Em novembro de 2018, a Seazone começava sua jornada com sonhos altos. Desde o início, o objetivo era claro: estruturar o mercado de aluguel de temporada. E foi assim, com profissionalismo e visão estratégica, que a empresa validou um modelo de negócio escalável e foi eleita pela Forbes e pelo LinkedIn como uma das Top Startups em 2023.
Hoje, são mais de dois mil imóveis sob gestão, em mais de 50 destinos, e uma atuação de ponta a ponta. A Stays entrou na gestão da empresa ainda cedo, quando o portfólio contava com pouco mais de 30 propriedades. Dessa parceria, a Seazone colheu frutos que não seriam possíveis sem o apoio de uma solução tecnológica robusta e completa.
Neste artigo, o co-fundador da Seazone, Gustavo Kremer, compartilha um pouco sobre a história e os resultados da empresa ao longo da trajetória lado a lado com a Stays. Confira!
Gestão, tecnologia e rentabilidade: a atuação da Seazone
A história da Seazone teve como ponto de partida a observação de como funcionava o aluguel de temporada em um local específico: o bairro de Jurerê, em Florianópolis. Um destino badalado, com alta demanda de turistas, mas que ainda carecia de profissionalização no mercado short stay.
“Havia muito amadorismo, muitas imobiliárias que anunciavam apenas em site próprio, esperando o hóspede dentro da porta. Mas a gente via o movimento do Airbnb crescendo lá fora e acreditava que esse era o modelo futuro para Florianópolis”, explica Gustavo.
Nesse contexto, a Seazone foi criada já de forma bastante estratégica, com três grandes objetivos de atuação:
- Ser o melhor administrador de aluguel por temporada, com amplo domínio do mercado;
- Criar tecnologia para encontrar as regiões do Brasil com maior potencial de rentabilidade para aluguel de temporada;
- Estruturar empreendimentos com viés específico para short stay.
“O conceito principal da Seazone era transformar o imóvel em investimento”, resume Gustavo. Esse conceito, embora tenha nascido em um destino turístico do litoral de Santa Catarina, já vislumbrava uma expansão nacional, o que de fato veio a acontecer ao longo dos anos.
O início da parceria entre Seazone e Stays
Logo no início da operação da Seazone, os fundadores da empresa perceberam a necessidade de contratar um software que permitisse a divulgação simultânea dos imóveis nos principais sites de aluguel por temporada.
A demanda por uma divulgação mais ampla e diversificada nas OTAs foi o principal motivador para os gestores iniciarem a busca por um sistema, como conta Gustavo: “começamos a procurar várias plataformas de gestão, softwares PMS, inclusive no exterior”.
Durante a pesquisa, a Stays chamou atenção pelo fato de ser um software nativo brasileiro e já oferecer conexão com os canais de aluguel de temporada que a Seazone tinha interesse em ativar.
Para Gustavo, a questão do suporte em português foi decisiva para reforçar que a Stays era a escolha certa. “A equipe que ia trabalhar mais diretamente com a ferramenta não falava inglês, então eu não poderia pegar uma plataforma que tivesse suporte nesse idioma.”
Além desse ponto, Gustavo também destaca a facilidade de acesso ao suporte, o que favoreceu a integração do software ao dia a dia da empresa.
“Antes a gente trabalhava com planilhas, e quando começamos a trabalhar direto na Stays foi muito prático e intuitivo.”
Gustavo Kremer, co-fundador da Seazine.
As vantagens de usar a API da Stays
Em uma empresa que investe em tecnologia para otimizar processos, como é o caso da Seazone, alguns recursos da Stays são especialmente proveitosos. A API aberta do software, por exemplo, traz flexibilidade para criação de soluções customizadas.
Na Seazone, a API da Stays permitiu o desenvolvimento de um sistema próprio de fechamento para os proprietários, onde foram adicionadas algumas personalizações. Na outra ponta, também foi desenvolvido um sistema específico para que os hóspedes consigam fazer check-in e check-out.
“Com a API da Stays a gente consegue conexão direta com as plataformas, o que nos traz agilidade em muitas pontas que, sem a API, levaríamos muito tempo para fazer de forma manual.”
Gustavo Kremer, co-fundador da Seazine.
Na avaliação de Gustavo, é muito bom ter liberdade para desenvolver o que é prioridade para a empresa.
Presente e futuro da Seazone como cliente Stays
Desde que a Stays começou a fazer parte da história da Seazone, muita coisa mudou. O portfólio escalou de forma expressiva – de 30 imóveis para mais de dois mil, todos ativos em plataformas. Além disso, a empresa manteve sua sede em Florianópolis, mas expandiu atuação para mais de 50 cidades do Brasil.
Hoje, os sonhos da Seazone são realidade. A empresa oferece uma solução integrada para o mercado de aluguel de temporada, com inteligência de negócios a partir da análise de banco de dados próprio. Com isso, otimiza a gestão de imóveis, padroniza experiências de hospedagem, cria oportunidades de investimento e estabelece parcerias estratégicas no setor imobiliário.
Veja alguns resultados de destaque da Seazone:
- + 2 mil imóveis sob gestão
- + 1 mil proprietários parceiros
- + 1 bilhão em ativos gerenciados
- + 700 mil diárias
- 35 empreendimentos lançados em 13 cidades
- + 100 construtoras parceiras
Os números são impressionantes, especialmente considerando que são pouco mais de seis anos de atuação. Esse crescimento só foi possível com uma operação preparada para escalar, algo que os gestores da Seazone já tinham em mente quando fecharam a parceria com a Stays.
“A Stays entrou na Seazone quando a gente tinha em torno de 30 imóveis e desde então está com a gente, fazendo a empresa expandir cada vez mais o número de imóveis, sem precisar aumentar o número de pessoas.” Para Gustavo, a Stays ajuda a alcançar uma das principais metas do negócio, que é a escalabilidade.
Se até agora a Seazone já alcançou marcos expressivos, consolidando seu nome como referência no mercado, o futuro só pode reservar voos ainda mais altos.
Você também pode gostar de ler:
- Veja como a Rio Spot Homes cresceu 40% no Aluguel de Temporada
- Corretor de imóveis pode ser MEI? Entenda as regras
- Pedido de reserva: o lado bom e o lado ruim da prática no aluguel de temporada
- Self check-in: como oferecer check-in automático no aluguel por temporada
- Saiba como a CarpeDiem Homes expandiu em 50x as propriedades de sua carteira em menos de 3 anos
Conheça a Stays
A Stays é a ferramenta líder em gestão de aluguel de temporada na América Latina. Com o nosso sistema, você publica seus anúncios em múltiplos canais de venda e faz toda a gestão da sua empresa em um único lugar.
Veja todas as funcionalidades da Stays:
- Gestão integrada de anúncios
- Gestão de tarefas
- Precificação inteligente
- Site de reservas diretas
- Pagamento on-line
- Gestão financeira
- Marketing e vendas
- Ferramentas de usuários
- Relatórios visuais e estatísticas
- Integrações com centenas de apps e serviços
- Open API