Em diversos países do mundo, ser anfitrião do Airbnb se tornou uma alternativa real de obter renda extra ou até mesmo de ser a principal fonte de renda com aluguel de temporada.
Cada vez mais, proprietários de imóveis estão dispostos a alugar quartos ou a disponibilizar os espaços inteiros para locação de temporada. Além disso, algumas pessoas estão apostando em gerenciar imóveis de terceiros para atuar na área.
Porém, é comum esbarrar em dúvidas sobre o que é necessário para ser um anfitrião do Airbnb e quais são as regras envolvidas, como contrato, taxas etc.
Então, para reunir as respostas das questões mais importantes e acabar com as dúvidas, preparamos este tutorial para anfitriões do Airbnb. Confira e encontre tudo o que você precisa saber!
Como funciona o Airbnb para o anfitrião?
Assim como o Airbnb para hóspedes, o Airbnb para anfitrião funciona de modo muito simples. Para começar, basta possuir um cadastro, acessar o site ou app Airbnb e procurar pelas opções para anunciar o seu espaço na plataforma.
Basicamente, além do cadastro, será necessário incluir o seu anúncio via plataforma, criando uma descrição do imóvel, tirando fotos e indicando informações como localização, preço cobrado por diária, regras de convivência do local, comodidades etc.
Lembrando ainda que o anfitrião deve acompanhar o calendário e, quando necessário, atualizar as datas disponíveis para reserva. O preço cobrado por diária e a forma de pagamento também podem ser modificados conforme a preferência do anfitrião na seção de pagamentos da conta. Basta acessar o seu perfil na sua conta Airbnb, clicar na opção “Pagamentos” e, em “Hospedagem”, clicar em “Formas de pagamento”.
Essa e outras tarefas que envolvem a comunicação, o atendimento e a manutenção do imóvel são extremamente importantes para ter sucesso como anfitrião do Airbnb, então lembre-se de sempre mantê-las organizadas.
De modo geral, o processo de entrar como anfitrião Airbnb e criar os anúncios é bastante simples e intuitivo, mas, caso tenha dúvidas de como começar, veja a seguir um breve tutorial de como entrar como anfitrião no Airbnb e como criar o anúncio do seu imóvel pelo site ou aplicativo!
Tutorial Airbnb anfitrião site
No site do Airbnb, siga os seguintes passos:
- Entre no site do Airbnb;
- Clique na opção “Anuncie seu espaço no Airbnb”, localizada na parte superior da página;
- Clique em “Anúncio Fácil Airbnb”;
- Em seguida, selecione a opção “Crie um novo anúncio”;
- Termine as etapas “Descreva sua acomodação”, “Faça com que ela se destaque” e “Concluir e publicar”;
- Pronto! O seu anúncio será imediatamente publicado e você estará apto a receber reservas como anfitrião no Airbnb.
Tutorial Airbnb anfitrião app
Já no aplicativo do Airbnb, você deve seguir os seguintes passos:
- Baixe o app do Airbnb e faça seu cadastro;
- Acesse as opções de perfil no menu;
- Desça a tela até encontrar a opção “Vou hospedar”;
- Acesse o menu e busque pela opção “Crie um novo anúncio”;
- Termine as etapas “Descreva sua acomodação”, “Faça com que ela se destaque” e “Concluir e publicar”;
Pronto! O seu anúncio será imediatamente publicado e você já poderá receber reservas como um anfitrião Airbnb.
Seguro Airbnb anfitrião
Como seguro para o Airbnb anfitrião, a plataforma oferece o AirCover, que pode disponibilizar até US$ 3 milhões em proteção contra danos ao imóvel, US$ 1 milhão em seguro de responsabilidade civil e atendimento de segurança 24h.
Com o AirCover, proteção ao anfitrião contra danos, o seguro cobre:
- Danos causados por hóspedes e seus convidados ao imóvel, móveis, objetos de valor e pertences.
- Danos causados por hóspedes e seus convidados a carros, barcos e outros veículos.
- Custos inesperados ou adicionais de limpeza e manutenção devido a comportamento de hóspedes ou convidados.
- Perdas de ganhos em função do cancelamento de reservas devido a danos causados por hóspedes ou convidados.
Já a proteção de responsabilidade civil e atendimento de segurança de 24h do AirCover cobre:
- Lesão corporal a um hóspede ou a terceiros.
- Danos ou roubo de propriedade de um hóspede.
- Danos causados por um hóspede ou por terceiros a áreas comuns, como lobbies de edifícios e outras propriedades próximas.
Anfitrião profissional Airbnb
Para quem tem o Airbnb como fonte de renda principal, é muito importante estar em conformidade com as leis de proteção ao consumidor. Por isso, se você trabalha como gestor de aluguel por temporada ou no ramo de hotelaria, é muito importante, ao se tornar anfitrião Airbnb, cadastrar-se na plataforma como anfitrião profissional.
Com isso, você terá resguardo legal para atuar com atividades que caracterizam a atuação de uma empresa. Caso contrário, o anfitrião pode ter problemas não só com a plataforma, mas, também, com o fisco do país onde atua.
Esse status pode ser alterado a qualquer momento no perfil do usuário, acessando as informações da conta na plataforma via aplicativo ou site.
- Comissão Airbnb, Booking, Expedia e mais plataformas
- Contrato de aluguel de temporada: modelo e dicas de como fazer
- Regras para hóspedes no Airbnb: saiba como se proteger com os recursos da plataforma
- Airbnb ou Booking: onde vale a pena anunciar seus imóveis?
- Anfitrião profissional: guia para empreender com hospedagens
Superhost Airbnb
Primeiramente, é importante lembrar que o Airbnb não oferece planos pagos para proporcionar vantagens a determinados anfitriões.
O que o Airbnb oferece, na verdade, é um selo de reconhecimento aos anfitriões que obtêm as melhores avaliações na plataforma, o chamado selo Superhost.
Esse selo proporciona aos anfitriões maior visibilidade para os seus anúncios e destaque para as boas avaliações recebidas, mostrando que o anfitrião é reconhecido pela qualidade do atendimento e das acomodações oferecidas.
Portanto, para conquistar o selo, diferente do que se pensa, não é preciso pagar uma mensalidade ao Airbnb, mas apenas fazer um bom trabalho e ser reconhecido por isso.
A própria plataforma realiza avaliações trimestrais para atualizar o status de Superhost dos anfitriões da plataforma. Essas avaliações são realizadas em um período de cinco dias, com início em 1º de janeiro, 1º de abril, 1º de julho e 1º de outubro. Ou seja, há atualizações periódicas durante o ano todo.
Podem ser qualificados como Superhost os anfitriões que possuem conta em situação regular e que tenham:
- Concluído ao menos 10 viagens, ou três reservas, totalizando, no mínimo, 100 noites.
- Taxa de resposta maior ou igual a 90%.
- Taxa de cancelamento inferior a 1%, exceto em casos cobertos pela Política de Causas de Força Maior do Airbnb.
- Avaliação geral maior ou igual a 4,8.
Como é ser um anfitrião do Airbnb?
Agora que você já sabe as informações essenciais sobre como o Airbnb anfitrião funciona, pode estar se perguntando como é a experiência de receber hóspedes e se vale a pena ser um anfitrião Airbnb!
Primeiramente, é preciso entender que ser um anfitrião no Airbnb é muito diferente de simplesmente ser o proprietário de um imóvel e ter um inquilino pagando aluguel em um contrato tradicional de locação.
Para ter sucesso no Airbnb e fazer da plataforma uma fonte fixa de renda, é preciso estar preparado e saber bem o que é esperado dos anfitriões.
Grande parte dos hóspedes que fazem reservas via Airbnb, seja para algumas diárias ou mesmo semanas, têm certa urgência em obter respostas para tomarem decisões relacionadas ao seu trabalho, à programação de viagem etc. Assim, é esperado que os anfitriões respondam rapidamente às dúvidas, de forma clara e educada.
Portanto, ser anfitrião Airbnb requer uma postura proativa e acessível, sempre disposta a responder com atenção e respeito as dúvidas e necessidades de qualquer hóspede.
