A gestão de imóveis por temporada pode ser um negócio lucrativo – disso não há a menor dúvida. Mas também há muito trabalho envolvido, o que requer a ajuda de uma pessoa de confiança. E essa pessoa pode ser um coanfitrião.
O papel do coanfitrião (ou cohost, do termo em inglês) se disseminou com o Airbnb, que oferece a possibilidade de incluir mais de uma pessoa como responsável pelos imóveis.
Mas, na prática, o coanfitrião pode fazer parte de qualquer negócio de aluguel por temporada, não importam os canais utilizados para divulgação das propriedades.
E aí, quer saber os benefícios de ter um coanfitrião no seu negócio? Então continue a ler este artigo!
O que é um coanfitrião?
Para você saber o que significa coanfitrião, precisa entender primeiro o que é anfitrião. Então vamos começar por aí!
O anfitrião é a pessoa responsável pelo anúncio de um imóvel nas plataformas de aluguel por temporada ou em um site de reservas diretas.
Assim, o anfitrião fica à frente da comunicação com os hóspedes e da gestão do imóvel, garantindo que a propriedade esteja em condições adequadas para cada estadia.
O coanfitrião, por sua vez, é como um anfitrião secundário. Ou seja, uma pessoa que ajuda os anfitriões de imóveis por temporada nas suas atividades.
Segundo o Airbnb, os cohosts da plataforma costumam ser pessoas já conhecidas pelos anfitriões ou proprietários dos imóveis, como familiares, vizinhos ou amigos de confiança.
Mas também é possível contratar uma pessoa com experiência na função. Ou seja, um anfitrião profissional que tenha interesse em atuar como coanfitrião.
Leia também:
- Airbnb anfitrião: o que você precisa saber para começar
- Comissão Airbnb, Booking, Expedia e mais plataformas
- Airbnb ou Booking: onde vale a pena anunciar seus imóveis?
- Anfitrião profissional: seu guia para empreender com hospedagens
- Regras para hóspedes no Airbnb: saiba como se proteger com os recursos da plataforma
Quais tarefas podem ser feitas pelo coanfitrião?
Para que a parceria entre anfitrião e coanfitrião funcione, todos os detalhes devem ser combinados antes do trabalho começar, inclusive as atividades que cada um ficará responsável.
O coanfitrião pode se concentrar tanto na manutenção do espaço, quanto no atendimento aos hóspedes. Também é possível direcioná-lo para a gestão dos anúncios nas plataformas ou no channel manager.
De modo geral, o coanfitrião assume atividades operacionais, para que o gestor e anfitrião principal possa se concentrar, pelo menos em parte do tempo, na expansão e melhoria do negócio.
O que faz um coanfitrião no Airbnb
Como explicamos no início deste artigo, a figura do coanfitrião começou a ganhar atenção depois que o Airbnb permitiu a inclusão de mais de uma pessoa como responsável pelos anúncios.
Por isso, a plataforma é ótima referência para definir quais funções este profissional pode executar em um negócio de aluguel por temporada.
Veja a seguir um resumo das possíveis atividades de um coanfitrião, de acordo com o Airbnb:
Preparar o espaço para os hóspedes
O coanfitrião pode ajudar a preparar o espaço para receber os hóspedes, sugerir reparos e manutenções, comprar itens básicos, configurar um cofre e criar o manual da casa.
Criar um anúncio
O coanfitrião Airbnb pode criar o anúncio de um imóvel. Ou seja, escrever títulos e descrições, tirar e adicionar fotos e ajudar a definir o preço por diária.
Trocar mensagens com os hóspedes
O coanfitrião pode enviar mensagens aos hóspedes em nome do anfitrião do anúncio, utilizando a sua conta do Airbnb. Assim, pode conhecer os hóspedes, responder a perguntas e coordenar check-in e check-out.
Gerir reservas
Os coanfitriões podem gerir as configurações de reserva do anfitrião e aceitar ou recusar pedidos de reserva.
Receber os hóspedes pessoalmente
Os coanfitriões podem receber os hóspedes pessoalmente, mostrar-lhes o espaço e responder a perguntas sobre o imóvel e a região onde está localizado.
Ajudar os hóspedes durante a estadia
Se os hóspedes tiverem algum problema durante a sua estadia, os coanfitriões podem se comunicar com eles e resolver o problema.
Por exemplo, se o chuveiro parar de funcionar ou a internet perder conexão, os hóspedes podem chamar o coanfitrião para ajudar a resolver o problema.
Escrever avaliações
Os coanfitriões podem usar a sua própria conta do Airbnb para escrever avaliações sobre os hóspedes em nome do anfitrião do anúncio.
