Quem se interessa pelo aluguel de temporada, seja como anfitrião ou hóspede, precisa entender o que é Airbnb. Afinal, estamos falando da maior plataforma do segmento, presente em todos os cantos do mundo.
Ao longo de mais de 15 anos, o Airbnb contribuiu de forma significativa com a popularização do aluguel de temporada. Hoje em dia, qualquer pessoa consegue alugar ou anunciar um imóvel de forma fácil e rápida, seja pelo site ou aplicativo Airbnb.
Por isso, saber como funciona o Airbnb é fundamental para aproveitar ao máximo a locação de curta duração. Como a plataforma tem os seus próprios detalhes, pode ser necessária uma ajuda para descobri-los.
Então, se você está começando a se aventurar nessa solução de hospedagens, siga a leitura deste artigo. Vamos explicar o que significa Airbnb e quais as vantagens da platforma para anfitriões e hóspedes.
Além disso, vamos mostrar o passo a passo para você se cadastrar no Airbnb, anunciar e reservar uma propriedade. Aproveite o conteúdo!
O que é o Airbnb e como funciona?
A plataforma Airbnb funciona como uma grande comunidade, que conecta anfitriões (pessoas com acomodações disponíveis) e hóspedes.
Você já deve ter ouvido alguém falar que se hospedou em “um Airbnb” quando fez uma viagem. Isso quer dizer que a pessoa reservou uma acomodação pelo site ou app do Airbnb.
Na linguagem popular, o significado de Airbnb se refere a um imóvel ou outro tipo de acomodação disponível na plataforma para aluguel de temporada.
No site do Airbnb, os usuários encontram propriedades inteiras, como casas e apartamentos. Mas também há opções de quartos em residências e pousadas, além de hospedagens mais inusitadas, como barcos, fazendas e ilhas inteiras.
Qual a diferença entre hotel e Airbnb?
A principal diferença de uma hospedagem Airbnb e de um hotel convencional são as comodidades da acomodação. Enquanto o hotel disponibiliza apenas um quarto, os imóveis do Airbnb oferecem estrutura completa de uma casa, inclusive com cozinha.
Da mesma forma, as áreas comuns de um hotel são compartilhadas. Em uma casa de Airbnb, toda a propriedade é de uso exclusivo do hóspede durante a estadia.
Também vale destacar que os hoteis costumam ter uma decoração mais neutra e impessoal. Já os imóveis de Airbnb são mais acolhedores, para realmente transmitir ao hóspede a sensação de que está em casa.
História do Airbnb
O lançamento do Airbnb aconteceu em 2008, na Califórnia, Estados Unidos. A ideia da plataforma surgiu quando dois amigos designers decidiram hospedar três pessoas em um espaço da própria casa que não usavam.
Inicialmente, o nome da empresa seria Air Bed & Breakfast, porque a intenção era oferecer colchões infláveis e café da manhã para hospedar pessoas de passagem pela cidade para participar de eventos.
A proposta do negócio mudou com o tempo, mas a sigla Airbnb ainda faz referência ao conceito original.
O Airbnb Brasil começou a operar em 2011. Atualmente, é possível alugar pelo Airbnb em mais 190 países e, em 2022, a plataforma alcançou a marca de 6,6 milhões de acomodações cadastradas.
O que significa a palavra Airbnb?
O significado da sigla Airbnb vem de dois termos em inglês: air e bnb (bed and breakfast). Em tradução para o português, Airbnb significa “ar, cama e café da manhã”. Esse nome remete à ideia inicial do negócio, que era disponibilizar pernoite em colchões de ar e café da manhã para viajantes.
Como funciona o Airbnb para alugar?
Agora que você já sabe o que é Airbnb, vamos entrar nos detalhes de como a plataforma funciona para os hóspedes.
