Como administrar o aluguel de temporada à distância?

Nós falamos com frequência aqui no blog da Stays sobre como a função de Administrador de Aluguel por Temporada é desafiadora. Tanto que, como você deve saber, a comissão comumente paga para esse tipo de profissional é maior do que aquela repassada aos corretores de imóveis que alugam imóveis no formato de longo prazo. No entanto, a complexidade das tarefas, que vão desde anunciar as propriedades de temporada na internet até fazer check-in e check-out, está longe de impedir alguém de administrar o aluguel de temporada à distância. 

É mais do que possível fazer a gestão de casas e apartamentos voltados à locação de curta duração de maneira remota, sem necessariamente estar no mesmo local dos imóveis. Recentemente, contamos duas histórias de clientes da Stays que comprovam diariamente a possibilidade de administrar o aluguel por temporada à distância. Veja:

  1. MZ Apartments: o Mozart Alves vive na Suécia e cuida de pelo menos 50 apartamentos no Rio de Janeiro (RJ);
  2. DVG Homes: o Daniel Santana toma conta de um portfólio de imóveis nos Estados Unidos a partir de São Paulo (SP). 

A partir da história deles (que você pode ler e assistir e aqui, respectivamente) e de outros empreendedores do mercado de temporada que acompanhamos de perto, deixamos abaixo dicas preciosas para quem deseja apostar no home office para gerir a locação dos seus imóveis. Não perca: 

Adquira experiência prévia

Não é impossível começar a trabalhar com aluguel por temporada a distância, mas o recomendado é que você primeiro ganhe experiência no mercado presencialmente. Isso porque a atuação remota exige conhecimentos apurados em gestão. 

Além disso, você certamente irá sentir-se mais seguro se começar no formato “tradicional” e só depois, mais “calejado”, migrar para o modelo que envolve alguns quilômetros de distância. Foi o que aconteceu com o Mozart Alves, por exemplo, que acumulou experiência no mercado de aluguel por temporada antes de voar até a Europa e continuar a operação de lá. 

Conte com uma equipe de apoio para administrar o aluguel de temporada à distância

Administrar o aluguel de temporada à distância só é possível se você contar com pelo menos uma pessoa que se encarregue das atividades operacionais junto aos imóveis e aos turistas. O Airbnb, por exemplo, chama esse tipo de profissional de co-host ou co-anfitrião, que auxiliam em algumas tarefas que envolvem a prática, podendo ser até mesmo um porteiro ou vizinho que se compromete em entregar ou recolher as chaves do imóvel. 

Assim, os anúncios na plataforma podem ficar no seu nome, mas também vinculados às pessoas que você mantiver em solo. Dentre outras tarefas, a equipe de apoio encarrega-se da manutenção dos imóveis, o que inclui faxinal, lavanderia e reparos em geral; de serviços de concierge, que vem cada vez mais sendo oferecidos pelos administradores; e de check-in e check-out, a menos que você use o check-in automático, o que também é uma tendência. 

Uma vez que você estaria administrando à distância, poderia ficar com atividades voltadas à comunicação com os hóspedes, avaliação posterior à estadia, estratégias de marketing e vendas, além da própria gestão de pessoas. 

administrar aluguel de temporada à distância

Invista em tecnologia de ponta

Em palestra durante o StaysUP, o primeiro evento online focado em Aluguel de Temporada no Brasil, Daniel Santana revelou que é a tecnologia que permite atualmente o seu trabalho com a DVG Homes assim como o próprio crescimento da empresa. Ele tem razão. Assim como em outras áreas que permitem o trabalho remoto, são as ferramentas tecnológicas e a conexão à internet que dão suporte às atividades. 

Por isso, Idealmente, a comunicação entre você, a equipe de apoio e os visitantes ao longo da administração do aluguel de temporada à distância deve acontecer por meio de uma plataforma única. Estamos falando de tecnologias como o Sistema Stays, que agrupam channel manager a uma série de funcionalidades específicas da locação de curta duração e dão base para quem quer exercer a atividade de maneira remota. 

O software da Stays centraliza todas as tarefas: anúncio em 40 canais e em mais de 300 sites parceiros, atualização de calendário em tempo real, pagamento online, análise tarifária e por aí vai. E, como permite o acesso de mais de uma pessoa, deixa todos os funcionários informados do que já foi feito e do que ainda precisa ser executado. É praticamente impossível deixar algo para trás, mesmo com a distância. 

Leia também: O que você precisa saber sobre o custo de um software para aluguel de temporada

Leia também – Gestor de canais de hospedagem: as 8 dúvidas mais comuns respondidas

Conclusão

Com experiência prévia, equipe de apoio e tecnologia, é plenamente possível administrar o aluguel de temporada à distância. Não há prejuízo, dessa forma, no atendimento aos convidados que escolherem o seu espaço para hospedar-se. 

Contudo, é preciso avaliar se esse é um formato que contempla os seus objetivos neste mercado. Isso porque há quem não abra mão de receber os turistas pessoalmente, garantir que nada saia do planejado e que a experiência seja perfeita. É claro que você pode delegar essa missão a um colaborador, mas é isso o que você realmente deseja? 

Temos encontrado inúmeros anfitriões, inclusive vindos de outras áreas, que finalmente encontraram-se profissionalmente como administradores de aluguel por temporada. É uma atividade que exige hospitalidade quase em tempo integral, por vezes pode ser ingrata (como quando você recebe um review negativo), mas que em geral é extremamente recompensadora. Uma maneira de ser hospitaleiro a distância, por exemplo, consiste em oferecer um welcome book para hóspedes de temporada, além de demonstrar disponibilidade de tempo sempre que o turista precisar. 

Por outro lado, a administração do aluguel por temporada à distância permite com que alguns anfitriões continuem exercendo as atividades, mesmo quando precisam estar fisicamente em outros locais, como é o caso do Mozart Alves. Outra situação recorrente é de anfitriões que moram em determinada cidade, mas que detém e alugam imóveis em outras. Graças, principalmente, à tecnologia da Stays, isso é possível. 

Você possui alguma dúvida ou deseja compartilhar uma dica sobre a atuação remota no mercado de temporada? Vamos conversar no espaço abaixo dos comentários?

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

1 comentário em “Como administrar o aluguel de temporada à distância?

  1. eduardo eduardo

    tenho 4 suites para alugar e não estou tendo resultados.
    preciso de um coanfitrião que me ajude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: