A busca por imóveis de aluguel por temporada cresce de forma contínua no Brasil e no mundo, o que também faz aumentar a demanda por profissionais especializados em administração imobiliária. Afinal, um administrador de imóveis experiente pode transformar um espaço ocioso em uma fonte de renda regular.
Se você já pensou em investir nesse mercado ou até já alugou um imóvel por temporada, sabe que as oportunidades vão além da renda extra – há espaço para abrir empresas com alto potencial para escalar rapidamente.
A administração de imóveis permite ampliar ganhos, otimizar a gestão de propriedades e evitar dores de cabeça com inquilinos e burocracias.
Mas, afinal, o que faz exatamente um administrador de imóveis? Vale mesmo a pena investir nesse serviço? E quais as vantagens de contar com uma ferramenta especializada para exercer essa atividade?
Aqui, você vai entender como funciona o processo da administração de imóveis por temporada, quais são as principais responsabilidades do profissional que trabalha na área e, claro, quanto é possível lucrar nesse mercado.
Boa leitura!
O que é a administração de imóveis?
A administração de imóveis é a atividade de gerenciar propriedades de terceiros com foco na locação, manutenção, gestão financeira e relacionamento com os locatários, seja em contratos tradicionais ou em aluguel por temporada.
Na prática, o papel do profissional que trabalha na gestão de imóveis inclui diversos serviços, realizados antes, durante e depois da locação das propriedades.
Um administrador de imóveis pode ser um profissional autônomo ou uma empresa formalizada, e ambos devem prestar os serviços com um contrato de administração de imóveis.
Entre as tarefas mais comuns da administração de imóveis estão:
- Divulgação do anúncio dos imóveis em canais digitais, como Airbnb e Booking;
- Atendimento aos hóspedes ou inquilinos;
- Elaboração e assinatura do contrato de locação;
- Vistorias de entrada e saída;
- Manutenção preventiva e corretiva do imóvel;
- Controle de pagamentos, repasses e prestação de contas ao proprietário.
Atribuições mais específicas dependerão do tipo de locação. Em alguns casos, é possível fazer a procuração para a administração de imóveis, o que facilita o trabalho da empresa ou do profissional contratado para gerir o aluguel.
Além disso, o uso de ferramentas especializadas permite centralizar todas essas tarefas em um único sistema. Isso garante mais controle e menos risco de erros como overbooking ou cobranças duplicadas.
Quem pode fazer administração de imóveis?
Somente profissionais ou empresas devidamente habilitados podem atuar na administração de imóveis. Nesse sentido, para atuar legalmente como administrador de imóveis é preciso ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).
Essa regra também é válida para o aluguel de temporada por meio de plataformas digitais, como Airbnb, Booking, Decolar, Expedia e outros sites similares.
Para quem tem dúvidas se uma administradora de imóveis pode ser MEI, a resposta é não. Essa atividade exige registro e, na maioria dos casos, o modelo ideal é abrir uma Microempresa (ME), optantes pelo Simples Nacional como regime tributário.
Em caso de sociedade na empresa, ao menos um dos sócios da administradora deve ser corretor de imóveis, ou seja, ter o registro no CRECI. O ideal é sempre contar com o apoio de um contador ou um advogado para garantir que a estrutura da empresa esteja em conformidade com a legislação.
Por fim, somente pessoas com registro CRECI poderão intermediar transações e serviços de administração de aluguel.
Qual a função de um administrador de imóveis?
A principal função do administrador de imóveis é garantir que todo o processo de locação, do anúncio até o check-out, ocorra de forma eficiente, rentável e segura, para o proprietário e para o hóspede. Entre suas responsabilidades estão:
- Criação de anúncios atrativos em diferentes plataformas de aluguel por temporada;
- Gestão de calendário para evitar conflitos de reserva;
- Precificação estratégica;
- Comunicação com hóspedes;
- Check-in e check-out;
- Inspeção nos imóveis antes dos hóspedes chegarem;
- Organização de faxina, manutenção e suporte emergencial;
- Pagamento das contas do imóvel;
- Relatórios e repasse de valores ao proprietário.
