Alguns conhecimentos são essenciais para pessoas que trabalham com a gestão de imóveis para aluguel de temporada. Um deles é saber como fazer uma faxina profissional. Assim, é possível acompanhar o trabalho de prestadores de serviço ou até mesmo assumir a função por conta própria em determinadas situações.
Por isso, neste artigo, explicamos o que é uma faxina profissional completa, qual passo a passo pode ser seguido e o que não se deve esperar desse tipo de serviço.
Ao final do conteúdo, ainda reservamos espaço para apresentar 7 dicas de como fazer uma faxina profissional de forma eficiente. Confira!
O que é considerado uma faxina profissional completa?
Diferente da limpeza comum, a faxina profissional completa exige uma dedicação maior e um olhar mais minucioso para capturar e eliminar as sujeiras mais persistentes de um ambiente.
Portanto, a faxina profissional visa eliminar a sujeira acumulada, que resulta em manchas e sujeiras que não saem com uma limpeza superficial. Ou seja, é necessário ir além do básico, como tirar o pó, varrer e passar pano nos cômodos, e lavar as roupas de cama e de banho.
Veja mais dicas em nosso bate-papo sobre limpeza profissional de hospedagens com a Ariadne Silva, que atua há 17 anos com hospitalidade e tem empresa própria de implantação, treinamento e capacitação para área de limpeza, higienização e hospedagem:
O que fazer em uma faxina profissional?
Para fazer uma boa faxina profissional, o processo deve ser pensado e executado em etapas. Se você tem dúvidas de por onde começar a fazer uma faxina, aqui vai a primeira dica: inicie pela organização do ambiente.
Então, comece separando objetos que estejam espalhados e organizando o que vai ser guardado e o que deve ir para o lixo. Isso facilitará o trabalho posterior de limpeza e evita que o processo seja interrompido várias vezes para organização dos objetos.
Em seguida, siga um passo a passo para fazer a faxina conforme uma ordem lógica, que explicamos mais a seguir.
Em geral, a recomendação é que se comece “de cima para baixo”. Isto é, começar pelos cômodos em andares superiores e, depois, seguir para os inferiores.
Já em relação à ordem dos cômodos, o mais indicado é começar pelos quartos e salas, e, por último, os banheiros, a cozinha e a lavanderia.
Quanto à limpeza em si, comece limpando a parte pesada da sujeira com a ajuda de um espanador e uma vassoura. Em seguida, passe o aspirador de pó para remover as partículas menores de poeira.
O próximo passo deve ser a limpeza das janelas e da mobília. Para isso, lembre-se de usar produtos e ferramentas adequados para cada superfície!
A mesma lógica pode ser usada para a limpeza de eletrodomésticos, como fogão, geladeira e micro-ondas. Primeiro, remova a parte pesada da sujeira, para então finalizar com um pano.
Lembre-se: você pode aplicar essas dicas para fazer faxina profissional em apartamento, casa ou outros tipos de imóveis por temporada.
Se você quer se informar mais sobre administração de negócios de aluguel por temporada, confira nosso artigo com as principais dicas para profissionalizar o seu negócio!
O que não se faz em uma faxina profissional?
Quase tão importante quanto saber como fazer uma faxina profissional é saber o que não se deve fazer! Então, veja a seguir alguns exemplos de erros que precisam ser evitados:
Usar água para remover manchas em tapetes e estofados
Em tapetes e estofados, usar água para a remoção de manchas acaba espalhando mais a sujeira, tornando a tarefa de limpeza ainda mais difícil. Assim, o indicado é usar produtos próprios para esse tipo de superfície ou confiar a limpeza a uma lavanderia especializada;
Começar a faxina pelo piso
Se você primeiro limpa o piso e depois tira a poeira da mobília, por exemplo, a sujeira vai toda cair no chão. Assim, mesmo sem perceber, você vai atrapalhar a qualidade da faxina.
Usar água sanitária em qualquer superfície
Embora seja muito útil na limpeza, a água sanitária é altamente abrasiva, o que significa que existem superfícies, como granito, madeira e porcelanato, que mancham em contato com esse produto.
Limpar janelas em dias de muito sol
Pode parecer uma boa ideia aproveitar o sol para limpar e secar as janelas com mais facilidade. Contudo, a mistura de água com produtos específicos, quando evapora por causa do calor, deixa manchas no vidro que são mais difíceis de remover do que a poeira acumulada.
Para além da limpeza, você também não pode deixar de fazer um contrato de aluguel por temporada. Confira nosso conteúdo sobre o assunto e aprenda a criar um modelo de contrato!
Como fazer uma faxina profissional? Veja 4 dicas essenciais!
Agora que você já sabe o que não se deve fazer em uma faxina profissional, vamos finalizar este conteúdo com 7 dicas de como fazer uma faxina profissional e impecável!
1. Não menospreze o apreço pelo detalhe
O primeiro e mais importante ponto é não encarar a faxina como uma tarefa menos importante. Existe uma grande diferença entre a faxina feita apenas para deixar uma aparência de limpeza e aquela em que dá para notar a dedicação e a qualidade.
2. Use os equipamentos e produtos adequados
Assim como em qualquer atividade, usar equipamentos e produtos adequados fará toda a diferença para a qualidade da faxina. Os produtos específicos para limpeza de vidros e remoção de gordura, por exemplo, não apenas poupam esforço como deixam o trabalho mais bem-feito.
Além disso, sem os equipamentos certos (como uma escada para limpar lugares no alto) e todos os utensílios básicos, a faxina jamais poderá ser feita de forma completa.
3. Planeje e organize o trabalho
Todo trabalho se torna mais eficiente quando existe um planejamento. Portanto, antes de começar a faxina, pondere e registre quais são os passos lógicos para organizar o trabalho de limpeza de forma a deixá-lo mais prático e detalhado.
Para os gestores de aluguel por temporada, a formalização de um passo a passo e dos critérios de uma boa limpeza também ajuda a manter o padrão mesmo que ocorram trocas nos profissionais responsáveis.
4. Calcule o tempo necessário para limpeza de cada cômodo
Por fim, o trabalho só pode ser bem executado se houver tempo hábil para isso. A depender do tamanho do imóvel e do acúmulo de sujeira, o tempo necessário para uma faxina profissional pode variar muito.
Você também pode gostar de ler:
- Serviço de limpeza para aluguel de temporada: como fazer faxina profissional
- 6 passos para transformar a renda extra em uma empresa de aluguel de temporada lucrativa
- Check-out e check-in: lista completa do que você precisa fazer entre um hóspede e outro
- 5 ferramentas que facilitam a rotina do administrador de aluguel de temporada
Gestão profissional: da limpeza para outras áreas
Observando os 4 pontos acima e as outras informações que apresentamos, com certeza não vai restar nenhum mistério de como fazer uma faxina profissional ou de como orientar um profissional de sua confiança.
Para concluir, uma ferramenta especializada em aluguel de temporada pode facilitar muito a gestão do seu negócio, automatizando as diversas tarefas do dia a dia, desde a checagem da limpeza até a atualização de anúncios e calendários em múltiplos canais. Conheça a Stays e tenha tudo que você precisa em uma única plataforma!
2 comentários em “Saiba como fazer uma faxina profissional”
Procuro faxina em casa de família em Nova petropiles
Olá, Adriana! Acredito que nosso guia de limpeza possa te ajudar nessa busca. Tem dicas para montar equipe e treinamento de pessoas😉
https://conteudo.stays.net/guia-limpeza-profissional