nesse diferencial
Depois de ler essas dicas, dá para perceber que aceitar animais de estimação em imóveis de temporada pode ser uma experiência proveitosa para anfitriões e hóspedes. Com alguns cuidados de ambas as partes, a estadia transcorre de forma sossegada. Você pode até mesmo oferecer um agrado, como petiscos ou brinquedos, para conquistar de vez os tutores.
Se não há motivos maiores para barrar a entrada de animais nas suas propriedades, dê uma chance para os pets! Você terá um público muito mais amplo interessado em se hospedar nos seus imóveis.
Quer saber ainda mais dicas para melhorar a sua taxa de ocupação? Baixe gratuitamente o nosso Guia do Administrador de Aluguel de Temporada!
1 comentário em “Saiba como aceitar pets em imóveis de temporada com segurança”
[…] recente promovida pelo Airbnb foi a criação do AirCover, o seguro contra danos causados por pets dos […]