O Airbnb permite que você faça buscas de acomodações disponíveis para aluguel de curta duração. É só entrar no site ou baixar o aplicativo do Airbnb e fornecer as seguintes informações:
- Local onde deseja se hospedar;
- Data de check-in e de check-out;
- Número de hóspedes, incluindo adultos, crianças e animais de estimação.
Depois de clicar em “buscar”, você vai ver uma página com os resultados de busca, que mostrará as acomodações disponíveis de acordo com os critérios que você escolheu.
Para deixar a pesquisa mais específica, você ainda pode incluir outros filtros:
- Faixa de preço;
- Tipo de acomodação;
- Número de quartos, camas e banheiros;
- Tipo de propriedade;
- Comodidades desejadas;
- Opções de reserva;
- Recursos de acessibilidade;
- Estadias diferenciadas (Superhost e Airbnb Plus);
- Idioma do anfitrião.
Os resultados da pesquisa aparecerão em uma lista e em um mapa da região que você vai se hospedar. A posição dos anúncios depende de diversos fatores, como preço, qualidade e popularidade da acomodação.
Para visualizar detalhes da acomodação, como descrição e fotos, basta clicar no anúncio. Se você tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com o anfitrião pelo chat do Airbnb.
Na hora da reserva, você terá que seguir o processo definido pelo anfitrião. O Airbnb permite duas alternativas:
- Reserva instantânea: nesse caso, é possível confirmar a reserva de forma imediata, desde que você atenda aos requisitos do anfitrião e concorde com as regras da casa.
- Pedido de reserva: se o anfitrião optar por analisar cada pedido de reserva, você terá que fazer uma solicitação e aguardar a confirmação em até 24h.
O que é necessário para alugar no Airbnb?
Antes de tudo, você precisa criar uma conta no Airbnb. É muito fácil fazer isso e de graça! Veja a seguir o passo a passo:
- Acesse o site do Airbnb ou baixe o app Airbnb;
- Clique em “Cadastrar-se” (no site, fica no canto superior direito da tela);
- Para iniciar o seu cadastro, informe endereço de e-mail, número de telefone, Apple ID, conta do Facebook ou do Google;
Depois de finalizar o cadastro com seus dados pessoais, a sua conta estará pronta. Mas, para começar a reservar, você precisará passar pela verificação de identidade, que é uma etapa de segurança do Airbnb.
Para confirmar a sua identidade, o Airbnb pode solicitar que você envie informações pessoais extras, foto do seu documento de identificação pessoal (carteira de identidade ou de motorista, passaporte ou visto) e uma selfie.
>>> Quer ter certeza de que o Airbnb é confiável? Acesso nosso conteúdo que explica por que o site do Airbnb é seguro para alugar imóveis.
Quais são as formas de pagamento do Airbnb?
As reservas no Airbnb só são confirmadas depois que o hóspede faz o pagamento dentro da plataforma. Ou seja, não há opção de pagar a estadia diretamente com o anfitrião.
Em geral, as formas de pagamento do Airbnb são com cartão de crédito. Veja as opções disponíveis no Brasil:
- Visa, MasterCard, Amex, JCB, Aura, Elo, Hipercard e cartões de débito que podem ser processados como cartões de crédito
- Apple Pay
- Google Pay
- PayPal
O que é anfitrião no Airbnb?
O anfitrião Airbnb é a pessoa que anuncia uma acomodação na plataforma e fica responsável por gerenciar o espaço e atender os hóspedes.
Cada espaço disponível no Airbnb pode ter vários anfitriões, mas sempre deve destacar um anfitrião principal, que aparece para os usuários da plataforma como “dono do anúncio”.
Entenda a função de cada um dos três tipos de anfitriões que podem ser cadastrados em um anúncio do Airbnb:
- Dono do anúncio: é quem cadastra a acomodação no Airbnb e, por isso, assume o papel de anfitrião principal e responde oficialmente pelo anúncio. Inclusive, os hóspedes podem avaliar o anfitrião principal, além da propriedade.