No entanto, o cotidiano desse profissional pode variar de acordo com o contrato fechado com os proprietários.
Com o aumento no número de imóveis administrador, contar com uma ferramenta apropriada para automatizar tarefas operacionais faz toda a diferença.
Por isso, a Stays disponibiliza funcionalidades completas para automatizar tarefas e centralizar a gestão da propriedade imobiliária, melhorando o desempenho dos imóveis para temporada.
Qual o salário de um administrador de imóveis?
O salário de um administrador de imóveis varia bastante, especialmente no segmento de aluguel por temporada. A forma mais comum de remuneração é por meio de comissões, com percentuais que costumam ficar entre 20% e 40% do valor de cada reserva.
Esse valor pode ser maior caso a empresa ofereça serviços adicionais, como mobília, enxoval ou reformas. Tudo depende do escopo definido no contrato. Por isso, é importante ter clareza sobre os serviços prestados e o valor agregado da operação.
Quanto se cobra para administrar um imóvel?
A cobrança pelo serviço de administração de imóveis pode variar conforme o modelo adotado pela empresa ou profissional. No entanto, os formatos mais comuns são:
- Percentual sobre o valor da locação: modelo mais utilizado, especialmente no aluguel por temporada. A comissão pode variar entre 20% a 40% por reserva, dependendo dos serviços incluídos;
- Taxa fixa mensal: ideal para imóveis com alta rotatividade e previsibilidade de receita. Garante estabilidade de recebimento para o administrador;
- Cobrança por serviço adicional: algumas administradoras de imóveis oferecem serviços extras, como mobília, fotografia profissional ou marketing digital, cobrando à parte por cada um.
A tecnologia ajuda a manter o controle das finanças e a transparência com os proprietários. Para isso, você pode contar com sistemas que automatizam os cálculos e geram relatórios.
A Stays, por exemplo, oferece uma ferramenta de gestão financeira dentro do software, o que permite acompanhamento em tempo real das receitas e despesas de cada imóvel. Além disso, é possível criar um usuário exclusivo para cada proprietário visualizar as informações financeiras referentes aos seus imóveis.
O que precisa para ser um administrador de imóveis?
Se você deseja atuar como administrador de imóveis, é importante desenvolver algumas habilidades e ter um perfil voltado para organização, gestão e bom relacionamento com pessoas.
Por ser um mercado altamente rentável, a concorrência é alta. Isso significa que, para ter sucesso, as empresas administradoras precisam oferecer um serviço diferenciado.
Veja a seguir quais são as principais características!
Organização e disciplina
A rotina desse profissional envolve muitas tarefas operacionais, por isso, saber administrar bem o tempo é uma habilidade necessária nessa profissão. A gestão do tempo permite que o profissional tenha condições de crescer o portfólio de imóveis.
Por isso, ter o hábito de planejar a semana, definir prioridades e estabelecer metas deve ser premissa de qualquer profissional da área.
Esse planejamento deve ser seguido com disciplina, do contrário, a quantidade de demandas diárias podem causar sobrecarga no profissional. E sabemos que uma pessoa sobrecarregada está propensa a cometer mais erros.
Um erro com um de seus hóspedes pode resultar em uma avaliação negativa nas plataformas de aluguel de temporada, o que impacta negativamente as próximas possibilidades de reserva do imóvel e até mesmo a reputação do negócio.
Espírito empreendedor
O administrador de imóveis precisa ter vontade de ser dono do próprio negócio e também iniciativa para fazer parcerias com proprietários e aumentar o portfólio de imóveis gradativamente.
De modo geral, as administradoras de imóveis tendem a crescer organicamente devido à alta procura por aluguel de temporada, considerando a busca por parte de proprietários e investidores, assim como pelos hóspedes.