Por outro lado, os hóspedes poderão avaliar o imóvel e o coanfitrião, o que ajuda a criar a reputação de um anúncio.
Atualizar calendário e preços
Os coanfitriões podem gerir o calendário de reservas e as configurações de preços das diárias.
Também podem adicionar no anúncio condições diferenciadas, como preços sazonais e descontos semanais, seguindo orientações do anfitrião principal.
Repor itens básicos
Os coanfitriões podem ajudar a reabastecer a casa com alguns itens básicos para os hóspedes, como toalhas limpas, papel higiênico e sabonete.
Limpeza e manutenção
Os coanfitriões podem limpar os imóveis por conta própria ou coordenar e orientar um serviço de limpeza profissional.
A manutenção geral do imóvel, como o gerenciamento de consertos e reparos, é outra tarefa que pode ficar a cargo do coanfitrião.
Veja outras dicas de como ser um super anfitrião em nosso webinar com o Rômulo Villela, do Canal do Anfitrião:
O que o coanfitrião não pode fazer?
Como você viu, o coanfitrião pode assumir todo tipo de atividade no aluguel por temporada. Mas não todas. Na política do Airbnb, por exemplo, cohosts não podem:
- Acessar as informações de pagamento ou fiscais do proprietário do anúncio, que é o anfitrião principal;
- Avaliar a atividade do anfitrião principal quando ele estiver viajando no Airbnb como hóspede;
- Ler as mensagens que o anfitrião trocou com os hóspedes antes de sua inclusão como coanfitrião do anúncio.
De modo geral, a recomendação é preservar os dados fiscais e de pagamento do acesso dos coanfitriões, mesmo em outras plataformas de aluguel por temporada e no site de reservas diretas.
Afinal, são informações estratégicas do negócio, que só faz sentido disponibilizar para pessoas que trabalham diretamente com funções de contabilidade e financeiro.
Qual a porcentagem que recebe um coanfitrião do Airbnb?
A remuneração dos coanfitriões vai depender do nível de envolvimento com a rotina do aluguel de temporada.
O pagamento, que é diretamente proporcional às atividades assumidas pelo profissional, deve ser pré-acordado com o anfitrião.
Em geral, o percentual varia entre 10% a 30% do valor da reserva, mas pode chegar a mais. Para o cálculo, não deve ser considerada a taxa de limpeza, nem as comissões cobradas pelas plataformas.
É válido acrescentar, ainda, que qualquer despesa que o coanfitrião assuma para manutenção do imóvel deve ser reembolsada.
Como colocar um coanfitrião em imóveis por temporada?
O Airbnb é a única OTA (Online Travel Agency) em que é possível adicionar um coanfitrião no anúncio. Mas nada impede que, nos bastidores, você tenha uma pessoa com essa função para todas as plataformas.
Para contratar um coanfitrião, dê preferência para pessoas que você confia ou para aquelas que possuem experiência prévia com aluguel de temporada, mercado imobiliário ou turismo.
Quando encontrar a pessoa certa, combine as atividades e o pagamento. Depois, inclua o coanfitrião no anúncio do Airbnb e dê acesso às demais plataformas ou ao seu channel manager.
Como adicionar anfitrião no Airbnb
No Airbnb, você pode convidar até 10 coanfitriões por anúncios e, inclusive, configurar o percentual de pagamento de cada pessoa diretamente na plataforma.
Para adicionar um anfitrião no Airbnb, basta seguir o passo a passo a seguir:
- Acesse Anúncios e selecione o anúncio desejado;
- Clique em Coanfitriões, depois em Convidar coanfitrião;
- Adicione seu país/região e seu número de telefone ou seu endereço de email e clique em Avançar;
- Selecione as permissões adequadas para o coanfitrião e clique em Avançar;
- Se quiser, adicione uma mensagem e clique em Avançar;
- Verifique as informações e clique em Enviar.
Quer melhorar ainda mais a gestão do seu negócio?
Lembre-se que o coanfitrião pode ajudar você a fazer a gestão dos seus anúncios e imóveis em diferentes sites a partir de um channel manager.
Afinal, você já deve saber: a diversificação de canais é a melhor estratégia para aumentar as suas chances de reservas e, com isso, melhorar a sua taxa de ocupação.
Agende agora uma demonstração gratuita da Stays e experimente a facilidade de um channel manager!
1 comentário em “Coanfitrião: o que faz e por que ter um no seu negócio”
Reading your article has greatly helped me, and I agree with you. But I still have some questions. Can you help me? I will pay attention to your answer. thank you.