É natural que alguns anfitriões procurem se manter um pouco mais distantes e evitem relações muito íntimas com as pessoas que se hospedam nos seus imóveis. Contudo, vale lembrar que existe uma grande diferença entre garantir a privacidade dos hóspedes e oferecer o suporte necessário antes e durante a estadia.
A dedicação e o cuidado com os detalhes também fazem a diferença nas avaliações recebidas. Por isso, são de extrema importância para quem deseja ser um anfitrião profissional Airbnb.
Se você está se planejando para começar a atuar profissionalmente no Airbnb anfitrião, aproveite e se situe sobre o mercado com o nosso guia básico sobre aluguel por temporada!
Anfitrião pode cancelar reserva?
Sim, o anfitrião está resguardado e pode cancelar uma reserva sem a cobrança de taxas. Essa é uma garantia da plataforma para as seguintes situações:
- Questões além da capacidade de controle do anfitrião, como reparos de emergência ou doenças pessoais graves que impeçam o atendimento aos hóspedes.
- Evidências de que um hóspede tem intenção de violar as regras do imóvel ou de desrespeitar a Política de Festas e Eventos da plataforma.
- Motivo de força maior, como emergências climáticas, epidemias ou restrições de viagens determinadas pelo governo.
Assim, os anfitriões têm alguma flexibilidade para cancelar reservas. Contudo, caso existam avaliações e comentários negativos na plataforma em decorrência de cancelamentos injustificados, o anfitrião poderá ser penalizado na visibilidade dada aos seus anúncios e na avaliação recebida na plataforma. Em casos mais sérios, o Airbnb pode até mesmo banir o cadastro como anfitrião.
É importante lembrar ainda que, caso o anfitrião realize mais de um cancelamento em seis meses, podem ser cobradas taxas de cancelamento. Além disso, o cancelamento precisa ser realizado em no máximo 24h antes da data da reserva. Do contrário, não será possível solicitar o cancelamento on-line e o anfitrão terá que entrar em contato com a plataforma para buscar uma solução ao problema.
O Airbnb possui uma política de remarcação e reembolso que institui regras para anfitriões e hóspedes em caso de cancelamentos e eventuais problemas nos imóveis. Saiba mais no nosso conteúdo sobre o assunto!
Airbnb anfitrião precisa de contrato?
Os hotéis e algumas pousadas normalmente solicitam a assinatura de um contrato de hospedagem no ato da reserva. Já plataformas como o Airbnb e Booking.com adotam outro tipo de contrato entre anfitriões e hóspedes, feito de forma totalmente digital via site ou aplicativo.
Para o anfitrião Airbnb, o contrato determina as responsabilidades enquanto prestador de serviço, conforme os termos e preços especificados no anúncio. Nele está incluída a taxa de serviço do Airbnb e outros valores incidentes em cada reserva (como possíveis impostos a serem cobrados).
O sistema de gestão de pagamentos da plataforma, o Airbnb Payments, recebe os pagamentos dos hospédes no ato da reserva, deduz os valores acordados em contrato e, então, realiza o pagamento ao anfitrião.
Os anfitriões ainda têm direito a pedir que os hóspedes assinem contratos ou acordos de aluguel, em que são estabelecidas outras regras. As regras e condições desse contrato, vale lembrar, devem estar expressas na descrição do anúncio.
O contrato adicional do anfitrião pode ser analisado em até 48 horas após o recebimento dos termos, mas os hóspedes não são obrigados a assinar e, em caso de recusa, podem solicitar o cancelamento da reserva sem sofrer penalidades da plataforma.
Airbnb tem taxa para anfitrião?
Sim, o anfitrião deve pagar taxas relativas aos serviços prestados pela plataforma. Em alguns casos, a plataforma cobra taxas tanto de anfitriões como de hóspedes.
É por meio dessas taxas que a plataforma rentabiliza o seu negócio e viabiliza os serviços de atendimento, mediação de pagamentos e outras atividades essenciais ao seu funcionamento.