Facilidade para lidar com pessoas
O administrador de imóveis precisa ter facilidade para se comunicar, lidar bem com os hóspedes, proprietários, prestadores de serviço e moradores locais, já que a atividade envolve contato direto e constante com diversas pessoas.
Uma boa comunicação inclui fluência verbal, linguagem clara e objetiva, tom de voz adequado, boa dicção e, claro, muita simpatia e jogo de cintura.
No aluguel de temporada, também é importante construir uma boa relação com moradores e prestadores de serviço dos condomínios ou das vizinhanças onde ficam os imóveis. Isso pode evitar reclamações futuras e também facilitar apoio em casos emergenciais.
Além disso, é importante conhecer os negócios locais e apostar em parcerias, pois podem gerar descontos e tratamento diferenciado para os hóspedes, uma vantagem competitiva.
Interesse em outras culturas e pela própria região
O interesse em ter contato com pessoas de várias partes do mundo faz toda a diferença no mercado de aluguel de temporada. Isso porque, dependendo da região, o administrador de imóveis precisa falar outras línguas para fechar negócios.
Mas a curiosidade não pode se restringir apenas ao exterior.
No aluguel de temporada, também é importante conhecer bem a região onde fica cada imóvel para poder orientar os hóspedes em relação a atrações turísticas, restaurantes e outras necessidades.
Essa habilidade pode encantar os hóspedes!
Honestidade
Embora essa qualidade seja necessária em qualquer profissão, o administrador de aluguel de temporada tem um contato muito próximo com o cliente, por isso, a honestidade é extremamente importante para manter uma relação de confiança com proprietários e viajantes.
Por exemplo, colocar no anúncio que o imóvel fica a 300 metros da praia quando, na verdade, a distância é de 1 quilômetro pode não gerar o cancelamento da reserva, mas repercute em avaliações negativas, além da perda da confiança do hóspede.
Capacidade analítica
Um bom administrador de imóveis precisa ter capacidade analítica para saber lidar com dados para ajustar tarifas, criar promoções, calcular despesas com manutenção e otimizar lucros.
Só assim é possível ter uma taxa de ocupação consistente durante o ano inteiro, sem depender do aumento da demanda na alta temporada ou em eventos esporádicos.
Atenção aos detalhes
Da limpeza ao atendimento, tudo precisa estar sob controle. No dia a dia do aluguel de temporada, o administrador de imóveis precisa prestar atenção em muitos detalhes que podem influenciar de forma direta a experiência do hóspede.
É necessário, por exemplo, seguir um padrão de faxina profissional em todos os imóveis, fazer manutenção preventiva para evitar problemas durante a estadia e buscar diferenciais de conforto.
Você também pode gostar de ler:
- Gestão de imóveis: confira as boas práticas para aluguel de temporada
- Administração de imóveis: aprenda a destacar seu negócio
- Aluguel de temporada: guia completo para se informar sobre o mercado
- Gestão de tarefas: veja como melhorar a produtividade da sua empresa
- Gestão de tempo: aprenda como otimizar a sua rotina empreendedora
Como fazer administração de imóveis por temporada?
No aluguel por temporada, o foco da gestão de imóveis está em proporcionar uma experiência positiva para os hóspedes, maximizar a rentabilidade e garantir que a operação funcione sem interrupções.
A administração por terceiros, feita por empresa ou profissional autônomo, normalmente contempla todas as tarefas de gestão, incluindo as operacionais, burocráticas e financeiras.
Para dar conta de crescer o portfólio, o ideal é que o administrador de imóveis já conte com um software especializado desde o início do seu negócio. Com o sistema da Stays, é possível centralizar todas as atividades do negócio em um único lugar:
- Gestor integrado de anúncios;
- Gestor de tarefas operacionais;
- Precificação inteligente;
- Site de reservas diretas;
- Pagamento on-line;
- Gestão financeira e de marketing.
Experimente a Stays e conheça a ferramenta que vai deixar a sua rotina de administrador de imóveis muito mais fácil!
Administre seu imóvel com a Stays
A administração de imóveis é uma atividade promissora, especialmente no segmento de aluguel por temporada. Com o aumento da demanda por hospedagens short stay, cresceu também a necessidade por uma gestão profissional.
Para se destacar nesse mercado, vale contar com uma ferramenta que otimize os processos e ajude a escalar o negócio de forma organizada. O sistema da Stays é uma solução completa, ideal para quem já administra múltiplos imóveis ou deseja profissionalizar sua operação.
Perguntas frequentes sobre administrador de imóveis
Garanta que não ficou com nenhuma dúvida e confira as respostas para as principais dúvidas sobre o tema.
Sim, para atuar legalmente com administração imobiliária, o profissional ou a empresa deve estar registro no CRECI.
Empresas ou profissionais com registro no CRECI. O proprietário também pode administrar seu próprio imóvel, se preferir.
Qualquer pessoa pode abrir, desde que siga as exigências legais. Pelo menos um dos sócios precisa ter CRECI e a empresa deve se enquadrar em uma categoria e um modelo de tributação adequado para o tipo de negócio.
Divulgação, atendimento ao hóspede, gestão de calendário e tarifas, manutenção, cobrança, contratos e prestação de contas ao proprietário.
9 comentários em “Administrador de imóveis: o que faz esse profissional e como atuar na área”
Reading your article helped me a lot and I agree with you. But I still have some doubts, can you clarify for me? I’ll keep an eye out for your answers.
I may need your help. I tried many ways but couldn’t solve it, but after reading your article, I think you have a way to help me. I’m looking forward for your reply. Thanks.
Para administrar imóveis de terceiros com o intuito de aluguel de temporada(até no máximo 90 dias consecutivos) é necessário qual formação? Obrigatoriamente precisa ser corretor de imóveis e ter CRECI? O Airbnb dá a possibilidade de qualquer pessoa ser co-anfitrião e sugere que esta pessoa possa “ajudar” o anfitrião com ou sem custo ao mesmo(comissão).
tenho um apartamento de quarto e sala na av. lucio costa na Barra da Tijuca rio de janeiro- de frente para o mar. procuro empresa gestora de aluguel por temporada – qie faça os anúncios, feche as locações, check in e check out limpeza e troca de roupa de cama e banho, tenha equipe para pequenos reparos
Novas tecnologias, revolução do mercado, revolução nas profissões.
E nós não ficamos de fora! Ótimo post, obrigado!
Viva a tecnologia! Agora temos novas opções de hospedagem, e até mesmo novas profissões!
Nós mesmos só temos à agradecer ao Airbnb e demais sites e apps de hospedagem:
Nossa empresa surgiu para atender essa demanda de administrar Airbnb, somos cohost e administradores de Airbnb em Florianópolis na Super Anfitrião Florianópolis.
Torcemos para que o governo regulamente de forma justa o setor, para que tanto os hotéis, aplicativos e proprietários de imóveis possam continuar oferecendo hospedagem, de forma equilibrada.
O assunto é novo e está em discussão ainda no Brasil. Vamos ver como será…
Conheça a Super Anfitrião: http://www.superanfitriao.com
Obrigado Stays pela parceria!
[…] é que a receita dos primeiros meses tenha como destino a reforma e a decoração do imóvel. O administrador de aluguel de temporada também pode optar por trabalhar somente com determinado padrão de imóvel, que tenha a boa […]
[…] bom administrador de aluguel de temporada consegue responder facilmente as questões […]
[…] Essa modalidade de aluguel vem se consolidando a cada ano e, por isso, é ainda mais importante o conhecimento dos dados sobre aluguel de temporada para extrair resultado deste segmento de turismo. Mais turistas e viajantes ocasionais têm adotado a ideia de procurar um lar fora de casa, seja para passar alguns dias ou uma longa temporada. É a oportunidade perfeita para aproveitar aquele quarto de bagunça que não é usado há anos, ganhar uma renda extra administrando os imóveis desocupados de amigos ou mudar completamente de profissão. […]