Como ter as melhores chances de reservas neste fim do ano

Desde o primeiro trimestre de 2020, a indústria de aluguéis de temporada foi drasticamente afetada pela pandemia de Covid-19. Apesar de ainda estarmos vivendo um cenário de incertezas, aos poucos o mercado começa a se recuperar e, por isso, você também deve começar a se preparar para retomar o antigo ritmo do seu negócio de hospedagem.

Mas, diante de tantas mudanças que vivemos e estamos vivenciando, como podemos aumentar as chances de conseguirmos reservas ainda em 2020? Pensando em ajudar nossos leitores, escrevemos este post com algumas dicas de como ter as melhores chances de reservas neste fim de ano. Então, acompanhe e boa leitura!

Como ter as melhores chances de reservas neste fim do ano

1. Abra o calendário

Com a disseminação do coronavírus e o estabelecimento das normas de isolamento social, muitos proprietários acabaram fechando os calendários de seus imóveis nas plataformas de aluguel de temporada. Isso aconteceu principalmente para reservas de longo prazo, já que o cenário estava ainda mais incerto e não se sabia se a vinda de clientes estaria permitida.

Agora que a situação começa a normalizar, é hora de abrir o calendário e permitir que os clientes voltem a ter um prazo maior no aluguel. Embora ainda estejamos de sobreaviso a respeito das regras de lockdown, há muitos indícios positivos de que o turismo está se recuperando e os turistas estão voltando a viajar

2. Crie uma lista de e-mail

É importante investir em diversos canais para divulgar o seu imóvel, e um dos mais eficientes pode ser o e-mail de aluguel de temporada. E-mails permitem que você alcance potenciais clientes do seu imóvel e que já tenham expressado interesse no seu serviço. Eles podem ter se inscrito na newsletter do seu site – caso você tenha um – ou concordado com o recebimento de algum tipo de comunicação que você faça.

Como essas pessoas são consideradas leads qualificados, ou seja, pessoas que já tem algum interesse no seu serviço,há muito mais possibilidade de conseguir fechar um aluguel com eles do que com prospects com os quais você não tenha nenhum tipo de relacionamento.

Assim, invista em criar uma lista de e-mail para manter essa comunicação. Para isso, você precisará coletar os e-mails dos contatos e conseguir o consentimento deles para enviar mensagens. Como dissemos, você pode obter esses e-mails por meio do seu site ou vindo de canais de anúncios como Booking, Airbnb, AlugueTemporada, TripAdvisor e TemporadaLivre.

3. Possibilite o cancelamento flexível

Já enfatizamos aqui o fato de que estamos vivendo um momento bastante instável. Por isso, é natural que os clientes estejam buscando maneiras de se assegurarem que, caso não possam manter um aluguel de temporada, não fiquem na mão.

Por isso, em tempos e incerteza, recomendamos que você adote e ofereça a seus clientes a opção de cancelamento flexível ou moderada para seu imóvel. Isso não só agradará os clientes como aumentará as chances de você fechar negócio, pois os viajantes se sentirão mais seguros ao saber que podem cancelar a reserva e não perder todo o valor investido caso haja algum imprevisto.

4. Estabeleça uma precificação para o verão

O verão já chegou – ou pelo menos, o planejamento para a estação. Quem deseja viajar está se preparando para a temporada, e com seu negócio não deve ser diferente. Mesmo com a crise da pandemia, o mercado detecta tendências de aumento na demanda por aluguéis de temporada, mostrando que as férias devem, pelo menos parcialmente, ajudar o mercado a se recuperar.

Assim, vale a pena estabelecer os preços que você deseja cobrar pelo aluguel do seu imóvel na temporada, sempre levando em consideração a demanda, a concorrência, a situação que estamos vivendo, a margem de lucro que você quer ter, os custos de manutenção do imóvel, as tarifas cobradas pela plataforma de gerenciamento e divulgação etc.

5. Dê desconto para as reservas de antecedência

Nos momentos iniciais da pandemia, o que vimos é que a antecedência das reservas havia diminuído muito, em grande parte por conta da incerteza que comentamos. Mas, aos poucos, temos percebido cenário voltar aos padrões pré-pandemia, como disse em conversa com a Stays o gerente do AirBnb na América Latina, Felipe Marcondes.