O Airbnb trabalha com duas opções de comissão. Quando o anúncio é feito direto na plataforma, o anfitrião tem uma taxa de 3% descontada do seu pagamento, que é calculada sob o valor total da reserva ((diárias cobradas + taxa de limpeza + taxa de hóspede adicional, subtraídas as taxas e impostos do Airbnb). Já o hóspede paga uma taxa de até 14,2%, que é detalhada nos resultados de busca e na página de check-out antes da confirmação da reserva.
A segunda opção é a comissão cobrada apenas dos anfitriões, de 14% a 16% do subtotal da reserva. Essa modalidade é obrigatória para anúncios de empresas hoteleiras tradicionais, como hotéis e flats, e também para anfitriões que realizam anúncios por meio de channel manager.
Em quanto tempo o Airbnb paga o anfitrião?
O valor final a ser recebido por uma reserva é liberado pelo Airbnb nas 24 horas após o horário programado para o check-in dos hóspedes. Contudo, o tempo necessário para que o anfitrião receba o valor pode depender da forma de pagamento escolhida nas suas preferências.
Atualmente, as opções de pagamento na plataforma do Airbnb são:
- Pagamento rápido: até 30 minutos
- Payoneer: até 24 horas
- PayPal: 1 dia útil
- Western Union: 1 dia útil, conforme região ou país
- Transferência bancária: de 3 a 5 dias úteis
- Transferência internacional: de 3 a 7 dias úteis
Já nas reservas para estadias longas e por temporada (28 noites ou mais), os pagamentos são enviados pelo Airbnb em parcelas mensais que se iniciam 24 horas após o check-in dos hóspedes.
Todo o histórico de transações realizadas pela plataforma pode ser consultado a qualquer momento no perfil do anfitrião via aplicativo ou site.
Vale a pena ser anfitrião do Airbnb?
Muitas pessoas que têm receio de entrar no Airbnb anfitrião acabam percebendo que a atividade vale muito a pena quando você está preparado e sabe como gerenciar as reservas.
São muitos os casos de pessoas que começam disponibilizando um cômodo em suas casas por alguns dias e, depois, decidem gerenciar imóveis inteiros, fazendo do Airbnb anfitrião uma fonte de renda recorrente.
Então, para entrar no Airbnb anfitrião basta que você tenha clareza sobre os seus objetivos com a plataforma e esteja disposto a receber bem e cuidar dos seus hóspedes.
Além de ser uma plataforma segura e confiável, com forte presença e ainda em crescimento no mercado, Airbnb trabalha com um modelo de aluguel que tem potencial de lucro maior do que o dos contratos de aluguel convencionais.
Como ser um bom anfitrião Airbnb e se destacar na plataforma?
Embora sejam serviços parecidos, os hóspedes do Airbnb esperam um atendimento um pouco diferente em relação aos prestados na hotelaria tradicional. São justamente essas particularidades que ajudaram o Airbnb a proporcionar experiências únicas e se tornar uma plataforma de sucesso.
Então, cabe aos anfitriões Airbnb entender o que os hóspedes esperam e quais são as práticas que garantem que um imóvel se destaque na plataforma. Confira algumas dicas para fazer isso de forma efetiva!
Avalie a viabilidade do espaço e formas de melhorá-lo
Antes de tudo, é fundamental avaliar honestamente o espaço disponível e qual será o público visado para hospedagem. Dessa forma você regula quais serão as expectativas de ganhos e os períodos em que o imóvel poderá ser ocupado, bem como os preços praticados.
Naturalmente, é preciso também encontrar formas de melhorar esse espaço, afinal é sempre preciso arrumar a casa para receber as visitas. Então, para anunciar como anfitrião Airbnb, vale a pena investir em técnicas de home staging para decorar o espaço.
Sempre responda com agilidade
No Airbnb, os hóspedes esperam que os anfitriões sejam atenciosos e prestativos. Portanto, é muito importante sempre responder às mensagens recebidas com o máximo de agilidade. Demorar mais de 24 horas para retornar o contato de um possível hóspede pode fazer total diferença para conseguir fechar uma reserva ou receber uma avaliação positiva.
Aceite os pedidos de reserva
Recusar muitos pedidos de reserva leva a plataforma a entender que o seu imóvel não está disponível, o que diminui a visibilidade do seu anúncio e, em situações extremas, pode levar à exclusão desse anúncio.
Além disso, os anfitriões Airbnb que aceitam a maioria dos pedidos de reservas tendem a conseguir melhor retorno financeiro. É possível configurar o calendário do anúncio para bloquear os dias em que você não vai poder aceitar hóspedes e, nas demais datas, você pode ativar o recurso de “Reserva instantânea”, aceitando automaticamente qualquer reserva que receber. Essa é uma prática muito bem vista pelos hóspedes!
Evite os cancelamentos
Para conseguir manter uma avaliação alta na plataforma, é preciso a todo custo evitar os cancelamentos. Fazer o cancelamento de uma estadia causa uma enorme inconveniência, já que os hóspedes dedicam muito planejamento e pesquisa antes de fechar uma reserva.
É importante lembrar também que todo cancelamento não justificado se torna prejudicial para a visibilidade do seu anúncio.
Ofereça uma hospedagem inclusiva
As práticas de inclusão e de não-discriminação são extremamente importantes para garantir maior segurança e conforto às pessoas que usam o Airbnb.
Por isso, a plataforma vem incentivando os anfitriões a declararem seus anúncios como hospedagem inclusiva, que aceita todos os hóspedes, independente da sua cor, orientação sexual, nacionalidade, religião etc.
Cuide bem dos seus anúncios
Os anúncios são o cartão de visitas dos seus imóveis para hóspedes em potencial em todo o mundo. Por isso, é fundamental cuidar bem deles e mantê-los sempre atualizados.
Portanto, não deixe de caprichar nas fotos, com imagens bem iluminadas e com boa definição, que realmente retratem os diferenciais do espaço.
Outro ponto importante é manter uma descrição detalhada, com todas as informações que os hóspedes precisam saber sobre a acomodação, evitando muitos problemas de comunicação. E lembre-se de traduzir a descrição para pelo menos uma língua além do português!
Use um sistema de gestão
Especialmente para anfitriões profissionais, que lidam com a gestão de mais de três imóveis de aluguel por temporada, usar um sistema de gestão para hospedagens traz vantagens importantes para o uso do Airbnb e de outras plataformas.
O software de gestão de aluguel por temporada da Stays, por exemplo, reúne em um único sistema as ferramentas essenciais para profissionalizar o trabalho dos gestores, como pagamentos online, precificação inteligente, gestor de tarefas, gestão unificada de anúncios, site de reservas diretas, geração de relatórios e monitoramento de métricas etc.
Dicas para um anfitrião do Airbnb: como receber melhor seus hóspedes
Para concluir este conteúdo e preparar você para começar a trabalhar como anfitrião do Airbnb, veja as nossas dicas de como receber melhor os seus hóspedes e garantir excelentes avaliações na plataforma!
Cuide da manutenção do imóvel
A limpeza é um aspecto primordial para uma hospedagem agradável, mas não é só ela que deve receber a atenção do anfitrião.
Cuidar da manutenção de todo o imóvel é importante. Então, dê atenção a outros aspectos menos lembrados, como o funcionamento da parte hidráulica e elétrica do imóvel, mobiliário, utensílios de cozinha, roupa de cama e banho etc.
Facilite o check-in e check-out
Opções de autoatendimento que facilitem a estadia, especialmente na chegada e saída dos hóspedes, são sempre vistas com bons olhos, tanto pela plataforma como pelos usuários.
Assim, avalie a possibilidade de automatizar esses processos, por exemplo, com o self check-in e check-out, que elimina a necessidade de que anfitrião e hóspede sempre se encontrem presencialmente.
Faça uma carta de boas-vindas personalizada
Uma carta de boas-vindas personalizada é um toque de atenciosidade muito valorizado pelos hóspedes.
Um bom anfitrião procura se informar sobre seus hóspedes e, assim, preparar uma mensagem para que eles se sintam mais à vontade e bem-vindos na chegada.