- Coanfitrião: geralmente é uma pessoa de confiança do anfitrião principal, que tem acesso completo ao anúncio, o que permite atualizar informações, gerenciar o calendário de reservas e atender os hóspedes.
- Equipe de hospedagem: grupo de pessoas contratadas pelo anfitrião principal para auxiliar nas atividades operacionais relacionadas à gestão do espaço, como agendar limpeza e receber hóspedes no check-in.
O que é o Superhost Airbnb?
O Superhost Airbnb é um programa criado pela plataforma para reconhecer os anfitriões mais hospitaleiros, com base em alguns parâmetros de excelência.
Em português, o significado de superhost seria algo próximo de “anfitrião extraordinário”. Assim, o selo de Superhost se trata de uma forma de identificar anfitriões que proporcionam uma experiência diferenciada aos hóspedes e mantêm uma avaliação média alta.
Para receber o selo de Superhost, o anfitrião Airbnb precisa atender critérios específicos:
- Conclusão de pelo menos 10 estadias ou de 100 noites em três estadias;
- Taxa de resposta aos hóspedes de pelo menos 90% em até 24 horas.
- Avaliação geral de 4,8 ou mais nos últimos 12 meses.
- Taxa de cancelamento inferior a 1%, sem incluir causas de força maior.
As avaliações do Airbnb ocorrem quatro vezes por ano e consideram dados dos últimos 12 meses. Mas é possível se tornar um Superhost antes de completar um ano na plataforma, desde que os critérios sejam atendidos.
Mesmo que a acomodação tenha mais de um anfitrião, apenas o anfitrião principal (dono do anúncio) pode ganhar o selo de Superhost.
Como funciona o Airbnb para proprietários?
No Airbnb, os proprietários de imóveis podem anunciar espaços disponíveis para alugar de maneira simples e gratuita.
A plataforma permite que os próprios proprietários das acomodações publiquem os anúncios, ou, ainda, profissionais que gerenciam os espaços para locação, como é o caso dos gestores de aluguel por temporada.
Para resumir o que é Airbnb para proprietários, pense na plataforma como um canal de divulgação de acomodações destinadas ao aluguel de curta duração.
O cadastro de um novo espaço no Airbnb pode ser feito pelo site ou aplicativo. Mas, antes disso, é necessário fazer o cadastro de uma nova conta na plataforma. Confira o passo a passo a seguir!
Como publicar um anúncio no Airbnb
- Entre no site do Airbnb;
- Clique na opção “Anuncie seu espaço no Airbnb”, localizada na parte superior da página;
- Clique em “Anúncio Fácil Airbnb”;
- Informe seus dados de login no Airbnb ou crie uma nova conta;
- Em seguida, selecione a opção “Crie um novo anúncio”;
- Forneça as informações solicitadas nas etapas “Descreva sua acomodação”, “Faça com que ela se destaque” e “Concluir e publicar”;
Se preferir criar um anúncio pelo aplicativo do Airbnb, siga este passo a passo:
- Baixe o app do Airbnb e faça seu cadastro;
- Acesse as opções de perfil no menu;
- Desça a tela até encontrar a opção “Vou hospedar”;
- Acesse o menu e busque pela opção “Crie um novo anúncio”;
- Forneça as informações solicitadas nas etapas “Descreva sua acomodação”, “Faça com que ela se destaque” e “Concluir e publicar”.
Qual a taxa que o Airbnb cobra?
Uma das dúvidas mais comuns dos novos anfitriões é quanto o Airbnb cobra de taxa. Afinal, a comissão da plataforma impacta no faturamento com as reservas.
Primeiramente, é importante esclarecer que não há custo para você criar e publicar um anúncio no Airbnb. A comissão só é aplicada sobre as reservas recebidas.
Mas, afinal, qual a porcentagem que o Airbnb cobra? Atualmente, existem dois modelos de taxa Airbnb, que dependem do canal que o anfitrião utilizou para publicar o anúncio.
- Taxa para anúncios feitos diretamente no Airbnb: 3% do anfitrião + até 14,2% do hóspede;
- Taxa para anúncios feitos por meio de channel manager: 14% a 16% apenas do anfitrião.
Todas as taxas do Airbnb incidem sobre o subtotal da reserva. Então, para saber quanto fica com a plataforma, some o valor da estadia com a taxa de limpeza e eventuais outros valores cobrados dos hóspedes, depois subtraia o percentual da comissão.
>>> Dica: a taxa por anúncios feitos channel manager pode ser incluída na precificação. Assim, é possível oferecer um preço final mais atrativo para os hóspedes, já que não há adição de taxas do Airbnb.
Como o anfitrião recebe do Airbnb?
Quando faz a configuração da conta no Airbnb, o anfitrião pode selecionar uma das formas de pagamento disponíveis para receber o que ganha com as reservas.
E quando o Airbnb paga? Geralmente, o valor da estadia é liberado para o anfitrião 24h após o check-in do hóspede. Mas o tempo de processamento depende da opção de pagamento escolhida.
Veja a seguir quais são as formas de pagamento do Airbnb para o anfitrião e o tempo que leva para o dinheiro cair na conta:
- ACH/Depósito direto: até 3 dias úteis;
- Transferência bancária ou internacional: 3 a 7 dias úteis;
- PayPal: em 1 dia útil;
- Western Union: 1 dia útil (Horário do Pacífico dos Estados Unidos);
- Cartão de débito pré-pago Payoneer: em 1 dia útil.
Além disso, há outros detalhes que influenciam no tempo de pagamento.
- Algumas instituições bancárias só efetivam transações em dias úteis. Por isso, pagamentos realizados entre sexta-feira e domingo podem ser processados apenas na segunda-feira seguinte.
- Para reservas com duração de mais de 28 dias, o Airbnb faz pagamentos mensais, proporcionais ao tempo de estadia em cada mês.
>>> Conheça as taxas das principais plataformas de aluguel por temporada!
Quanto ganha um anfitrião do Airbnb?
O faturamento de um anfitrião Airbnb depende de uma série de fatores, como a estrutura e a localização dos imóveis (o que influencia diretamente no valor da diária) e a taxa de ocupação.
Mas cada anfitrião pode fazer alguns cálculos para ter uma estimativa de quanto vai ganhar como anfitrião Airbnb:
- Para saber o faturamento de cada estadia, multiplique o valor da diária pelo número de noites reservadas e some as taxas cobradas dos hóspedes;
- Subtraia do subtotal de cada estadia a comissão do Airbnb e eventuais outras taxas;
- Some todas as estadias que você teve em um período de referência, que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual.
Mesmo com as despesas operacionais, como limpeza e manutenção, o faturamento com aluguel de temporada pode ser bastante lucrativo, se comparado ao aluguel convencional.
Mas, para aproveitar ao máximo o potencial de cada imóvel e aumentar as chances de receber reservas, é recomendado anunciar em diversos canais e não apenas no Airbnb.
Quais as vantagens de alugar pelo Airbnb?
O Airbnb se destaca no mercado de aluguel de temporada pela boa reputação que conquistou com anfitriões e hóspedes, investindo em alcance e segurança.
Para os anfitriões, as principais vantagens de anunciar no Airbnb são:
- Visibilidade, considerando o alto tráfego da plataforma;
- Facilidade para comunicação com hóspedes;
- Verificação de anúncios e perfis pessoais;
- Sistema confiável para recebimento e transferência de pagamentos;
- Proteção do AirCover para anfitriões, que inclui seguro de US$1 milhão contra danos.
- Atendimento 24h, em vários idiomas.
Os hóspedes, por sua vez, também encontram vários pontos positivos em alugar no Airbnb:
- Oferta variada de acomodações em 190 países;
- Bom custo-benefício, se comparado a hotéis;
- Possibilidade de alugar imóveis completos, com mobília, cozinha equipada, roupa de cama e banho e acesso à internet;
- Conforto e comodidades de uma casa;
- Avaliações confiáveis: apenas quem se hospedou pode deixar comentários sobre a acomodação.