Assim, para conseguir garantir aluguéis feitos com mais antecedência, opte por dar desconto para reservas realizadas em longo prazo. A porcentagem do desconto e o quanto de antecedência será necessário para gerar o desconto dependerão do seu modelo de negócio e precificação, mas tente manter-se alinhado aos movimentos do mercado para evitar perder oportunidades.

6. Deixe claras as políticas de higienização

A higienização adequada se tornou uma condição essencial para o aluguel de temporada. Por isso, é nada menos do que indispensável que você deixe seu imóvel nas condições mínimas exigidas para evitar a disseminação do coronavírus e outras doenças.

Mas, para além de manter seu imóvel limpo de acordo as normas, é preciso que isso fique claro para seus clientes. Por isso, deixe as políticas de higienização – tanto da plataforma de aluguel que você usa quanto a sua política individual – claras para os locatários. Além de deixá-los mais seguros, isso também evitará reclamações futuras e possíveis avaliações negativas.

Uma novidade do AirBnb é que seu protocolo de higienização não será mais apenas um diferencial: ele passará a ser obrigatório. O anfitrião que não quiser aderir às novas regras será bloqueado.

Mas a novidade não valerá apenas para anfitriões: hóspedes também terão que aderir a certas regulamentações, como atestar o uso de máscaras sempre que houver qualquer interação humana, o respeito às normas de distanciamento social, e o uso da plataforma apenas quando não houver suspeita de Covid-19.

7. Foque em hóspedes locais

Até o fim de 2020, e possivelmente nos primeiros meses de 2021, o que está se desenhando no mercado é um aquecimento do turismo doméstico no Brasil, em detrimento da vinda de estrangeiros para o País – mais uma vez devido pandemia.

Por isso, foque seus esforços de atração de hóspedes em brasileiros, principalmente aqueles que vêm de regiões próximas. Para fazer isso, você pode segmentar seus anúncios para pessoas de cidades e estados pertos do seu, o que vai garantir que você não está tentando atrair pessoas que não irão até você.

8. Estimule seus hóspedes a deixarem avaliações

Avaliações dão credibilidade e inspiram confianças nos viajantes, e isso é especialmente importante em tempos de pandemia. Avaliações positivas não só aumentam a possibilidade de gerar mais reservas, mas também são uma ótima fonte de feedback para ajudar você a melhorar a estada em seu imóvel e a experiência do cliente como um todo.

Assim, sempre que um hóspede sair do seu imóvel, peça para ele deixar um comentário sincero sobre o que achou das acomodações e do aspecto geral do imóvel. Se você já estiver fazendo um bom trabalho, essas avaliações provavelmente vão se converter em mais reservas para você.

9. Envie campanhas por e-mail com promoções para fechar reservas com antecedência

Essa dica, na verdade, é uma junção das dicas 2 e 5. Se você tiver criado uma lista de contatos de e-mail, por que não enviar uma mensagem a eles oferecendo alguma promoção?

Isso não apenas “premiará” aqueles que se planejam com antecedência, mas também dará a você a chance de fechar mais reservas em longo prazo, aumentando sua segurança e elevando as chances de que você consiga preencher a agenda do seu imóvel.

10. Dê ênfase a comodidades como Wi-Fi e espaço adequado para quem faz home office

O fato de que muitas pessoas migraram parcial ou totalmente para o teletrabalho (home office) faz com que a oferta de Wi-Fi e espaço adequado para trabalhar dos imóveis de aluguel tenha se tornado ainda mais importante.

Por isso, ressalte em seu anúncio essas comodidades caso seu imóvel tenha uma boa internet e um local confortável para o trabalho remoto. E, caso ainda não tenha, tente providenciar adaptações para que seus hóspedes tenham uma boa infraestrutura de trabalho.

Leia mais:

Para complementar este conteúdo, sugerimos que você assista à conversa que tivemos com o Airbnb sobre como serão os próximos meses quando o assunto é aluguel de temporada. 

ASSISTIR gratuitamente >>> novidades e dicas para se preparar para os próximos feriados

Qual é a sua percepção a respeito da retomada das atividades no mercado de temporada em tempos de coronavírus? Você tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe abaixo pelos comentários!

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: