
A Extranet da Booking é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente aos proprietários e administradores do aluguel de temporada (e também da hotelaria) para que seja feita a gestão das propriedades (ou quartos). Geralmente, o uso dessa funcionalidade, que também é disponibilizada por outras Online Travel Agencies (OTAs), é o primeiro sinal de preocupação demonstrado com a gestão do negócio de locação de curta duração. Afinal, é por meio dela que é possível adicionar e gerenciar anúncios, rever disponibilidade em calendários, além de criar ou encerrar promoções tarifárias.
Contudo, a Extranet Booking, assim como a Extranet de outros sites, torna-se limitada em alguns aspectos com o passar do tempo. No lugar, os gestores podem ter à mão outra ferramenta: o channel manager. Em resumo, trata-se de um sistema de gestão que centraliza a operação dos canais de venda online de aluguel de temporada, além de automatizar o trabalho operacional de administrar os anúncios criados nas OTAs.
Extranet Booking versus channel manager
Em questão de segundos, um channel manager importa a reserva feita em uma OTA como a Booking, atualiza o calendário de disponibilidade (que passa a valer para todos os outros canais), cria automaticamente todas as tarefas relacionadas a essa tarefa (como check-in, check-out e faxinas) e ainda registra as transações. Abaixo, destacamos quatro motivos pelos quais você deveria utilizá-lo em detrimento à Extranet Booking (e outras Extranets). Veja:
1. Para poder anunciar em mais de uma OTA sem prejuízo
É comum que proprietários e administradores do aluguel de temporada, no início das operações, escolham uma OTA para anunciar os seus imóveis. Também e frequente que comecem pelo Airbnb ou pela Booking.com e aí utilizem a Assistência ao Anfitrião ou a Extranet Booking para fazer a gestão das propriedades. Essas pessoas podem até perceber algumas facilidades no início das atividades, mas basta adicionar um segundo canal de vendas para que os entraves comecem a surgir.
Isso porque, toda vez que uma tarifa for atualizada, será preciso entrar em cada uma das Extranets. E, basta que uma seja acidentalmente deixada para trás, para que se receba uma reserva por um valor inferior ou, no caso da atualização de disponibilidade, se tenha o famoso e temido overbooking.
A mesma situação não se repete quando se utiliza um channel manager. Por lá, é possível editar os preços e aplicá-los a todos os anúncios, inclusive aqueles disponíveis no seu site próprio, já que a ferramenta oferece integração com o motor de reservas. Sistemas mais avançados conseguem até enviar tarifas diferenciadas para cada canal de venda de forma automatizada e a partir de algumas regras pré-definidas.

2. Para centralizar as ações e economizar tempo
Além da atualização tarifária e de disponibilidade para todos os canais poder serem feitas em uma única plataforma, um channel manager é capaz de centralizar outros tipos de ação: opções e políticas de pagamento, quartos e tarifas, fotos e descrições, comunicação e até mesmo a gestão de faxinas que precisam ser feitas em cada propriedade quando um hóspede sai e outro entra.
Em vez de acessar um painel de controle administrativo específico de uma OTA (e repetir essa tarefa em todos os canais), com essa ferramenta você terá acesso à gestão da operação como um todo e aplicar mudanças que se aplicam a todos os sites. Isso se reflete em uma economia de tempo considerável. Os clientes da Stays, inclusive, chegaram a reduzir a equipe operacional de que dispunham quando substituíram a Extranet Booking por este software de aluguel de temporada.
3. Para garantir inteligência ao negócio
Apesar de estar focado na conexão com os canais de venda online, o channel manager também influencia na gestão de temporada como um todo. Isso porque fornece relatórios detalhados a respeito da atividade. O que faz com que seja mais fácil visualizar os gargalos da operação e, consequentemente, atuar para resolvê-los.
Por isso, defendemos que, ao abrir mão da Extranet Booking para investir em outro tipo de funcionalidade, mais abrangente, você estará dando um passo de modo a conquistar inteligência para o seu negócio. Afinal, você já deve ter lido algo a respeito de Business Intelligence, não é?
4. Para aumentar a lucratividade
Finalmente, um channel manager é capaz de melhorar os resultados da sua empresa de aluguel de temporada. Os clientes da Stays observam, em média, um incremento de 40% na reserva após começarem a usar a plataforma devido à maior disponibilidade, divulgação e também simplificação das tarefas financeiras (a ferramenta pode fazer uma pré-cobrança pelo cartão de crédito a fim de garantir a reserva, por exemplo). A própria Booking reconhece esses ganhos e, recentemente, participou de um webinar conosco sobre Como evitar o trabalho manual e aumentar a lucratividade utilizando um channel manager. Veja aqui todas as dúvidas que o gerente de conectividade da OTA, Luiz Vilanova, respondeu durante a apresentação.
- Leia também: Como o número de casas administradas pela Locar-in Gramado saltou de 1 para 45 de um ano para o outro
Caso você ainda possua uma questão sobre as diferenças entre a Extranet Booking e o channel manager, deixe abaixo no espaço dos comentários. Será um prazer poder te ajudar.