O que é preciso para anunciar no Airbnb?
Se, depois de entender o que é e como funciona o Airbnb, você se interessou em anunciar imóveis na plataforma, o ideal é não agir por impulso e tirar um tempo para se preparar.
Afinal, trabalhar com aluguel de temporada exige bastante dedicação, principalmente se a sua intenção é faturar alto neste mercado.
Por isso, reunimos algumas dicas do Airbnb para você usar a plataforma da melhor forma possível. Confira!
1. Avalie o potencial do seu imóvel
De acordo com o próprio Airbnb, existem hóspedes para todos os tipos de acomodação. Mas você precisa ter clareza do que pode oferecer e, com isso, fazer uma divulgação efetiva da sua propriedade.
Por exemplo, se o seu imóvel é pequeno, mas bem localizado em uma cidade turística, o potencial pode ser muito bom. O que você precisa fazer é oferecer uma descrição clara e precisa das características da acomodação.
Entenda quais são os pontos fracos e fortes do seu imóvel. Assim, você vai saber o que vale a pena destacar no anúncio e quais informações são importantes para evitar que os hóspedes criem expectativas falsas.
2. Prepare o imóvel para receber hóspedes
Analise se são necessárias pequenas reformas e manutenções para deixar o imóvel nas condições ideais para os hóspedes.
Forneça também as comodidades básicas sugeridas pelo Airbnb: papel higiênico, sabonete, toalhas e lençois.
Se quiser, organize-se para oferecer um presente especial para cada hóspede, como chocolates ou um doce típico da região, e um cartão de boas-vindas.
Nessa etapa de preparação, aproveite para fazer uma sessão de fotos profissionais utilizando técnicas de home staging.
>>> Aproveite e baixe nosso guia grátis de home staging para aluguel de temporada
3. Crie o anúncio no Airbnb
Quando o seu espaço estiver pronto para começar a receber hóspedes, faça o anúncio no Airbnb, seguindo o passo a passo que explicamos neste artigo, no tópico “Como criar um anúncio no Airbnb”.
Na criação do anúncio, certifique-se de que você tem um título atraente, uma descrição precisa e fotos de qualidade.
4. Configure seu anúncio
Edite as configurações do anúncio para definir quais serão as condições de reserva. Você pode, por exemplo, bloquear datas no calendário ou estabelecer um número mínimo e máximo de diárias.
Nessa etapa, você também deve decidir os horários de check-in e check-out, as regras da casa e a política de cancelamento.
>>> Saiba como aceitar pets nas suas hospedagens com segurança
5. Define o preço da sua diária
Antes de publicar o anúncio, você precisa decidir quanto vai cobrar pela diária na sua acomodação. Essa é uma parte importante do processo, pois o valor precisa ser competitivo e, ao mesmo tempo, rentável.
De forma geral, os anfitriões do Airbnb definem o preço da diária a partir da comparação com imóveis similares, da mesma região. Mas existem técnicas mais eficazes de precificação.
A estratégia do Revenue Management, por exemplo, aplica uma tarifa dinâmica, que considera diversos aspectos para alcançar a melhor taxa de ocupação e o melhor potencial de rentabilidade.
Não se apresse em fechar um preço para publicar o seu anúncio, porque esse detalhe pode fazer grande diferença nos resultados do seu negócio!
6. Publique seu anúncio e comece a receber reservas
Finalmente, chegou a hora de publicar o seu anúncio! Com isso, você já pode começar a receber reservas. Mas, tenha em mente que o processo para se destacar no Airbnb pode não ser rápido.
É necessário ter paciência – e, principalmente, seguir boas práticas de relacionamento com os hóspedes.