Essa carta, além das boas-vindas personalizadas com os nomes dos hóspedes, pode conter algumas dicas para facilitar a estadia, como informações sobre locomoção e transporte, pontos de referência próximos para realizar compras, telefones úteis etc.
Seja pet-friendly
Especialmente para quem procura entrar no Airbnb para trabalhar com aluguel por temporada, aceitar animais de estimação dos hóspedes pode ser um grande diferencial. Essa é, inclusive, uma recomendação da plataforma, já que muitas pessoas estão viajando com seus pets.
Como ter um negócio de aluguel por temporada sendo anfitrião Airbnb?
Para realmente se destacar como anfitrião Airbnb e gerenciar cada vez mais imóveis – o que vai fazer o seu negócio crescer e prosperar – você precisa contar com uma ferramenta especializada para ajudá-lo a gerenciar as tarefas do dia a dia e otimizar os seus resultados.
A Stays tem o software de aluguel por temporada mais utilizado do Brasil e com todos os recursos necessários para a administrar o negócio com eficiência em toda a jornada do hóspede – desde o primeiro contato com o anúncio até a estadia. Marque uma conversa gratuita agora e saiba como pode ajudar o seu negócio de aluguel por temporada a aumentar as reservas!
Perguntas frequentes
Para ser anfitrião Airbnb, você deve primeiro incluir o seu anúncio na plataforma, com uma descrição do imóvel, fotos e informações como localização, preço cobrado por diária, regras de convivência do local, comodidades etc.
Além disso, você precisa ter postura proativa e acessível, sempre disposta a responder com atenção e respeito as dúvidas e necessidades dos hóspedes.
O anfitrião também é responsável por acompanhar o calendário, atualizando as datas disponíveis para reserva quando necessário, e por fazer toda a manutenção do imóvel.
Primeiramente, você precisa acessar o site do Airbnb, clicar em “Anuncie seu espaço no Airbnb” e seguir o passo a passo para cadastro de uma acomodação na plataforma.
Depois do seu anúncio ser publicado, você pode acessar o perfil do usuário na plataforma via aplicativo ou site e mudar seu status para anfitrião profissional.
Se você trabalha como gestor de aluguel por temporada ou no ramo de hotelaria, é muito importante, ao se tornar anfitrião Airbnb, cadastrar-se na plataforma como anfitrião profissional.
Com isso, você terá resguardo legal para atuar com atividades que caracterizam a atuação de uma empresa. Caso contrário, você pode ter problemas não só com a plataforma, mas também com o fisco do país onde atua.
O Airbnb trabalha com duas opções de comissão. Quando o anúncio é feito direto na plataforma, o anfitrião tem uma taxa de 3% descontada do seu pagamento, que é calculada sob o valor total da reserva (incluindo todas as taxas). Já o hóspede paga uma taxa de até 14,2%, que é detalhada nos resultados de busca e na página de check-out antes da confirmação da reserva.
A segunda opção é a comissão cobrada apenas dos anfitriões, de 14% a 16% do subtotal da reserva. Essa modalidade é obrigatória para anúncios de empresas hoteleiras tradicionais, como hotéis e flats, e também para anfitriões que realizam anúncios por meio de channel manager.
Além de ser uma plataforma segura e confiável, com forte presença e ainda em crescimento no mercado, Airbnb trabalha com um modelo de aluguel que tem potencial de lucro maior do que o dos contratos de aluguel convencionais.
É por isso que cada vez mais pessoas estão apostando no aluguel por temporada pelo Airbnb e outras plataformas como negócio.
3 comentários em “Airbnb anfitrião: o que você precisa saber para começar”
Airbnb pede documentação do imóvel, como rgi? Aceita documentação de posse em caso de imóvel na área rural?
Olá Carol. A documentação e os requisitos podem variar, então confirmar diretamente com o Airbnb e adaptar-se às exigências locais é o melhor caminho para garantir que você esteja em conformidade. Aqui está o link para você entrar em contato diretamente com o Airbnb https://www.airbnb.com.br/help/article/1542
Estou querendo um anfitrião para administrar um apartamento meu no centro de São Paulo ! Como faço para contratar um pelo Airbnb ?