Mas não tem segredo: você só precisa responder as perguntas dos hóspedes com agilidade e gentileza, aceitar os pedidos de reserva (se possível, opte pela reserva instantânea), evitar ao máximo cancelamentos e proporcionar a melhor experiência de estadia possível.
Assim, com o tempo, você vai receber boas avaliações e pode se tornar um Superhost Airbnb.
Aproveite para ler também:
- Airbnb anfitrião: o que você precisa saber para começar
- Airbnb ou Booking: onde vale a pena anunciar seus imóveis?
- Comissão Airbnb, Booking, Expedia e mais plataformas
- Regras para hóspedes no Airbnb: saiba como se proteger com os recursos da plataforma
- Como um anúncio de imóveis bem feito pode ajudar o seu negócio por temporada
Como fazer gestão profissional de anúncios no Airbnb
Neste artigo, explicamos como alugar no Airbnb, com orientações específicas para anfitriões e hóspedes.
Para finalizar, vamos abordar um tópico muito importante: a gestão profissional de anúncio no Airbnb. Afinal, com o crescimento da plataforma, muitas pessoas decidiram apostar no aluguel de temporada e a oferta de imóveis multiplicou.
Mais do que nunca, para prosperar nesse mercado, você precisa de uma gestão profissional. Ou seja, ter uma estratégia de divulgação com canais diversos e uma administração eficiente das atividades operacionais.
Com o software da Stays, você consegue gerenciar todos os anúncios em um único lugar, atualizar o calendário de forma integrada, criar o seu próprio site de reservas diretas, fazer a gestão de tarefas e acompanhar resultados.
E o melhor de tudo é que você tem a segurança de usar um software com o selo Preferred+ Software Partner do Airbnb. Ou seja, que é reconhecido pelo próprio Airbnb como um parceiro de software que atende os requisitos técnicos e de desempenho exigidos pela plataforma.
Experimente o software da Stays e se prepare para crescer no aluguel de temporada!
Perguntas frequentes
Popularmente, uma casa de Airbnb se refere a um imóvel disponível na plataforma do Airbnb para aluguel de temporada. Esses imóveis também podem ser apartamentos ou hospedagens mais inusitadas, como barcos, fazendas e ilhas inteiras.
Para alugar no Airbnb, você precisa criar uma conta na plataforma, o que pode ser feito pelo site ou no app Airbnb. Depois, você precisa informar o local onde deseja alugar um imóvel, o número de hóspedes e a data de check-in e de check-out.
Nos resultados de busca, você pode clicar nos anúncios que deseja e, quando escolher um imóvel, é só clicar em “reservar”, informar dados de pagamento e confirmar a solicitação.
Para anunciar no Airbnb, você deve criar uma conta na plataforma, o que pode ser feito pelo site ou no app Airbnb. Depois, se você escolher criar um anúncio pelo site, clique em “Anuncie seu espaço no Airbnb” e “Anúncio Fácil Airbnb”. Então siga o passo a passo indicado pela plataforma.
No aplicativo, acesse as opções de perfil no menu, desça a tela até encontrar a opção “Vou hospedar” e clique em “Crie um novo anúncio”. Em seguida, forneça as informações solicitadas em cada etapa.
Se você administra o aluguel de cinco imóveis ou mais, é recomendado usar um software de gestão com o selo Preferred+ Software Partner do Airbnb, como a Stays.
Atualmente, existem dois modelos de comissão, que dependem do canal que o anfitrião utilizou para publicar o anúncio.
Taxa para anúncios feitos diretamente no Airbnb: 3% do anfitrião + até 14,2% do hóspede;
Taxa para anúncios feitos por meio de channel manager: 14% a 16% apenas do anfitrião.
Sim, o Airbnb é confiável. A plataforma exige verificação de identidade, disponibiliza avaliações sobre imóveis, anfitriões e hóspedes, tem um sistema seguro de pagamentos e conta com AirCover, seguro que cobre até US$1 milhão em danos.